Mostrando postagens de junho 21, 2016Mostrar tudo

Ibirataia: Colégio José Firmino e o Projeto Raízes da Terra

Projeto foi apresentado no Colégio Municipal José Firmino
Alunos do Colégio Municipal José Firmino da Silva apresentaram na tarde desta terça-feira (21), o Projeto Raízes do Nordeste, que tem como objetivo valorizar as contribuições nordestinas por meio de exposições e apresentações culturais que oportunizam a descoberta e a reafirmação de uma identidade nordestina. O público presente pôde contemplar a rica exposição tudo preparada pelos alunos da entidade educacional com apoio dos professores, coordenadores, direção e Secretaria de Educação que tem procurado valorizar os projetos desenvolvidos em todas as escolas municipais. De acordo a professora Andrea Del Rey, o evento artístico e cultural foi um sucesso, ressaltando também o agradecimento pela equipe do Colégio à todos os participantes. Ver Fotos

Tesouras Notícias

Ibirataia: Empresário Bonfim Fróes apoia a pre-candidatura de Marcos Aurélio

Bonfim, Marcos, Peruca e Zé Fróes
Ao saber da notícia que o empresário Carlos Bonfim Fróes decidiu marchar junto apoiando à pré-candidatura da reeleição do prefeito Marcos Aurélio, o prefeito José Fróes dos Santos (PSD), da cidade de Dom Macedo Costa, ele que é tio do conceituado empresário ibirataense Bonfim, apoia a decisão tomada e disse que Marcos Aurélio é realmente o melhor nome para continuar administrando o município de Ibirataia. “Sem sombra de dúvida, foi uma decisão acertada pelo meu sobrinho Bonfim, pois tenho acompanhado a administração do atual prefeito Marcos Aurélio, uma das melhores do nosso estado”, disse Zé Fróes. Vale lembrar que Zé Fróes está exercendo pela terceira vez o mandato de prefeito no município de Dom Macedo Costa. 

Tesouras Notícias

Ibirataia: Secretaria de Saúde realiza o I Seminário sobre a Segurança Alimentar

Alexandro Miranda falou aos participantes da importância do Seminário
A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal, sob o comando do secretário Alexandro Miranda, através da VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VISA) e o NÚCLEO de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA (NASF), realizaram na noite desta segunda-feira (20) na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o I SEMINÁRIO sobre a SEGURANÇA ALIMENTAR ministrado pelos profissionais da Saúde, Enfermeiro e Coordenador da Vigilância Sanitária Luciano Silva, Médico Veterinário Ramon Costa e Nutricionista Herbet Medrado do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Luciano abordou assuntos importantes sobre a Vigilância Sanitária
Foram abordados temas compreendendo os seguintes assuntos: Noções básicas de higiene pessoal, higiene ambiental, higiene e manipulação de alimentos, boas práticas de fabricação, armazenamento e acondicionamento dos produtos, legislações sanitárias (RDC216 de 15/09/2004, Portaria 326 de 30/07/97, RDC 275 de 21/10/02 ), recebimento e armazenamento de mercadorias conforme as normas sanitárias, controle de pragas (insetos e roedores), cuidados na produção higiênica e sanitária dos produtos de origem animal, pré-preparo e preparo seguro dos alimentos e orientações sobre Doenças transmissíveis por alimentos (DTAs).
Comerciantes participaram do evento
Público alvo: Comerciantes locais (lanchonetes, restaurantes, padarias, supermercados, mercearias), produtores e fornecedores de gêneros alimentícios e vendedores ambulantes de alimentos, no intuito de antecipar aos cuidados na elaboração de produtos que serão ofertados aos visitantes durante os festivos juninos no município que acontecerá nos dias 23 a 26 deste mês.

“O Seminário foi muito gratificante e favorável, pois, conseguimos atingir nosso propósito que foi orientar e alertar aos manipuladores de alimentos sobre os cuidados higiênico-sanitários que todos devem ter, com a finalidade de diminuir as ocorrências de enfermidades transmitidas pelos alimentos, bem como se adequar quanto às normas e regras sanitárias estabelecidas e preconizadas pela Vigilância Sanitária”, disse Herbet.
Foram distribuídos aventais gratuitamente pela Secretaria de Saúde
Ao término das apresentações, houve a entrega dos certificados, pela presidente do Conselho de Saúde, Magda Almeida, assim como dos aventais distribuídos gratuitamente pela Secretaria de Saúde, com apoio da prefeitura municipal.


Ibirataia: Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BA-650

Motocicleta seguia sentido Ibirataia. (Foto:Leitor/GIRO IPIAÚ)
Uma colisão envolvendo uma motocicleta Yamaha XT 660 e uma Topic, na BA-650, deixou uma pessoa gravemente ferida. O acidente ocorreu por volta das 13h dessa terça-feira (21) na conhecida “Curva da Garganta”. Segundo testemunhas contaram à polícia, a vítima conduzia uma motocicleta e seguia sentido Ibirataia quando “se perdeu na curva” e colidiu na lateral de uma topic que trafegava no sentido contrário. Com a colisão, o condutor da moto sofreu ferimentos graves na região do abdômen. Ainda segundo testemunhas, alguns órgãos do intestino ficaram à mostra após o acidente.
Acidente aconteceu na Curva da Garganta
O jovem identificado como Erlano de Jesus Vitoriano, 22 anos, foi socorrido por populares e encaminhado para o Hospital Geral de Ipiaú. De lá, o motociclista foi transferido com urgência para Hospital Prado Valadares, em Jequié. Em contato com o serviço social do HGPV, a reportagem do GIRO foi informada que o paciente está sendo submetido a uma cirurgia. Ainda segundo o hospital, o jovem está consciente, e, aparentemente, os órgãos internos não foram afetados. Erlando viajava com uma pessoa na garupa da moto. A dupla saiu de Belo Horizonte-MG, e, segundo populares, viajava com destino a Gandu. O carona sofreu escoriações leves e não precisou de atendimento médico.  (Giro em Ipiaú)

Ipiaú: Mais um ano fora do Intermunicipal; torcida lamenta impasse entre prefeitura e Liga



“Salvem a Seleção de Ipiaú!” Esse é o coro entoado por todo aquele que ama o esporte ipiauense e que se acostumou a acompanhar o selecionado ipiauense na principal competição amadora do Brasil, torcendo com fervor, alegria, apoiando nos momentos bons e maus, sendo o 12º jogador, uma torcida fanática, fantástica, destemida quando viajava para apoiar a seleção, recebendo palavrões, ameaças, latinhas de cervejas das torcidas adversárias, mas nada disso calava e impedia o torcedor da Seleção de Ipiaú de “invadir” as cidades para empurrar a sua equipe. Essa classe que ama o esporte, que ama Ipiaú, que sempre acompanhou e torceu pela seleção, estão sendo punidos injusta e imerecidamente por conta de uma briga entre o prefeito municipal e dirigentes da Liga Desportiva de Ipiaú, gerando um racha que tem ocasionado a ausência da Seleção de Ipiaú de mais um Intermunicipal. Para a Seleção de Ipiaú participar do Intermunicipal, a liga precisa estar à frente para montar a equipe. Como a liga é uma entidade sem fins lucrativos, necessita do apoio financeiro do poder público, e como não existe diálogo entre as partes, a seleção tricampeã fica refém. Será que, de fato, prefeitura e liga querem o bem do esporte ipiauense? Será que, assim como os desportistas de nossa cidade, ficam tristes com a ausência de Ipiaú do Intermunicipal? Seguramente, a resposta para ambas as perguntas é não. E algo interessante que também é preciso ser frisado: qual a vantagem que eles estão obtendo em estarem desunidos, alimentando o orgulho e evitando o diálogo? Por que a prefeitura municipal não faz a sua parte e repassa um valor para apoiar a seleção? E já que a prefeitura não recebe dirigentes da liga, por que o presidente da liga não renuncia ao posto e abre espaço para alguém que possa se aproximar do poder público para se conseguir uma parceria? Esta turma é composta por homens, mas que parecem meninos birrados agindo infantilmente. 

Informações do Giro em Ipiaú

Ações da Oi despencam após anúncio de pedido de recuperação

As ações da Oi operam em forte queda nesta terça-feira (21), chegando a registrar perdas de 30%, após a empresa anunciar na véspera que entrou com pedido de recuperação judicial. A BM&F Bovespa chegou a suspender as negociações dos papéis da empresa na bolsa até pouco depois das 11h.No começo do pregão, os papéis da Oi entraram em um leilão para ser definido o preço inicial das ações, que durou até pouco depois das 11h. Isso ocorre, pelas regras da bolsa, quando um fato novo é anunciado antes do início dos negócios, como foi o caso do anúncio de recuperação judicial na véspera.Perto das 12h15, as ações preferenciais da empresa caíam 20%. Os acionistas que possuem esses papéis têm preferência na distribuição de dividendos. Já as ações ordinárias (que dão ao acionista direito a voto em assembleias da empresa) caíam mais de 14%.Há possibilidade de novos leilões, conforme as regras da bolsa para casos de forte oscilação das ações.Com a queda desta terça, as ações ampliavam sua desvalorização acumulada em 2016 para quase 60%, segundo a agência Reuters.
Índices da bolsa

Ibirataia: Alunos da Academia Rad Jiu Jitsu foram graduados nessa quinta-feira - FOTOS

Clique na imagem para ampliar