Mostrando postagens de maio 31, 2016Mostrar tudo

Deputados baianos pró-impeachment já escolheram seus cargos federais

Bancada baiana que será recompensada por ter votado em favor do impeachment
Deputados federais baianos que votaram em favor do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), fecharam na última segunda-feira (30/5), a lista de indicações para os primeiros cargos federais que serão distribuídos pelo governo Michel Temer no estado. A coluna Satélite, do jornal Correio, teve acesso a lista que revela os nomes de 14 parlamentares, ao lado do comando dos respectivos órgãos na Bahia. Pelo DEM, ficou a seguinte divisão: Paulo Azi (Incra), José Carlos Aleluia (Funasa); Elmar Nascimento (Codevasf de Juazeiro); Claudio Cajado (Dnocs); e Pastor Luciano Braga (Iphan); no PSDB, Antonio Imbassahy quer o Sebrae; Jutahy Júnior, a Caixa Econômica; e João Gualberto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);  Tia Eron e Mário Marinho, ambos do PRB, pleiteiam o Banco do Nordeste e o Dnit;  Erivelton Santana (PSC), a Superintendência do Ministério da Agricultura; Arthur Maia (PPS), a Codevasf de Bom Jesus da Lapa; Uldurico Júnior (PV), o Ibama; e Benito Gama (PTB), a Superintendência do Ministério do Trabalho.

Ibirataia: “Rua da Rampa” em Algodão recebe novo sistema de abastecimento de água

Sistema de abastecimento beneficiará moradores da "Rua da Rampa"
Os moradores da “Rua da Rampa” no distrito de Algodão serão beneficiados com um novo sistema de abastecimento de água a ser implantado nos próximos dias pelo Governo Municipal. Durante décadas a escassez de água tem prejudicado os moradores da localidade, que receberam com muita alegria a notícia de que problema será finalmente resolvido. Na manhã desta terça-feira (31), o Prefeito Marcos Aurélio participou da visita técnica ao local onde será feita a captação de água que abastecerá a comunidade da “Rampa”. O novo sistema de abastecimento de água consistirá na instalação de uma nova rede, dois reservatórios apoiados com capacidade para 20 mil litros de água e distribuição de tanques aos moradores que não possuem local para armazenar a água. O Prefeito Marcos Aurélio parabenizou o empenho do vereador Peruca em ter buscado junto ao Governo Municipal, soluções para o problema da falta de água na localidade e lembrou que a iniciativa pode até parecer uma obra pequena, mas na realidade, representará uma grande mudança na vida de cada morador beneficiado.

Ascom/PMI
.   

Justiça acolhe ação que derruba aumento da conta de água na Bahia


Deputado Pablo Barrozo líder do DEM é o autor da ação
A justiça determinou nesta terça-feira (31/3) que a Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia (Agersa) suspenda o reajuste do valor da conta de água, aprovado em 29 de abril de 2016.  A decisão começa a vigorar a partir desta quarta-feira (01), sob pena de multa diária no valor de R$50 mil. A ação foi movida pelo líder do Democratas na Assembleia Legislativa, deputado Pablo Barrozo, que considerou o abusivo o reajuste de 9,95%, autorizado pela Agersa à Embasa. O juiz Ruy Brito, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública, que acatou ação popular. Na decisão, o magistrado acolheu os argumentos do parlamentar, incluindo o fato de que este é o quinto aumento consecutivo concedido pela Embasa com percentuais acima da inflação, “afetando diversos consumidores, que não conseguirão adimplir suas faturas mensais”. A inflação do período de abril de 2015 ao mesmo mês de 2016, pelo IPCA, foi de 9,28% (o percentual chega a 9,83% pelo INPC). Para o juiz, com base na ação do deputado, os sucessivos reajustes abusivos atentam “diretamente ao princípio da modicidade da tarifa, porque impôs à sociedade aumento desproporcional e, do outro lado, exorbita os lucros da concessionária”. O juiz reconheceu ainda que a Agersa não deu a devida publicidade e nem apresentou as justificativas para o aumento decretado no final de abril, bem como não leva em consideração os momento econômico e político delicados, sobretudo quando se trata de água, insumo vital à vida humana.

Ibirataia: Cruzeiro e Vasco vencem a primeira no Campeonato Municipal de Futebol


Foto: Reprodução
Jogos acontecem no Estádio O Tesourão
No último domingo (29), no estádio O Tesourão, em Ibirataia, a bola rolou para a realização de dois jogos válidos pelo Campeonato Municipal de Futebol. Em campo, os torcedores puderam acompanhar a primeira vitória do Cruzeiro no certame ao golear o Grêmio por 4 a 0 e somar seus primeiros 03 pontos, em três jogos disputados. No outro duelo da tarde, com nítido equilíbrio, o Vasco venceu o Lua Nova por 2 a 1 e conquistou também sua primeira vitória na competição. Os derrotados Lua Nova e Grêmio ocupam as duas últimas colocações do grupo B. (GIRO/Romário Henderson)

Florence pede exoneração de 10 ministros de Temer por terem votado pelo impeachment



O líder do PT na Câmara, deputado federal Afonso Florence (BA), apresentou na manhã desta terça-feira (31), na Comissão de Ética Pública da Presidência da República, denúncia contra dez ministros do governo do presidente interino Michel Temer por terem votado pelo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. O parlamentar baiano pediu abertura de processo administrativo para investigar os deputados e solicitou que eles sejam exonerados do cargo. Na representação, são mencionados os senadores Blairo Maggi (Agricultura) e José Serra (Relações Exteriores) e os deputados Bruno Araújo (Cidades), Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação Civil), Mendonça Filho (Educação), Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário), Ricardo Barros (Saúde), José Sarney Filho (Meio Ambiente), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) e Ronaldo Nogueira (Trabalho). O ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá, também é citado na peça. Segundo o líder petista, os titulares das pastas, parlamentares licenciados, usaram dos cargos para fins particulares ao votar pelo afastamento de Dilma e, ao longo do processo, negociar cargos no governo interino, o que configuraria violação do código de conduta da administração federal. “A votação no processo de impeachment, que deveria ser jurídica e feita com base no interesse público, foi motivada por interesses pessoais e políticos, como denota o fato dos requeridos terem sido empossados como ministros de Estado imediatamente após a votação do afastamento da presidenta Dilma Rousseff”, argumenta o deputado no pedido. Florence ainda ingressou com outra representação contra José Serra, por, de acordo com ele, tentar instruir diplomatas a aderirem ao discurso de que o impeachment de Dilma não é golpe. “[Serra] Atentou contra a moralidade administrativa, desvirtuando os papéis que deve ter o condutor da política exterior brasileira”. Ainda segundo Florence, Serra usou o cargo para “tentar fazer prevalecer uma versão que lhe é pessoalmente mais benéfica”. BN

Polícia do RJ identifica 7º suspeito em caso de estupro de adolescente

A Polícia Civil identificou mais um suspeito de participar do estupro coletivo de uma adolescente, de 16 anos, na Zona Oeste do Rio, no último dia 21, como mostrou o Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (30). A informação foi confirmada pela delegada Cristiana Bento, responsável pelo caso, mas, a identidade do novo suspeito não foi revelada. Mais cedo, Raí de Souza, de 22 anos, e o jogador de futebol Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20, foram presos também por suspeita de participação no crime. Ambos foram detidos no Centro do Rio e encaminhados à Cidade da Polícia, no bairro Jacaré, na Zona Norte do Rio. Raí se entregou à Polícia Civil , na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), no Centro do Rio, e Lucas foi preso na Rua Santa Luzia, também no Centro, enquanto concedia entrevista ao SporTV. Durante entrevista coletiva, também nesta segunda, a delegada titular da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Cristiana Bento, que assumiu a coordenação do caso neste domingo (29), disse estar convicta de que houve estupro. Segundo ela, as principais provas são o depoimento da vítima e vídeo divulgado nas redes sociais pelos suspeitos. Apesar disso, a polícia ainda não tem elementos para confirmar a versão de que 33 pessoas participaram do crime. "Minha convicção é que houve estupro. Tanto que está no vídeo. Quero provar agora é a extensão desse estupro. Se foram cinco, dez, trinta", afirmou a delegada.