Mostrando postagens de abril 27, 2016Mostrar tudo

Ibirataia: Primeira mulher no município é formada na Polícia Militar

Foto: Thais Nascimento/Tesouras Notícias
Marizete é a primeira PFem de Ibirataia
Em cerimonia realizada na manhã desta quarta-feira (27), no 2º Batalhão da Polícia Militar na cidade de Ilhéus, oitenta e sete (87) novos soldados foram formados pela Polícia Militar. Dentre os formados, ressaltamos o ingresso da jovem PFem Marizete Barbosa dos Santos (31), por ser a primeira mulher ibirataense a fazer parte do quadro efetivo da Polícia Militar. Familiares, amigos e colegas prestigiaram a cerimônia cívico-militar. Vale ressaltar que os militares formados passaram por nove meses de aulas com disciplinas de técnicas e táticas operacionais.

Tesouras Notícias 

Noventa e um municípios baianos ainda não notificaram aplicação da vacina contra a gripe


Até esta quarta-feira (27), 91 municípios baianos ainda não tinham registrado no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações sequer uma dose aplicada da vacina contra o vírus da Influenza A (H1N1), segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A Sesab informa ainda que já distribuiu 1,6 milhão de doses da vacina, o que corresponde a cerca de 50% do público-alvo da campanha – 3.269.328 pessoas. Conforme o sistema do MS, em toda a Bahia, devido principalmente à subnotificação, foram aplicadas 624.047 doses, mesmo com a distribuição da metade dos lotes destinados à campanha. Ainda esta semana, o Estado receberá mais 14% das doses das vacinas, que começam a ser distribuídas para os municípios. Cidades como Lauro de Freitas, Caetité, Amargosa, Simões Filho, Castro Alves e Conde estão entre os municípios que não registraram as doses aplicadas. Já a capital baiana notificou a aplicação de 206 mil doses, restando mais de 100 mil doses para alcançar os 50% do total distribuído pelo Estado. A notificação é necessária para que o ministério identifique a necessidade do envio de novos lotes da vacina contra o vírus da H1N1. Este é um procedimento de rotina e realizado todos os anos, mas devido à intensa procura nos postos de saúde, torna-se ainda mais importante o controle formal dos estoques pelos municípios. A Sesab começou a receber as vacinas na primeira quinzena de abril e, imediatamente, antecipou a vacinação, que estava prevista para ser iniciada no próximo sábado (30). O público-alvo da rede pública são pessoas com idade a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de 5 anos; trabalhadores da saúde (de instituições públicas e privadas); mulheres grávidas e puérperas – até 45 dias após o parto; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e jovens e adolescentes, com idade entre 12 e 21 anos, que estão sob medidas socioeducativas.

BA: Solenidades marcam formatura de 675 novos militares da PM

Solenidades ocorreram em sete cidades da Bahia
Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (17) na Bahia, 615 novos soldados foram formados pela Polícia Militar. Os novos soldados passam a integrar o efetivo da PM em sete cidades do estado. Conforme a Polícia Militar, do total de 214 soldados formados em Salvador, 188 são homens e 26 mulheres. No interior, 401 militares da turma do primeiro semestre de 2015 participaram de cerimônias cívico-militar nas cidades de Juazeiro (57), Feira de Santana (79), Ilhéus (87), Vitória da Conquista (75), Barreiras (56) e em Itaberaba (47). Em Salvador, a cerimônia de formatura ocorreu na Vila Militar, no bairro do Bonfim. Participaram do evento o governador do estado, Rui Costa; o secretário de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão. Os militares formados passaram por nove meses de aulas com disciplinas de técnicas e táticas operacionais.
G1

Carreta cai de ribanceira depois de bater em carro de funerária na BR-135


Uma carreta que transportava farelo de algodão caiu de uma ribanceira depois de colidir com o carro de uma funerária que transportava um corpo, na BR-135, no perímetro urbano do município de Barreiras, região oeste da Bahia. A frente do carro ficou destruída. O acidente aconteceu na terça-feira (26). Apesar da gravidade do acidente, duas vítimas sofreram apenas ferimentos leves. Segundo informações da Polícia Militar, o motorista do carro da funernária chegou a ficar preso às ferragens e precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros para ser resgatado. Ele teve ferimentos leves e foi socorrido pelo SAMU ainda no local. O condutor da carreta também foi atendido e liberado. Ainda de acordo com a PM, o carro da funerária transportava o corpo de um jovem de 26 anos morto durante um tiroteio na cidade de Luís Eduardo Magalhães. O corpo foi encaminhado até o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e seguirá para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, que era o seu destino original. (G1)

Mulher é violentada sexualmente por três homens durante caminhada na Bahia

Na manhã desta quarta-feira (27), um caso de violência sexual foi registrado na capital baiana. Segundo informações da Centel (Central de Polícia), uma mulher foi violentada por três homens no Parque São Bartolomeu, situado no Subúrbio ferroviário de Salvador. O caso ocorreu por volta das 6h, enquanto a vítima realizava caminhadas no local. Após o abuso sexual, a mulher ainda chegou a ser agredida pelos suspeitos, que fugiram e ainda não foram localizados. A mulher foi socorrida por moradores e encaminhada para uma unidade hospitalar. Conforme a polícia, a vítima deve registrar queixa em uma unidade policial e ser submetida a exames periciais no DPT (Departamento de Polícia Técnica). Policiais da 14 ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) devem realizar rondas no local para tentar encontrar os bandidos.(R7)

Comissão do impeachment no Senado vai ouvir Barbosa e Kátia Abreu

Na segunda sessão da comissão especial do impeachment no Senado, nesta quarta-feira, 27, os senadores analisam convites de especialistas para que participem das sessões de discussão do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. Mesmo sob críticas de que o governo não deveria trazer representantes de bancos públicos, os requerimentos foram aprovados por acordo, permitindo que tanto defesa quanto acusação trouxessem seus convidados. Os governistas conseguiram aprovar o convite dos ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e da Agricultura, Kátia Abreu. Eles participarão da audiência na próxima sexta-feira, 29, junto com um representante do Banco do Brasil, que é o operador do Plano Safra. No mesmo dia, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, fará a defesa da presidente. Antes disso, na quinta-feira, 28, os autores do pedido de impeachment, Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr., farão a apresentação dos argumentos da acusação. Na próxima semana, dois dias serão dedicados à fala de especialistas em direito e economia, indicados tanto pela defesa quanto pela acusação. Confira o calendário de audiências da comissão:
28/04 - Apresentação dos denunciantes: Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal
29/04 - Apresentação da defesa da presidente: José Eduardo Cardozo (AGU), Kátia Abreu (Agricultura), Nelson Barbosa (Fazenda) e representante do Banco do Brasil
02/05 - Especialistas da acusação: Júlio Marcelo de Oliveira (TCU), Carlos Velloso (ex-ministro do STF) e José Maurício Conti (USP)
03/05 - Especialistas da defesa: Geraldo Luiz Mascarenhas Prado (UFRJ), Ricardo Lodi Ribeiro (UFRJ) e Marcello Lavenère (ex-presidente da OAB)

Mais de 1,7 mil novos policiais militares já reforçam a segurança no estado


Mais 1.160 policiais militares passaram a integrar as forças de segurança da Bahia. Os 1.041 homens e 119 mulheres que participaram do Curso de Formação de Soldados se formaram na manhã desta quarta-feira (27), em solenidade realizada simultaneamente em 12 cidades: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Jequié. Na capital e Região Metropolitana, o número total de formandos chegou a 527. Somados aos 615 policiais militares formados em março, o número de novos soldados na corporação, somente este ano, chega a 1.775. A incorporação desses profissionais faz parte de um compromisso firmado pelo governador Rui Costa no início da gestão, quando convocou os dois mil aprovados do concurso de 2012. Em discurso, Rui parabenizou os novos integrantes da Polícia Militar da Bahia e pediu empenho na melhoria da segurança pública. “Cada um de vocês será encaminhado para outras cidades, para atuar no combate à violência. Peço que nunca esqueçam que representam uma instituição secular e de respeito. Coloquem em prática o que aprenderam durante o curso e contribuam de forma incansável para o fortalecimento da segurança pública. Acredito que, independente da função que se exerça, temos que fazer com paixão”. O Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia tem a duração de nove meses e neste período são ministradas disciplinas como técnica policial militar, legislação, tiro policial, direitos humanos, policiamento comunitário, entre outras, além do estágio supervisionado. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, os novos soldados estão prontos para ampliar o policiamento ostensivo da Bahia e a segurança de baianos e turistas.

Comissão do Impeachment será comandada por senadores do PMDB e PSDB

Antonio Anastasia e Raimundo Lira peças chaves na comissão especial
do impeachment
Instalada nesta terça-feira (26/4) para analisar o processo de afastamento da presidente Dilma Roussef, a comissão especial do impeachment do Senado elegeu, em sua primeira reunião, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) para a presidência do colegiado e o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria. Embora a escolha de Raimundo Lira tenha ocorrido por aclamação, não houve consenso para definir o nome do relator da comissão. A indicação do parlamentar tucano pelo Bloco da Oposição para o posto-chave do colegiado gerou protesto entre senadores do PT. Os petistas não queriam ver um senador de seu principal adversário político com poder para influenciar diretamente no futuro político da presidente da República. A partir desta terça-feira, Antonio Anastasia terá até dez dias úteis para elaborar um parecer recomendando ao Senado a instauração ou o arquivamento do processo de impeachment. Ainda que o rito de impeachment do Senado não determine que a defesa da presidente se manifeste nesta primeira fase de tramitação do processo na Casa, Raimundo Lira disse que abrirá espaço para os defensores de Dilma e os autores do pedido de afastamento se manifestarem ainda nesta semana no colegiado. Pelas contas do presidente da comissão especial, o parecer final do relator deverá ser apresentado em 4 de maio e deve ser discutido pelo colegiado nos dias 5 e 6 de maio.

Piraí do Norte: Trabalhador morre eletrocutado em rede elétrica no município

Homem recebeu a descarga elétrica e morreu na parte superior do poste
Um trabalhador da cidade de Gandu, de uma empresa que prestava serviços para a Coelba, morreu eletrocutado quando executava serviço em um poste na zona rural entre Piraí do Norte, e região do Km 5, em Nilo Peçanha. O corpo foi encontrado em chamas, por um morador do povoado de São Benedito. O acidente ocorreu nesta terça-feira (26/4), no horário compreendido em 12h30 e 13h20. De acordo com Paulinho Santos SB1, do site Itamarati Notícias, o trabalhador realizava serviço em uma rede energizada  na parte superior do poste,  quando recebeu a descarga em alta voltagem morrendo no local. Moradores de Piraí do Norte disseram ter permanecido sem energia elétrica entre o período do acidente e a remoção do corpo do homem do local.

Fernando Baiano afirma ter entregado R$ 4 mi a Cunha e relata ‘mais de dez’ encontros

Foto: Reprodução/ Veja

"Mais de dez vezes". Essa é a contabilidade dos encontros o lobista Fernando Baiano com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com Baiano, que prestou depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, os encontros foram na casa do deputado e no Congresso. Além dos encontros, Fernando Baiano afirmou ter entregado cerca de R$ 4 milhões no escritório de Cunha no Rio de Janeiro. Ele afirmou que pediu ajuda de Cunha para cobrar a dívida de uma propina devida pelo lobista Julio Camargo. 

Do Bahia Notícias