Mostrando postagens de março 4, 2016Mostrar tudo

Cinco prefeitos perderam mandatos na Bahia


Dos 417 prefeitos eleitos na Bahia em 2012, cinco perderam o mandato eletivo após decisão da Justiça Eleitoral. Dos cinco, três não conseguiram retomar ao cargo por meio de reversão da determinação do Judiciário. As cidades baianas que viram seus gestores terem mandatos cassados foram Macarani, Terra Nova, Presidente Tancredo Neves, Abaré, Tanhaçu e Santo Amaro. O prefeito de Macarani, Antônio Carlos Macedo Araújo, e sua vice, Elza Soares, perderam os mandatos em junho de 2013, chegaram a recorrer até ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não conseguiram reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que determinou a cassação dos dois representantes públicos por compra de votos e abuso de poder econômico referente às eleições municipais de 2012. Em outubro do ano passado, foram realizadas novas eleições e o novo prefeito que assumiu foi Armando Porto. Em Presidente Tancredo Neves, também ocorreram eleições suplementares após o pleito de 2012. A Corte eleitoral baiana cassou o mandato do prefeito Moacy Pereira dos Santos (PDT) e do vice Moacir de Jesus Félix. A dupla também é acusada de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Outro prefeito que teve o mandato interrompido pelo Judiciário baiano foi Francisco Hélio de Souza, da cidade de Terra Nova, acompanhado pelo seu vice, Humberto Teixeira de Sena Filho.

Audiência Pública busca encontrar saídas para evitar fechamento da Mirabela Mineradora

Audiência será realizada na Câmara Municipal de Ipiaú
A Câmara de Vereadores de Ipiaú recebe nesta segunda-feira (7), a partir das 9h, a Audiência Pública que pretende encontrar saídas para evitar o fechamento da Mirabela Mineradora, sediada em Itagibá. O evento foi proposto pela vereadora de Ipiaú, Margarete do Abrigo, na Comissão de Indústria, Comércio e Meio Ambiente da Câmara, e aprovado por unanimidade pelos edis Orlando Santos, Milton e Jô da AABB. O deputado estadual Eduardo Salles, o deputado federal Mário Júnior, o prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio, o vice-prefeito de Itagibá, Hélio Quadros, além de representantes do governo estadual, vão comparecer à Audiência Pública. A Mirabela deu aviso-prévio aos seus 470 funcionários. Caso a decisão de fechar não seja revertida, os trabalhadores serão demitidos no dia 20 de março. Outros 500 postos de trabalho gerados indiretamente podem ser perdidos. “Não podemos ficar de braços cruzados e ver esses pais e mães de família perderem seus empregos. Temos que tentar reverter. E essa Audiência Pública, proposta pela vereadora Margarete, pretende encontrar uma saída e evitar o fechamento da empresa”, disse Eduardo Salles. A empresa informou que tomou a decisão devido aos baixos patamares financeiros do mercado de níquel, com o preço cotado a 3,50 Dólares/libra (um dos preços mais baixos da história do metal), tornado inviável a continuidade das operações da Mina Santa Rita.

Adolescente que assalta o próprio pai é apreendido


Um jovem de 16 anos foi preso após participar de um assalto ao seu próprio pai, um catador de recicláveis de 45 anos, em Bauru (SP) na madrugada de terça-feira (2). PUB Segundo informações do UOL, o menor usou um capaz durante a ação. Ele foi apreendido após o assalto e foi reconhecido pela vítima na delegacia da cidade. Dois adultos participaram da ação e foram presos, o menor foi apreendido. De acordo com a mãe do jovem, ele seria o mentor do crime e já teria roubado o pai outras vezes. O pai do assaltante estava no centro da cidade, por volta das 23h30 de segunda-feira (29), quando foi abordado por três assaltantes, entre eles o filho. A vítima carregava uma mochila com R$ 1.915,11, além de objetos pessoais. Os assaltantes agrediram e xingarama vítima, eles roubaram também a mochila e a carteira homem. Ainda de acordo com a publicação, os assaltantes tentaram fugir, mas foram perseguidos. O motorista do carro, Fábio Junior Pires, 35, e o passageiro Wellves Souza Aguiar, 25, foram presos em flagrante. Eles e os outros dois menores foram enviados à CPJ (Central de Polícia Judiciária) da cidade. A vítima do assalto reconheceu que um dos crimiosos era o próprio filho, de 16 anos. O pai chegou a pedir para que policiais retirassem a queixa, o que não ocorreu. O Conselho Tutelar foi chamado até o local e entrou em contato com as mães dos menores. Apenas a mãe do menor de 17 anos foi até o local. O UOL informou ainda que dois adolescentes que foram apreendidos estão à disposição da Justiça. Os adultos foram indiciados e levados ao Centro de Detenção Provisória de Bauru. Os adolescentes devem responder por ato infracional de roubo, com punição de até três anos de internação na Fundação Casa, e os maiores, por roubo, com pena de até oito anos.

Suspeito de roubar banco é baleado e preso com sacos de dinheiro


Um homem suspeito de integrar a quadrilha que explodiu agências bancárias da cidade de Santa Rita de Cássia, na região oeste da Bahia, foi preso e o dinheiro do assalto recuperado pela polícia nesta quinta-feira (3). Dois comparsas também ficaram feridos, mas conseguiram fugir. A informação foi divulgada pela Políca Militar. O crime ocorreu na madrugada de quarta-feira (2). No mesmo dia, bancos das cidades de Correntina e Inhambupe também foram alvos de criminosos. De acordo com a PM, o suspeito do crime em Santa Rita de Cássia foi localizado após uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Cerrado) descobrir o local do acampamento do grupo. Quando os policiais chegaram, houve troca de tiros, os suspeitos conseguiram fugir para a serra e deixaram para trás o veículo usado na ação, o dinheiro roubado e alguns explosivos. A quantia recuperada não foi informada pela polícia. A PM informa que houve perseguição e, em seguida, um novo confronto. Um dos suspeitos foi ferido e socorrido para o hospital na cidade de Corrente no Piaui, onde segue custodiado. Outros dois também foram feridos, mas conseguiram escapar e estão sendo procurados. Com o suspeito preso, a PM diz ter apreendido um fuzil calibre 7,62 com munição. O material foi apresentado na 11ª Cordenadoria de Polícia do Interior (Corpin). A polícia informou, ainda, que diligências continuam, pois os outros indivíduos permanecem escondidos na Serra da divisa e um cerco no local foi montado. Outras duas guarnições da CIPE Cerrado foram enviadas para revezar o monitoramento no local. (G1)

Relator do caso Delcídio no Senado diz que delação seria autoconfissão


O novo relator da representação contra o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética do Senado, Telmário Mota (PDT-RR), disse nesta quinta-feira (3) que, se confirmada a delação premiada de Delcídio, a cassação do parlamentar poderá ser acelerada: "Acho que sim", respondeu. A revista Isto É publicou (leia aqui) esta quinta reportagem em que afirma que o senador teria firmado um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). Na delação, segundo a reportagem, Delcídio teria afirmado que a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras. Mota, que tem até quarta-feira (9) para entregar o relatório prévio à comissão, feito com base nas explicações já dadas por Delcídio ao colegiado, disse que está inteiramente dedicado ao caso. “Se ele fez a delação premiada, é réu confesso. E réu confesso é com a Justiça. Se o cara é réu confesso, depõe contra si mesmo. Estou debruçado nos autos, estudando”, disse. O relator disse que não falou com o senador investigado nos últimos dias e que as conversas entre eles agora “serão de forma transparante, apenas por meio de documentos”. Sobre possíveis pressões de colegas para amenizar a situação do parlamentar, Telmário afirmou que se acontecerem não vai ceder. “Não aceito esse tipo de pressão. Não há nada no mundo que me faça aceitar. Vou agir na legalidade e com a minha consciência. Não há perigo de eu sofrer influência”, garantiu. O relator disse ainda que, como vice-líder do governo, atua para defender temas importantes para o país e “não para proteger ninguém”. “Fui eleito sem grupo político e financeiro, combatendo a corrupção. Não serei passivo a tudo isso. Não vou passar a mão na cabeça de ninguém”, disse. O senador pedetista foi sorteado ontem (2) relator do caso Delcídio no Conselho de Ética, depois que o relator anterior do caso, senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO), foi impugnado por seu partido por ter manifestado apoio à representação que deu início ao caso no conselho.

Peritos criminais fazem paralisação no próximo dia 15


O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (Asbac) decidiu nesta quarta-feira (2) pela paralisação das atividades da categoria no dia 15 de março, das 7h às 12h, quando ocorre nova assembleia geral extraordinária para avaliar os rumos do movimento. Apenas ocorrências com vítimas fatais serão atendidas pelos peritos neste dia, que suspenderão exames periciais e expedição de laudos criminais nesse período. A categoria pede abertura de diálogo com o governo sobre a reposição da inflação de 2015, alteração do artigo 53º (atribuições) e regulamentação das promoções da Lei Orgânica da Polícia Civil (Lei 11.307/09) e regulamentação da aposentadoria especial, além de melhorias das condições de trabalho. “Considero este um ponto crucial de nossa mobilização, já enviamos a Governadoria uma proposta de alteração da Lei Orgânica da Policia Civil, o Parecer 715/15 da Procuradoria Geral do Estado é taxativo e corrobora o entendimento da categoria: servidores não pertencentes ao quadro de Peritos Oficiais do Estado não podem legalmente realizar Exames ou emitir Laudos Periciais, essa aberração precisa ser corrigida. Não vamos permitir a transposição de cargo, o trem da alegria!”, afirmou Eronides Pituba, presidente da entidade.