Mostrando postagens de fevereiro 5, 2016Mostrar tudo

Lei proíbe o aborto, diz ministro sobre recomendação da ONU


O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse ao jornal O Estado de S.Paulo que não havia lido ainda a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), mas lembrou que "a lei (brasileira) proíbe aborto" para este caso de bebês com microcefalia. Nesta sexta-feira, 5, a ONU recomendou a liberalização do aborto e dos contraceptivos nos países mais atingidos pela epidemia de zika, em função das suspeitas de que o vírus pode causar má-formação em bebês, quando a mãe é contaminada ainda na gravidez. Marcelo Castro, que afirmou ter sido surpreendido pela decisão da ONU, ressaltou que "a posição do Ministério da Saúde é pela defesa da legalidade e a lei proíbe o aborto". Para o ministro, só se houvesse mudança na legislação, o que depende do Congresso Nacional, a pasta poderia defender o aborto para os casos comprovados de microcefalia, como sugere a ONU. Um ministro do Palácio do Planalto disse ao jornal O Estado de S.Paulo que o governo não vai entrar na discussão sobre a legalização do aborto proposta pela OMS. Segundo ele, neste momento é "impensável" enfrentar um debate tão polêmico, já que a presidente Dilma Rousseff passa tanto por uma crise política quanto econômica. Na quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff recebeu em seu gabinete o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha, que apresentou a posição da Igreja contra o abordo dos bebês doentes. Dilma preferiu não opinar sobre o tema.

Mesmo com zika na saliva, autoridades não proíbem beijo no Carnaval


A descoberta de que o zíka vírus foi detectado pela primeira vez em amostras de saliva fez o Ministério da Saúde pedir 'cautela e prevenção' às pessoas. No entanto, como destaca o G1, nenhuma autoridade sanitária pediu para que as pessoas evitem beijo durante o Carnaval. A publicação explica que a presença do vírus na saliva não significa necessariamente que ele pode ser transmitido a outra pessoa, mas pesquisadores que estudam o patógeno consideram essa possibilidade. O Ministério da Saúde recomenda às pessoas evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dente e copos. Porém, o G1 refere que nada disso faz sentido se o compartilhamento ocorrer entre pessoas que se beijam. O Ministério da Saúde e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), um dos principais centros de pesquisa estudando o zika no Brasil, têm mais rigor quando se referem a mulheres grávidas, que devem evitar aglomerações e evitar dividir copos. Os órgãos não comentaram nada sobre o beijo. Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, afirma que sob o aumento da ocorrência de beijos no Carnaval, "o risco estará aumentando", mas que não se considera proibir o beijo "uma medida de saúde pública".

Bumbum estranho de rainha da Alegria da Zona Sul chama atenção


A ideia era chamar atenção pelo micro tapa-sexo que usou no desfile da Alegria da Zona Sul. Mas a rainha de bateria Andrea Martins acabou roubando a cena mesmo por conta de seu bumbum, que em dado momento assumiu um formato estranho na Marquês de Sapucaí durante o desfile da agremiação nesta sexta-feira, 5, no Rio de Janeiro. Mas nada que pudesse acabar com o belo desfile da beldade, que adentrou a passarela do samba usando um tapa-sexo de apenas 1,5 cm. "Vou desfilar em três agremiações com o corpo pintado e o menor tapa sexo, que tem 1,5 cm. No ano passado tinha 3 cm. O deste ano é mínimo, mas superseguro porque uso uma cola cirúrgica. Pode até chover que não cai. É adesivado. Esse ano completarei 60 eventos com pintura corporal. Ano passado teve a Dani Sperle que veio com um tapa sexo de 2,5 cm então esse ano eu vim com 1,5 cm pra garantir. Sendo adesivado não tem como um outro preso com ferro, que seja Biquíni, ser menor que o meu. Se ela disser que o dela é menor, simplesmente não tem como", disse ela .

MA: Justiça Federal suspende uso de simulador em autoescolas


Uma decisão liminar do juiz federal José Carlos do Vale Madeira, titular da 5ª Vara da Seção Judiciária do Tribunal Regional Federal (TRF) 1ª Região do Maranhão suspende a obrigatoriedade aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – autoescolas – de instalar simuladores de direção como componente de exames de direção. A ação civil pública contra o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi movida pelo Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado do Maranhão (Sindauma). A decisão suspende a Resolução nº 543/2015 do Contran, que “não poderia ultrapassar os limites do Código de Trânsito Brasileiro para incluir uma nova etapa para os exames de habilitação; invoca, neste ponto, ofensa ao CTB 147”, segundo diz trecho da decisão. O Art. 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei nº 9.503/97 – diz que candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve se submeter apenas aos testes de aptidão física e mental; escrito, sobre legislação de trânsito; de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do Contran; e de direção veicular, realizado na via pública. (G1)

Alan desiste e deixa a casa do Big Brother Brasil 16


Na tarde desta sexta-feira (5), Alan foi chamado no confessionário para ser informado do grave estado de saúde do pai, que está internado em Natal. O brother então, decidiu deixar o programa. Pouco antes de ser confinado, Seu Adílson descobriu um nódulo no pulmão e infartou pouco depois. Alan, no entanto, conseguiu esperar o pai melhorar e ficar um pouco com ele antes de seguir para o Rio. No programa desta sexta-feira, o apresentador Pedro Bial vai explicar como fica a dinâmica do programa e dar mais detalhes da desistência do doutor em filosofia de 34 anos. Nenhum participante entrará no lugar dele. Os familiares do brother foram orientados a não falar sobre o assunto. Na casa, Adélia comentou que a festa desta noite não será a mesma sem Alan. — O Tamiel e o Daniel tinha uma relação mais próxima dele, mas ele se dava bem com todo mundo. Com ele saindo, não vai ter uma condição legal para a festa. Vou ficar um pouco, comer e dormir — resumiu a sister. (Extra)

Popó persegue e domina ladrão no Circuito do Carnaval


O ex-deputado federal e pugilista Ascelino Freitas (Popó), foi vítima de uma tentativa de roubo na madrugada desta sexta-feira (5), no Carnaval de Salvador, circuito Barra Ondina, próximo ao Camarote da Band. O fato ocorreu por volta das 2 horas da madrugada. Segundo Informações de testemunhas, Popó estava andando pela avenida com sua esposa Emilene, quando uma pessoa lhe agrediu pelas costas, arrancou uma corrente que estava em seu pescoço e saiu correndo em direção ao Rio Vermelho. O pugilista passou a perseguir o autor do delito pelo circuito e o alcançou nas proximidades do Camarote da Band. Um pelotão da Polícia Militar que passava pelo local, tomou ciência do ocorrido e deu voz de prisão em flagrante ao ladrão, que foi identificado como Marcos Andrade do Nascimento, 21 anos. Com a tentativa de roubo, Popó teve a camiseta rasgada e sua corrente recuperada. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Central de Flagrantes da 1ª Delegacia de Polícia de Santo Amaro. O fato que chamou atenção foi atitude de Popó, que além de não revidar a agressão sofrida durante a ação criminosa do ladrão, deu conselhos ao rapaz para que mude de vida e ainda se disponibilizou a ajuda-lo. O ladrão é morador do Bairro Nordeste de Amaralina, onde o pugilista mantém uma casa de acolhimento, como seu projeto social. (Itambé Agora)

PM se passa por garota de programa em MT e prende traficante


Uma policial militar de Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, ganhou fama na região onde vive após se passar por uma garota de programa para prender um traficante. Lorrayne Neves, única policial do sexo feminino do município, entrou em contato por telefone com o homem, que foi capturado após revelar onde estava e esperar pela policial que havia dito que iria ajudá-lo a fugir, na segunda-feira (1º). Acusado de tráfico, o homem de 22 anos estava com o mandado de prisão em aberto. Naquele dia de manhã, a polícia foi até a casa dele para tentar prendê-lo e, no local, encontrou a mulher dele, que foi presa. Duas crianças, filhas do casal, foram encaminhadas para o Conselho Tutelar. Na residência, foram encontrados 145 gramas de maconha. A policial contou que a ideia de tentar enganar o criminoso surgiu quando estava na casa dele para cumprir o mandado de prisão junto com outros colegas. A mulher dele tentava manter contato com ele para tentar identificar onde ele estava e a policial decidiu tentar também. “Foi uma aposta, como já tinha achado a droga na casa dele, decidi ligar. Pensei: ‘vai que dá certo’. Apesar disso, não imaginei que pudesse funcionar. Estava duvidando um pouco que ele iria acreditar na minha história”, revela. A policial fez várias ligações para o homem que acabou atendendo uma delas. Ela fingiu ser uma das garotas de programa de uma boate da cidade e afirmou que gostaria de comprar entorpecente. “Inventei na hora o nome de Luana e comecei a falar com gírias. Ele acabou me contando que a polícia estava a procura dele e que ele estava tentando fugir. Me ofereci para ajudar de alguma forma, mas ele não acreditou direito e depois nem atendeu mais o telefone”, explica. Depois de algumas horas sem resposta, ela recebeu o retorno. Ela conta que “se fingiu de difícil” para despistar ainda mais. “Falei que queria ajudá-lo, mas que estava com medo e que não queria ser presa”, argumenta. Nesse momento, o foragido afirmou à policial que ela poderia ficar tranquila e contou o seu plano de fuga. O homem também contou que estava na boate onde a suposta garota de programa trabalhava e que ela poderia o encontrar lá. A soldado relata que preparou, junto com outros seis policias militares da cidade, um cerco para prender o suspeito. Eles chegaram ao local sem farda e, mesmo assim, quando o homem os viu, tentou correr depois de perceber que eles estavam armados e suspeitou que seriam policiais. O jovem foi encurralado, capturado e levado para a delegacia da cidade. Ainda nesta semana, o homem foi encaminhado para o presídio Osvaldo Florentino Leite Pereira, em Sinop, a 503 km da capital, onde deve aguardar julgamento. De acordo com o sargento Otávio Sanches, da Polícia Militar de Nova Ubiratã, o suspeito de tráfico já tinha sido preso por integrar um grupo que planejava explodir caixas eletrônicos em cidades vizinhas e é conhecido pelo comportamento agressivo. “Ele é bem conhecido na região, principalmente pela polícia. Ele é muito arrogante e adora encarar e responder os policiais. Por causa disso, as pessoas têm medo dele”, argumenta. A soldado Lorrayne afirma que ele já chegou a confessar que “irá voltar a traficar porque não sabe fazer outra coisa da vida”.

Brasil vai doar US$1,3 milhão a fundo da ONU a refugiados


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que o governo brasileiro vai doar US$ 1,3 milhão ao fundo da ONU para refugiados, Acnur. O anúncio foi feito nesta quinta (4), em Londres (Inglaterra), durante a Conferência Internacional de Apoio à Síria e Região, da qual também participaram líderes da Alemanha, Reino Unido, Noruega e Kuwait. Desde que os conflitos na região da Síria se agravaram, em 2011, milhares de cidadãos deixaram suas cidades, outros milhares foram mortos e a oferta de água e comida tem sido cada vez mais restrita em municípios dominados por grupos rebeldes. Ao anunciar os recursos para o fundo da ONU, Mauro Vieira frisou que o objetivo é "aliviar o apuro e o sofrimento" da população. "Tenho a honra de anunciar que o Brasil vai canalizar mais de US$ 1,3 milhão para o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados [Acnur] com o objetivo de aliviar o apuro e o sofrimento dos refugiados sírios, nos países vizinhos e em outros lugares", declarou o ministro. Segundo a assessoria do ministério, o dinheiro da doação é oriundo dos orçamentos da Secretaria Nacional de Justiça, vinculada ao Ministério da Justiça, e da Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, do Itamaraty. Segundo o governo brasileiro, além da população síria, cidadãos libaneses e palestinos também deverão ser beneficiados com os recursos enviados pelo Brasil ao Acnur. Além da doação de US$ 1,3 milhão, o governo brasileiro informou que também decidiu levar à região 4,5 mil toneladas de arroz (que somam US$ 1,8 milhão). Conforme o Itamaraty, porém, ainda falta definir como será a logística de transporte da carga. O arroz será fornecido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura. (G1)

Bandidos arrombam Correios de Belmonte e levam R$ 100 MIL


A agência dos Correios de Belmonte, extremo sul baiano, foi arrombada na madrugada desta quinta-feira (4). De acordo com a polícia militar, os bandidos levaram cerca de R$ 100 mil. Segundo informações publicadas no Radar64, os criminosos conseguiram entrar na agência após quebrar a janela lateral. O cofre onde o dinheiro estava armazenado foi arrombado. A polícia informou que a agência possui câmaras de segurança, mas não há informação se a ação foi registrada, pois os ladrões cortaram a energia elétrica da rua. 

Garota queimada com água quente jogada por vizinha ciumenta


Uma adolescente de 14 anos, moradora da cidade de Itajuípe, esteve no Complexo Policial de Itabuna na manhã desta quinta-feira (4), em companhia de sua mãe, alegando que uma mulher, identificada como Luana Santana, teria jogado nas costas da menor, água fervendo com pimenta. De acordo com informações da vítima, ela estava na porta de casa utilizando o celular quando foi surpreendida pela criminosa. Ainda conforme informações da vítima, a acusada teria feito isso por motivos de ciúmes. A ocorrência foi registrada no Complexo Polícia e a adolescente foi submetida a exame de corpo de delito. Já a acusada, que trabalha como auxiliar de produção na Penalty de Itajuípe, será solicitada a se apresentar no Complexo Policial para prestar esclarecimentos e pode responder por tentativa de homicídio. (Caveirão)

Falta de simuladores nas autoescolas dificulta tirar carteira de motorista


Quem está tentando tirar a carteira de motorista este ano tem encontrado a maior dificuldade. Desde janeiro, as aulas no simulador de direção passaram a ser obrigatórias. O problema é que boa parte das autoescolas do país ainda não tem esse equipamento. Goiás, por exemplo, não tem nenhum simulador e 16 mil candidatos simplesmente não têm onde fazer essas aulas.

Compra de bafômetro para fazer teste em vereadores gera polêmica



A compra de um bafômetro está causando polêmica na cidade de Piancó, no Sertão paraibano. O presidente da Câmara de Vereadores do município adquiriu o equipamento para fazer testes com os parlamentares, antes das sessões plenárias, depois de suspeitar que alguns deles estavam trabalhando embriagados. Na quinta-feira, em entrevista à TV Paraíba, um vereador assumiu que, “por recomendação médica”, consome bebidas alcoólicas diariamente. O vereador Antônio Azevedo Xavier (PTN), disse que não é o único vereador a fazer isso. “Todos os parlamentares aqui bebem. Eu mesmo tomo cinco ou seis doses de uísque por dia, mas por recomendação do meu cardiologista”, disse ele, acrescentando, entretanto, que consome bebidas somente pela manhã e que as sessões ocorrem à noite. O bafômetro foi comprado no mês de outubro do ano passado e gerou um gasto de R$ 1.605 com o kit para o teste, que inclui 100 refis. A intenção do presidente da câmara é que os vereadores sob suspeita de efeito de álcool façam o teste e pretende que Mesa Diretora da Câmra elabore regras para o uso do teste de alcoolemia, em quais sessões o aparelho será usado e as punições para os vereadores flagrados frequentando a casa legislativa embriagados. A ideia de comprar o bafômetro foi do presidente da Câmara Municipal, Pedro Aureliano da Silva (PMDB), que pretende acabar com as brigas ríspidas entre os vereadores que, segundo ele, muitas vezes são causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas. “Pelas atitudes de alguns vereadores, a gente suspeitava de que eles estavam sob efeito de álcool”, disse o presidente. A bancada de oposição é contra o uso do bafômetro nas sessões. “Nós sabemos que o legislativo jamais pode ter um gasto nesse sentido de comprar um bafômetro, que sabemos que é para uso exclusivo da polícia para fazer testes com motoristas”, disse o vereador José Luiz da Silva (PSD).

Bancos terão que informar à Receita movimentações acima de R$ 2 mil

Agora, os bancos vão ter que informar todas as movimentações financeiras acima de R$ 2 mil. A Receita aumentou o controle sobre a movimentação financeira dos brasileiros. Desde o fim do ano passado, quando alguém transfere dinheiro, saca, faz uma aplicação no valor acima de R$ 2 mil, dentro de um mês, o banco tem que informar ao Fisco. Além dos bancos, consórcios e seguradoras também estão obrigadas a notificar a Receita. E no caso das empresas, a notificação tem que ser feita quando houver uma movimentação de R$ 6 mil ou mais. A exigência já existia. Mas antes, a notificação era feita quando a pessoa movimentava mais de R$ 5 mil e a empresa mais de R$ 10 mil, no período de seis meses.
 

Ladrão perde orelha após roubar bicicleta


O roubo ocorreu no Anel Rodoviário, altura da Urbis VI, na manhã desta quinta-feira, 04, quando a vítima conduzia a motocicleta e foi abordada por dois homens armados. Eles tomaram o veículo e fugiram. Porém, os bandidos não contavam que um amigo da vítima passasse de carro na hora e desse início a uma perseguição. Durante a fuga a moto colidiu no carro e mesmo feridos os criminosos fugiram. Como a polícia foi informada pela vítima que os ladrões estavam lesionados, a PM realizou buscas nos hospitais e encontrou o suspeito Wellington Silveira Silva sendo atendido. Ele teve a orelha esquerda arrancada. Após o atendimento médico, Wellington foi apresentado no Disep e autuado em flagrante. O segundo ladrão não foi localizado. (Blitz Conquista)