Mostrando postagens de janeiro 16, 2016Mostrar tudo

Sisu tem mais de 2,7 mi de inscritos; resultado será divulgado dia 18


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu inscrição de 2.712.937 candidatos, segundo balanço divulgado hoje (15) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso. O resultado da chamada única será divulgado segunda-feira (18), na página do programa. O número de participantes no Enem de 2015 diminuiu em relação ao de 2014. Foram 5,8 milhões no ano passado e 6,2 milhões em 2014. Apesar disso, o volume de inscritos no Sisu foi praticamente igual. No ano passado, 2.791.334 se inscreveram no processo seletivo. As inscrições terminaram às 23h59 de ontem (14). Nesta edição, o Sisu oferece 228.071 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos às vagas em instituições públicas de educação superior em todo país. Podem participar os estudantes que tenham participado do exame em 2015 e não tenham tirado nota 0 na redação. Os candidatos selecionados farão matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados poderão participar da lista de espera, cuja inscrição será de 18 a 29 de janeiro.

Siamesas baianas separadas em Goiânia estão em estado gravíssimo


Neste sábado (16), o Hospital Materno Infantil (HMI), de Goiânia, divulgou o boletim médico do estado de saúde das siamesas separadas, Fernanda Naves e Júlia Naves. O hospital informou que as gêmeas estão internadas em estado gravíssimo e que Júlia teve uma piora, pois ela não conseguiu se estabilizar totalmente. A unidade diz ainda que elas precisam de doações de sangue 'O' positivo. Segundo o site 'G1', o médico responsável informou que houve uma piora no estado de saúde de Fernanda, mas normalizada imediatamente. “Logo que percebemos já foi colocado o dreno de emergência, que tira o ar para fora do diafragma, e ela voltou a ficar estável. Esse dispositivo deve ser removido em dois ou três dias só com uma anestesia local”, esclareceu o cirurgião pediátrico Zacharias Calil. Ainda segundo a publicação, ainda não há previsão de alta para elas. A cirurgia de separação das siamesas foi realizada na última quarta-feira (13). As duas nasceram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado e uma membrana do coração.

Testes rápidos de Zika, dengue, chicungunha serão distribuídos pelo governo


O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta sexta (15) que kits para testes rápidos de detecção do vírus Zika, da febre chicungunha e da dengue serão distribuídos para laboratórios de todo o país em fevereiro. "Nós vamos, provavelmente, distribuir agora em fevereiro. Com esse kit, a pessoa vai tirar o sangue e vai saber imediatamente se está com dengue, chikungunya ou com Zika”, disse o ministro após visita ao Instituto Butantan, em São Paulo. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O kit foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde. Castro não deu detalhes sobre quais laboratórios receberão o material. “Vamos distribuir os testes que forem necessários para que esse diagnóstico seja feito. Não faltarão recursos no Ministério da Saúde para o combate à microcefalia”, ressaltou, em referência à malformação, que está relacionada à ocorrência do vírus Zika em grávidas.

Tensos, torcedores do Tigrão resolveram cuidar do gramado


A 15 dias da estréia no campeonato baiano de futebol profissional e com o estádio Mário Pessoa sem as mínimas condições de abrigar a competição, o apaixonado torcedor do Colo Colo resolveu radicalizar. Integrantes da Mancha Azul, torcida organizada do clube, assumiram a responsabilidade qie deveria ser da administração do estádio. Estão recuperando o gramado do Mário Pessoa. Ontem, enquanto as famílias desalojadas deixavam o espaço esportivo, onde ficaram por mais de duas semanas, os torcedores "meteram a mão na massa". O receio é que, dia 31, o time não consiga estrear em casa, por falta de condições do estádio. O flagrante da foto foi publicado nas redes sociais pelo repórter esportivo Coutinho Neto. O Colo Colo estreia no Campeonato Baiano, recebendo o Fluminense, de Feira de Santana. O jogo está confirmado para acontecer no dia 31 de janeiro, às 16 horas. No site oficial da Federação Baiana de Futebol (FBF) ainda não está confirmado local da realização do jogo. A direção do clube ainda não se manifestou a respeito do descaso da administração municipal, que não priorizou a competição. As primeiras posições públicas do clube foram de cobrar de um torcedor, que mantém uma página com dados e histórico do Colo Colo nas redes sociais, o direito de gerenciar o espaço. Pessoas ligadas à direção também passaram a destacar o fato de que, agora, o clube está passando por um planejamento, diferentemente das outras gestões. Pode ter "colocado o carro à frente dos bois", como diria o ditado popular, já que tudo ainda acontece antes de vencer o primeiro mês de salário do elenco. Outro problema: existe a informação de que o Colo Colo pagou a inscrição no Baianão 2016 com cheques sem fundo, o que pode comprometer a participação do clube no Estadual. Para piorar a situação, apesar de possuir todas as Certidões Negativas de Débitos, o time ilheense começou a enfrentar diversas ações na justiça de funcionários e atletas que não receberam seus salários. Uma delas já chegou à Federação Bahiana de Futebol (FBF) determinando o bloqueio de cerca de R$ 30 mil em cotas de patrocínio que o Colo Colo venha a receber da entidade. (JBO e Galáticos)