Mostrando postagens de outubro 20, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Prefeitura realiza I Campeonato Municipal de Handvolei

Fotos: Ana Soledade
Abertura do I Handvolei aconteceu nesta terça-feira
A Prefeitura Municipal de Ibrataia, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer/Coordenação do Ginásio de Esportes, realizou na noite desta terça-feira (20), a abertura do I Campeonato Municipal de Handvolei. (Handebol e Voleibol). A abertura do I Handvolei aconteceu com a apresentação das equipes participantes sob a entoação dos Hinos Nacional e de Ibirataia. Presente no evento a Secretária Lenise Luedy, que aproveitou a oportunidade para desejar boa sorte e muito sucesso aos participantes. Presente também o Coordenador das Escolas do Campo Alessandro Brito, dentre outras autoridades.
Secretária de Educação Lenise Luedy participou da abertura
do I Handvolei
Handebol e Voleibol

 Tesouras Notícias 

Confira mudanças no tempo da propaganda eleitoral e prazos para filiação nas eleições de 2016

Troca de partido, datas, campanha e Lei eleitoral, aspectos das eleições de 2016 que se aproximam rapidamente, mas haverá alterações em alguns termos e a fim de explicar as dúvidas acerca do assunto, o assessor jurídico da prefeitura de Santo Antônio de Jesus e advogado Dr. José Reis Filho concedeu entrevista a Rádio Andaiá FM na última segunda-feira (19) onde explicou que as questões envolvendo propagandas eleitorais passaram por novos ajustes, antes a campanha oficial feita por meio do rádio e da televisão se estendia pelo prazo de 90 dias e nestas eleições os candidatos contarão apenas com 45 dias de divulgação, além disso não haverá mais propaganda um ‘dia inteiro’ por assim dizer para a chapa proporcional (candidatos a vereador) e sim haverá dois horários com tempo reduzido para a chapa majoritária (candidatos a prefeito), agora com menos de 30 minutos. “Os postulantes a função de vereador só poderão fazer campanha pelo método conhecido como ‘foguetinhos’, por meio das lembrancinhas, aquela propaganda rápida de um minuto ou 30 segundos. O período para afastamento de filiação é de 90 dias para alguns cargos, seis meses para outros, isso me parece que a princípio não houve alteração. O candidato pode conceder entrevista aos meios de comunicação, apenas não pode dizer ‘quero seu voto’ ou ‘quero que você vote em mim’ e as emissoras não podem mostrar parcialidade ou preferência específica” explicou.
Reeleição? – De acordo com Dr. José Reis, a situação ainda está para ser definida, ou seja, ainda podem surgir mudanças na legislação e o que for aprovado será aplicado no ano de 2020. “Os prefeitos atuais que não foram reeleitos podem ser candidatos novamente, provavelmente a partir de 2020 acabará a reeleição”, informou.
Janelas partidárias - Segundo o entrevistado, agora os candidatos terão até seis meses antes das convenções para novas filiações onde poderão mudar de partido à vontade sem risco de perder o mandato. “Até 30 dias antes do prazo de seis meses da convenção a pessoa poderá mudar para seu novo partido, visto que precisará da aprovação do mesmo para integrá-lo, além de comunicar o assunto à Justiça Eleitoral. O prazo para filiação se estende até o dia 5 de Março, onde os que pretendem se candidatar podem aproveitar a janela para pular. Daqui até 2016 vamos ver muita ‘pulança’”, concluiu. 

Sumaré-SP: Homem se passa por PM e estupra garota de 15 anos


Uma jovem de 15 anos foi estuprada na cidade de Sumaré,no interior de São Paulo, por um homem que se passou de policial militar para intimidá-la. De acordo com o portal R7, a vítima estava andando pelas ruas do bairro com amigos durante a noite. Quando o grupo se dispersou e a menina ficou acompanhada apenas por uma amiga, o homem a abordou. A adolescente foi obrigada a subir na moto junto com o suspeito. Ao R7, uma testemunha disse que ajudou na procura da vítima, tentou entrar en contato com a vítima pelo celular, mas sem retorno. Após várias tentativas, a testemunha recebeu uma ligação de volta. "Ela estava em estado de choque, chorando muito", disse em entrevista ao portal R7. A vítima afirma que o estuprou ocorreu debaixo um pontilhão. A jovem relatou que estava armando e a ameaçou. Após o estupro, o homem a levou até um bairro vizinho deixou com o capacete da moto e fugiu.De acordo com a testemunha, o criminoso prometeu voltar.

Detran envia documentos para motoristas que não fizeram vistorias


Os motoristas que pagaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), m as não haviam feito a vistoria dos automóveis devem começar a receber o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) a partir desta terça-feira (20). A assessoria do órgão informou ao A Tarde que a medida cumpre o prazo de 15 dias determinado pelo governo do Estado após a suspensão da portaria que tornava a revisão obrigatória. A previsão é de que os licenciamentos pendentes sejam entregues em até dez dias úteis. De acordo com o Detran, os proprietários poderão acompanhar o processo de envio pelo site do órgão ou pelo aplicativo gratuito, disponível para smartphones. Em caso de mudança de endereço, o documento deverá ser retirado em uma das unidades do departamento de trânsito, com custo de emissão de R$ 56 – não haverá custo caso seja comprovado o extravio. A obrigatoriedade da vistoria para a retirada do licenciamento foi suspensa após ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV), que questionaram a legalidade da medida. Pareceres da Procuradoria-Geral da República e Advocacia Geral da União também foram considerados. (BN)

BR-330: Colisão entre automóveis mata guarda municipal de Jitaúna


Um acidente ocorrido na BR-330, na tarde de segunda-feira (19), matou um guarda municipal de Jitaúna, identificado como Daniel Silva de Jesus. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu na localidade de ”Himalaia”, no perímetro do município de Itagi, quando o carro Corsa conduzido pelo guarda foi atingido lateralmente por um automóvel VW / Voyage com placa de Jequié. Ainda de acordo com informações preliminares da polícia, Daniel tentava atravessar a pista, quando foi atingido pelo Voyage, cujo condutor saiu ileso. O guarda municipal era morador de Jitaúna e funcionário da prefeitura local. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde após o desastre, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos, conforme informou o Blog Marcos Frahm. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié e as causas da colisão serão apuradas. (Bocão News)

Anvisa autoriza o uso de maconha medicinal


A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) divulgou nesta segunda-feira (19) uma uma nota técnica onde declara que está autorizado o uso de produtos à base de canabidiol, remédio derivado da maconha, para fins medicinais, em circunstâncias restritas. Na Resolução nº 17/2015 está escrito que "a aquisição do produto poderá ser intermediada por entidade hospitalar, unidade governamental ligada à área da saúde, operadora de plano de saúde ou entidade civil representativa de pacientes legalmente constituída, para pacientes previamente cadastrados na Anvisa". O produto deve ser importado, segundo o IG, pela Secretaria do Estado da Saúde. O paciente poderá ter acesso aos produtos ao se cadastrar no portal da Anvisa. Os interessados precisam preencher um formulário, apresentar um laudo assinado por um profissional habilitado com a descrição do caso, a prescrição do produto e, ainda, preencher uma Declaração de Responsabilidade e Esclarecimento para uso excepcional do produto.

Candidatos ao Enem 2015 assistem aulas gratuitas de redação

Aulão aconteceu no Salão da Câmara de Vereadores
Tendo em vista a realização do ENEM 2015 nos próximos dias 24 e 25, o Departamento Municipal da Juventude realizou na noite desta segunda-feira (19) no salão da Câmara de Vereadores de Ipiaú um Aulão de Redação gratuito para os candidatos. As dicas de redação foram apresentadas pelo professor Samy Santos, do Colégio Santo Agostinho.

Aula foi ministrada pelo prof Samy
O próximo “Aulão” acontece nesta quarta-feira (21) no mesmo local e horário. Nos dias em que acontecem as aulas de redação, também é colocado à disposição dos participantes o serviço de impressão dos cartões de confirmação de matrícula, haja vista o fato de este ano tais não serem enviados pelo Correio e sim via internet. 

Informações do Giro em Ipiaú