Mostrando postagens de janeiro 25, 2013Mostrar tudo

Defesa Civil monitora 13 municípios baianos por conta das chuvas


O município de Ibirataia acionou a Defesa Civil
Treze municípios de diversas regiões da Bahia acionaram a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec) por conta dos estragos causados pelas chuvas desde o final de semana passado. Outros sete tiveram problemas, mas não entraram em contrato com o órgão: Saúde, Brumado, Itabuna, Jacobina, Milagres e Carinhanha. A Defesa Civil ainda não possui o número total de pessoas afetadas nem o balanço dos prejuízos. Técnicos estão realizando visitas em alguns municípios para dar orientação sobre a correta elaboração da documentação para decretar situação de emergência e também para verificar e avaliar o impacto.
Na última segunda (21), o prefeito Nixon Duarte (PMBD), da cidade de Iaçu, a 287 km de Salvador, decretou estado de calamidade pública. A chuva deixou um rastro de destruição por onde passou - o nível de riachos que cortam a cidade e do rio Paraguaçu subiu. Vinte casas sofreram desabamento e outras trinta foram interditadas. Além disso, 15 km dos trilhos da ferrovia Centro Atlântica foram danificados pela enxurrada. A Cordec aponta o crescimento urbano desordenado dos municípios como um dos motivos dos transtornos em épocas de chuvas, gerando problemas como enchentes, desmoronamentos, alagamentos, entre outros danos que podem causar fatalidades.
Veja abaixo a lista de municípios que acionaram a Defesa Civil:
  • Iaçú
  • Utinga 
  • Wenceslau Guimarães
  • Jaguaquara
  1. Ipiaú
  2. Itaberaba - teve chuva de granizo
  • Jequié 
  • Tancredo Neves 
  • Ibiquera 
  • Ibirataia
  • Riachão do Jacuípe 
  • Itaquara 
  • Caldeirão Grande 

  • Do Correio

Ubatã: Justiça Federal decreta indisponibilidade de bens de Dai da Caixa

MPF diz que prefeito e demais acionados formaram uma quadrilha volta ao desvio de recursos públicos da Prefeitura de Ubatã
Ex-prefeito Dai da Caixa
A Justiça Federal acatou uma Ação Civil Pública por ato de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e decretou a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito de Ubatã, Adailton Ramos Magalhães (PTB), o Dai da Caixa, e de mais quatro pessoas. A quadrilha, como definiu o MPF, montou um esquema, entre 2007 e 2008, para desviar os recursos públicos no âmbito da Prefeitura de Ubatã e lesou o erário em cerca de R$ 4 milhões.

Os recursos desviados eram oriundos do FUNDEB, (com complementação federal), bem como do PNAE e SUS, e a quadrilha foi acusado de fazer uso de peculato, fraude ao caráter competitivo de licitação, falsidade ideológica de notas fiscais e corrupção ativa e passiva. A operação que destrinchou todas as ações da facção foi realizada conjuntamente pelo Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF) e é composta de dezoito volumes.

Segundo denúncia do MPF, após fiscalização in loco da CGU, os réus passaram a emitir notas fiscais falsas, com datas retroativas, para tentar encobrir as subtrações ilícitas de recursos da Prefeitura, que já haviam sido anteriormente realizadas e estavam registradas nos extratos bancários. A farsa da quadrilha, no entanto, foi desmascarada. “Notas fiscais [...] para justificar o escancarado desvio de recursos públicos”, anotou o MPF. O montante bloqueado é de R$ 127.410,25.

INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS COMPROVAM FRAUDES

Além da coleta de documentos e extratos bancários, o MPF, a CGU e a PF também fizeram uso de interceptações telefônicas para destrinchar o modo operacional da quadrilha. Em dado momento de uma gravação telefônica, dois integrantes da quadrilha fazem piada quanto ao fornecimento de alimentação de péssima qualidade para a merenda escolar, a fim de subsidiar o desvio de verba.

Ler mais no Ubatã Notícias

IBIRATAIA: O Rio da Formiga pede socorro

Foto: Bijoi

Lixos são jogados dentro do Rio

Não obstante o matagal existente atualmente no leito do Rio da Formiga que atravessa a cidade de Ibirataia que mais parece um pasto que propriamente um Rio pelo enorme capinzal e sujeira existente, pessoas sem consciência aproveita para jogar objeto do tipo, sacolas plásticas, garrafas peti, pneus, lixo e tantos outros materiais degradando e causando um impacto ambiental negativo.

O prefeito Marcos Aurélio através da secretaria de infra-estrutura do município está realizando a limpeza e desobstrução do leito do Rio da Formiga e aproveita a oportunidade para pedir aos cidadãos ibirataenses evitar jogar qualquer tipo de objeto dentro do Rio, pois isso tem causado historicamente prejuízos para a própria comunidade.

Veja o que preceitua a Constituição Federal em seu art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Portanto, vamos zelar mais de nosso ambiente, pois todos nós necessitamos dele.
Tesouras Notícias 

IBGE atualiza dados territoriais dos municípios

Ibirataia
Foram divulgados nesta quarta-feira (23) os novos valores das áreas territoriais de Estados e Municípios. As dimensões foram aprovadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo de 2010, e publicados no Diário Oficial da União (DOU). A extensão territorial do Brasil aumentou 0,01%. O Brasil possui um território de 8.515.767,049 Km² devido à incorporação do Arquipélago de Abrolhos, que se encontra subordinado ao Município de Caravelas, na Bahia. Essa revisão e regulamentação da extensão territorial brasileira foram realizadas para efeitos de atualização e correção cartográfica. Confira os dados divulgados de alguns municípios da região. IBIRATAIA (294,865 Km²); Ipiaú (267,329 Km²); Ibirapitanga (447,257 Km²); Ubaitaba (178,80 Km²); Gongogi (197,665 Km²); Barra do Rocha (208,352 Km²); Itagibá (788,829 Km²); Jitaúna (218,923 Km²); Jequié (3 227,343 Km²); Itagi (259,190 Km²); Ubatã 268,239 Km².

Com informações do Giro em Ipiaú 

IBIRATAIA: Chuva forte alaga várias ruas da cidade

Foto: Saionara Guimarães
Rua J.J. Seabra - no Centro da cidade
Várias ruas de Ibirataia foram alagadas na tarde desta quinta-feira (24) com uma forte chuva que caiu durante duas horas ininterruptas transformando literalmente algumas ruas em rios. No Centro da cidade, na conhecida Rua J.J Seabra as águas subiram em determinado local mais de um metro de altura. Os moradores passaram por um verdadeiro sufoco, sendo socorrido por amigos e populares para ajudar na retirada das águas de suas residências. Ver Fotos

Na Avenida conhecida como Beira Rio e no Centro Comercial as águas invadiram estabelecimentos comerciais causando prejuízos consideráveis. O Rio da Formiga que passa próximo do local atingido, transbordou, invadindo toda a área comercial e toda a Avenida Mira Rio.

Outro ponto que inundou bastante foi a Nova Ibirataia de Baixo, principalmente as Ruas que ficam próximas do leito do Rio da Formiga. A equipe de servidores municipais, amigos, populares, enfim, todos foram solidários em ajudar na retirada das famílias que estavam ilhadas em suas residências. 

O prefeito Marcos Aurélio,  juntamente com a vice-prefeita Ana Cleia, os Secretários municipais e toda sua equipe  se mobilizaram,  e deram total apoio às famílias desabrigadas, inclusive disponibilizando os próprios públicos do município para abrigar as famílias necessitadas. 

Rua Mira Rio (Foto: Renata Carvalho)
Tesouras Notícias

SECA: Comitê Estadual faz reuniões itinerantes nos territórios atingidos


A partir desta sexta-feira, dia 25, o Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca fará reuniões técnicas nos territórios de identidade atingidos pela seca. Os 36 municípios dos territórios Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá participarão deste primeiro encontro, sediado em Jequié, no receptivo de eventos Buffet Marlene Marinho, das 8h00 às 17h00.
Os membros do comitê, coordenados pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, vão apresentar as medidas de convivência com a seca e receber as demandas de cada prefeito. “Faremos um atendimento direto aos prefeitos. O objetivo é acompanhar a situação dos municípios e otimizar as ações. Será um momento para sanar dúvidas, diagnosticar demandas e dar orientações”, diz Rui Costa.
Fora isso, o encontro itinerante terá uma segunda reunião, também das 8:00 às 17:00h, quando secretários municipais de agricultura, assistência social e infraestrutura terão orientações técnicas das empresas e secretarias estaduais. Eles vão se reunir no auditório Waly Salomão, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 
Assuntos como pendências em documentações para reconhecimento de emergência, distribuição de alimentos, convênios para carro-pipas, crédito emergencial e compra subsidiada de milho pra alimentação animal serão abordados, durante a reunião de orientação entre as equipes técnicas.
Fonte: Comunicação Casa Civil Bahia

IBIRATAIA: Prorrogado o prazo do recadastramento funcional até sexta-feira (25)




ATENÇÃO!


A Prefeitura Municipal de Ibirataia prorrogou para esta sexta-feira (25/01), o prazo para o RECADASTRAMENTO FUNCIONAL dos servidores públicos municipais e será feito exclusivamente na Escola Municipal Eraldo Tinôco.

Fonte: Ascom/PMI