Mostrando postagens de outubro 19, 2012Mostrar tudo

ITABUNA: CONTROLADOR GERAL RECEBE REPRESENTANTES DA COMISSÃO DE TRANSIÇÃO


O controlador geral do município, Antônio Calhau, representando o prefeito Capitão Azevedo recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Administrativo Firmino Alves, membros da comissão de transição do prefeito eleito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB).

No encontro o controlador ressaltou a preocupação do atual prefeito em facilitar o processo de transição para que ela seja feita de forma harmoniosa e democrática a fim de que o futuro prefeito e sua nova equipe possam assumir, a partir do dia 1º. de janeiro de 2013, o comando do município inteirados das atividades administrativas.

“É importante que o prefeito eleito tenha conhecimento de todos os atos administrativos já realizados, os que estão em execução e os que serão encaminhados para que os projetos não sofram processo de descontinuidade, o que não seria bom para a população”, frisou o controlador.

Ele também considerou importante esse primeiro contato com os representantes da comissão de transição definida pelo prefeito eleito, até mesmo para evitar que pessoas não autorizadas possam se apresentar à prefeitura e atrapalhar o processo.

Calhau disse que não existe um padrão estipulando todas as regras para a transição de governo, mas, ressaltou que seguirá a Resolução nº1311/2012 do Tribunal de Contas dos Municípios, que disciplina as providencias a serem adotadas pelos municípios para a transmissão de cargos de prefeito. Ele também disse que se espelha no modelo de transição realizada entre os governos do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva, o qual considerou “transparente e democrático, enfim, um exemplo a ser seguido”.

O controlador adiantou que o atual governo municipal disponibilizará um espaço para acomodar os integrantes da comissão de transição, irá elaborar em conjunto com a comissão uma agenda de visita às secretarias e departamento municipais, além da disponibilização de documentos da administração municipal.

A advogada Cleide Oliveira, da comissão básica, formada por seis integrantes, explicou que haverá subcomissões a serem definidas cujos representantes terão seus nomes repassados à prefeitura, no sentido de facilitar o conhecimento das ações administrativas.

Do Políticos do Sul da Bahia

Ilhéus: Operação prende 12 pessoas com armas e drogas


Imagem ilustrativa Google

Doze pessoas, entre elas um adolescente, foram detidas em Ilhéus, no sul baiano, em uma operação das polícias Civil e Militar. A ação tinha o objetivo de cumprir 29 mandados de busca e apreensão e encontrou armamento de diversos calibres, munições e 1,5 quilo de cocaína, crack e maconha. Segundo o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior da cidade, delegado Irineu Alves Andrade, das 24 pessoas levadas à unidade policial, oito foram autuadas em flagrante, um adolescente apreendido, duas pessoas foram presas em cumprimento a mandados de prisão, duas assinaram termos circunstanciados e as demais ouvidas e liberadas. Quinze armas também foram apreendidas nos endereços onde os cerca de 200 policiais cumpriram mandados. No total, os policiais encontraram ainda 1,4 quilos de maconha, 250 gramas de crack e 100 gramas de cocaína. Todo material apreendido, de acordo com a polícia, será encaminhado para a perícia.

Bahia Notícias

ACM Neto tem 47% e Pelegrino 39%, indica pesquisa Ibope do segundo turno



O candidato ACM Neto (DEM) aparece à frente na primeira pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (19) encomendada TV Bahia, que encomendou a sondagem. Neto tem 47%  das intenções de voto contra 39% de Nelson Pelegrino (PT). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos. Considerando-se somente os votos válidos, sem nulos e brancos, Neto aparece com 54% dos votos e Pelegrino com 46%. No primeiro turno, Neto terminou em primeiro com a diferença de apenas 5596 votos - ele teve 40,17% dos votos,  à frente de Pelegrino, que teve 39,73% dos votos. A pesquisa de hoje aponta que 9% dos eleitores pretendem votar nulo ou em branco e 4% não sabem ou não respondeu. Foram entrevistados 805 eleitores. A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 19 deste mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00544/2012. (Correio)

Wagner admite que prefeito eleito terá acesso aos governos estadual e federal



O governador Jaques Wagner (PT) negou que a prefeitura de Salvador sofrerá algum tipo de perseguição dos governos federal e estadual caso o candidato eleito não seja do seu partido, em entrevista ao programa Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole. O argumento de alinhamento político é utilizado pela campanha de Nelson Pelegrino (PT) e ao de críticas do adversário ACM Neto (DEM) nos últimos debates televisivos.  “Olha, eu acho que o problema da candidatura do DEM em Salvador é que ela é isolada politicamente. Agora, acesso [aos governos federal e estadual] sempre terá, porque a presidente Dilma Rousseff recebe todos os prefeitos de capitais. E é evidente que tem obra em São Paulo [governada pelo PSDB] e não vai deixar, e nem eu vou deixar, de fazer obra em Salvador”, defendeu o petista. O governador destacou a presença da presidente Dilma Rousseff no comício desta sexta-feira (19). “Creio que ela chega muito bem e com a popularidade em alta”, defendeu.

Do Bahia Notícias

IPIAÚ: Secretaria de Ação Social promoveu evento para as crianças


A Secretaria de Ação Social e Desporto promoveu nesta quinta-feira(18) o Projeto Hora de Brincar, realizando um dia comemorativo e festivo para crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), cerca de 100 crianças dos bairros Santa Rita e Sítio do Pica-Pau brincaram na piscina, assistiram apresentações teatrais, participaram de brincadeiras com palhaços e se deliciaram com guloseimas como: churrros, caldo de cana, algodão doce, crepes e doces.
Este evento marcou o compromisso da Prefeitura Municipal de Ipiaú e da Secretaria de Ação Social com os direitos da criança, possibilitando um dia de socialização e brincadeiras em comemoração ao mês da criança. Na ocasião a Secretária Jamille Calheira afirmou “a Secretaria trabalha o ano inteiro promovendo e assegurando os direitos da criança através dos CRAS, do CREAS e do Conselho Tutelar proporcionar este evento em especial é mais um compromisso nosso com a infância, com o lazer, com a cidadania e com os direitos sociais”.
(Giro em Ipiaú)

Debate Band: Prefeituráveis fazem considerações finais


Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Debate Band: Prefeituráveis fazem considerações finais

No último bloco do debate da Band Bahia, nesta quinta-feira (18), os postulantes à prefeitura de Salvador fizeram as suas considerações finais. Por sorteio, ACM Neto (DEM) foi o primeiro a falar. Inicialmente, ele agradeceu aos seus aliados, família e ao eleitor que o ajudou a ficar na frente no primeiro turno. Depois, dirigiu a palavra aos soteropolitanos que votaram nos candidatos que já estão fora da disputa, que votaram nulo ou que não votaram. O democrata pediu que uma nova eleição acontecesse no segundo turno, e pediu uma chance para administrar e colocar em prática seus projetos de campanha. “Escute o seu coração”, apelou o democrata. Pelegrino também agradeceu à sua família e aliados e declarou estar feliz pelo seu crescimento durante toda a campanha. Ele dirigiu-se especialmente às pessoas humildes da cidade, que lhe desejaram sorte durante o primeiro turno. O petista disse ser “apaixonado” por Salvador e destacou a necessidade de um prefeito que governe com participação popular. “Para nós, o Bolsa Família não é uma desculpa em véspera de eleição. Fomos nós que criamos, querem roubar a autoria do presidente Lula”, provocou. O candidato do PT encerrou sua fala com o convite aos eleitores para o comício com a presença da presidente Dilma Rousselff, que acontece nesta sexta (19) em Cajazeiras. 

Do Bahia Notícias