Mostrando postagens de novembro 15, 2011Mostrar tudo

Site divulga fotos de Lupi saindo de avião que teria sido pago por ONG



O empresário Adair Meira, dono de três ONGs financiadas pelo Ministério do Trabalho, contestou ontem as declarações do ministro Carlos Lupi de que os dois não se conheciam. Em tom de desafio, o empresário sustenta que tem “elementos suficientes” para fazer o ministro refrescar a memória. Meira confirmou que “providenciou” o avião que, segundo a revista “Veja”, foi usado por Lupi para fazer visitas ao Maranhão em dezembro de 2009. Em depoimento na Câmara, na quinta-feira passada, Lupi negou qualquer vínculo com Meira.
- Queria contestar essa história do ministro. Eu queria dizer claramente que o ministro está equivocado ou está sem memória. Acho que essas palavras bastam por enquanto: ele está equivocado ou sem memória - disse Meira, ao GLOBO.
Nesta segunda-feira à noite, o site Grajau de Fato, da cidade maranhense de Grajaú, onde nasceu o ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, divulgou fotos atestando que Lupi usou o avião prefixo PT-ONJ. O avião, segundo a revista “Veja”, teria sido alugado pelo dono de uma ONG. No fim de semana, o Ministério do Trabalho divulgou nota negando que Lupi tivesse usado o avião e sustentou que o ministro havia usado em seus deslocamentos no interior do Maranhão, uma outra aeronave.
O dono das ONGs Fundação Pró-Cerrado, Renaspi e Cepros disse que Lupi não poderia, em hipótese alguma, ignorá-lo, como fez na Câmara. Questionado sobre as supostas relações com Meira, Lupi negou qualquer proximidade com o empresário. E até deu a entender que nem sabia qual era o nome dele.
- Não tenho nenhuma relação com... como é o nome?... seu Adair. Posso ter e devo ter encontrado ele (sic) em algum lançamento de convênio. Não sei onde ele mora. Nunca andei em aeronave pessoal dele nem de ninguém - disse Lupi.
- Não quero dizer que o ministro está faltando com a verdade. Mas tenho elementos suficientes para ele lembrar. Ele não pode fazer daquele jeito que ele simplesmente não conhece, como se tivesse algo a temer - disse o empresário.
A Controladoria Geral da União investiga supostas irregularidades das ONGs de Meira com recursos do Trabalho. Em um dos casos, aponta falta de comprovação de despesas de R$ 5 milhões. Meira disse que ajudou a viabilizar o fretamento do avião, mas que não pagou a conta do serviço:
- Eu providenciei (o avião). Fiz o contato porque aquela companhia é de Goiânia.
O empresário não respondeu, no entanto, se viajou no mesmo avião, conforme informou a “Veja”. Meira disse que se certificaria sobre o conteúdo de declarações de Ezequiel e responderia à questão. Mas o empresário confirmou participação na festa de divulgação dos programas do ministério no Maranhão, organizada pela equipe de Lupi.
Ezequiel continua em silêncio. Ele está sendo ameaçado e foi pressionado nos últimos dias para mudar sua versão e desmentir o relato de que Lupi viajou num avião emprestado por Meira.
Nas palavras de dirigentes do PDT, Ezequiel entrou na lista negra da cúpula do partido. Mas, em desabafo com interlocutores, mandou avisar que não voltaria atrás no depoimento dado à “Veja”. Procurado ontem pelo GLOBO, o ex-secretário do Ministério do Trabalho não retornou. Mas, para alguns integrantes do PDT, disse que não mudaria o relato:
- Não vou desmentir. Não estava bêbado. Não estava drogado. Não volto atrás. Posso não falar mais, mas se desmentir agora fico desmoralizado - disse Ezequiel para um interlocutor.
Ele contou que precisou desligar o telefone no domingo, para não receber mais pressão de pedetistas. Por esses relatos, está amedrontado com a pressão que sofre desde sábado, quando foi publicada a notícia de que Lupi teria usado, em viagem oficial ao Maranhão, um avião alugado por Meira. Atualmente, Ezequiel está lotado em cargo comissionado na assessoria técnica da liderança do PDT na Câmara.
Emissários de Lupi teriam pedido para Ezequiel desmentir que o ministro estivesse nos voos do avião alugado por Meira na visita feita a nove municípios do interior do Maranhão. Ontem, Ezequiel contou detalhes para esse interlocutor. Pela sua versão, o ex-governador Jackson Lago (PDT-MA) tentava recuperar espaço político, depois de perder o mandato pela Justiça Eleitoral. E, para ajudar Lago, Lupi marcou uma viagem que incluiria agenda oficial e política em vários municípios.
Como o PDT regional havia alugado uma aeronave Sêneca sem pressurização, rejeitada por Lupi, o ministro teria mandado Ezequiel arrumar um avião mais moderno com Meira. O empresário não apenas cedeu o avião como o acompanhou no trajeto no Maranhão, para se aproximar do ministro e com isso, tentar conseguir convênios. Ao GLOBO, o deputado Weverton Rocha (PDT-MA) disse que Lupi e Lago utilizaram o avião Sêneca, enquanto Ezequiel chegou à cidade de Grajaú no avião King-Air, emprestado por Meira. O Ministério do Trabalho não comentou as declarações de Adair Meira.

A República


Por Profª Valéria Ettinger


Estamos comemorando 122 anos que nos tornamos um Estado capaz de construir sua própria história, mas será que essa liberdade democrática de fato foi absorvida por nossa sociedade?

Para sabermos disso é necessário compreender o que é ser uma república democrática.
Segundo o professor Walber Moura Agra o conceito de republicanismo compreende: a) negação de qualquer tipo de dominação, seja através de relações de escravidão, de relações feudais ou assalariadas; b) defesa e difusão das virtudes cívicas; c) estabelecimento de um Estado de Direito; d) construção de uma democracia participativa; e) incentivo ao autogoverno dos cidadãos; f) implementação de políticas que atenuem a desigualdade social, através da efetivação da isonomia substancial.

Em termos formais e estruturais o art. 1º e o art. 2º da nossa Constituição seguiu direitinho a cartilha do republicanismo, então podemos concluir que formalmente somos um Estado de Direito, Republicano e Democrático. Mas, quando nos reportamos as práticas cívicas e políticas observamos um quadro de total descaso e desconhecimento aos preceitos da nossa carta magna.

Jamais poderemos construir uma sociedade livre, justa e solidária se ainda estamos dependentes de uma política internacional, baseada em uma oscilação financeira de um mercado de capitais que impõe uma quebra nos benefícios sociais em prol do lucro e dos resultados e que nos mantêm escravos do consumismo.

Jamais poderemos garantir o desenvolvimento nacional se as políticas públicas são setoriais e beneficiam em primeiro plano o eixo sudeste – sul, potencializando, ainda mais, as assimetrias no sistema federativo. Se assim não fosse, porque não ter escolhido, por exemplo, um estádio no nordeste ou norte do país para iniciar e terminar a copa de 2014? No entanto, venceu a cidade de São Paulo, onde o lobby do futebol é mais forte em cifras. Também, não podemos reclamar, valorizamos mais os times deles do que os nossos...

Jamais poderemos erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais se não ampliarmos o foco para uma melhoria na educação, não no sentido do ensino, pois o nosso é um dos mais avançados, precisamos sim de boas estruturas escolares e de uma valorização do trabalho dos docentes. Hoje temos um grande índice de professores doentes e desestimulados, pois a proporção da cobrança e da culpa pelos índices negativos é absolutamente superior as políticas remuneratórias e compensatórias.

Clique Aqui  e leia mais

Várias cidades baianas realizam Marcha Contra a Corrupção




Manifestantes de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Alagoinhas irão se mobilizar nesta terça-feira (15), feriado de Proclamação da República, na terceira edição da Marcha Contra a Corrupção, que acontecerá também em outras 33 cidades do país. O objetivo dos encontros é conscientizar a população na luta pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, pelo voto aberto no Congresso, pelo fim da impunidade, entre outras reivindicações.
Os organizadores pretendem repetir os protestos realizados em 7 de setembro e 12 de outubro, quando levaram mais de 20 mil pessoas às ruas. Como nas edições anteriores, as marchas deste feriado foram organizadas principalmente por meio das redes sociais na internet e contam com o apoio de diversas entidades e organizações.
Entre os principais apoiadores estão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Em Salvador, a concentração acontecerá no Campo Grande; Já em Feira, a marcha inicia no Cruzamento da Av. Getúlio Vargas com a Avenida Maria Quitéria; Em Conquista, o ponto de encontro é Praça Barão do Rio Branco, enquanto os indignados de Alagoinhas se mobilizam no Estádio Antônio Carneiro (Carneirão), sempre às 14h.
( Bahia Notícias )

15 de Novembro: Proclamação da República do Brasil


Marechal Deodoro, primeiro presidente do Brasil


A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.


A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira. (Wikipedia)

Inscrições para concurso do TSE começa no próximo dia 30




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou nesta segunda-feira (14), o edital de abertura do concurso público para o provimento de pessoal para o órgão. Os cargos oferecidos são de Técnico Judiciário (nível médio), com salário de R$ 4.052,96 e Analista Judiciário (bacharel ou licenciatura plena), com salário de R$ 6.611,39. As vagas ofertadas são para diversas áreas de formação.
As inscrições começam no próximo dia 30 e terminam no dia 5 de dezembro e podem ser feitas pelo site da Consulplan, responsável pela elaboração do concurso. As taxas de inscrição são de R$ 72 para analista e R$55 para técninco. A data de aplicação da prova, provavelmente, acontecerá no dia 12 de fevereiro do próximo ano, e acontecerão em dois turnos, permitindo que os candidatos de nível superior participem dos dois processos seletivos. Os cargos são para cadastro de reserva para suprir oportunidades disponíveis ou criadas após homologação do concurso.

Fonte: Bahia Notícias

ANIVERSARIANTES DO DIA


O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje 15/11 os aniversariantes Ravi Machado, Pr. Lindoelson Santana, Ana Karla Silva, Gilmar Souza e Paulo Arraes, desejando-lhes muita paz, saúde, sucesso e realizações. Que Deus proteja todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.



O QUE SE COMEMORA HOJE?

Foto: Google


Dia da Proclamação da República

Não houve um só tiro que pudesse revelar que se tratava de um golpe e não de um desfile. Se disparos ecoassem (de fato, houve dois, mas ninguém os escutou), talvez aqueles 600 soldados percebessem que não estavam ali para participar de uma manobra, mas para derrubar um regime. Na verdade, vários militares ali presentes sabiam que estavam participando de uma quartelada. Mesmo os que pensavam assim achavam que quem estava caindo era o primeiro-ministro de Ouro Preto. Jamais o imperador D. Pedro II - muito menos a monarquia que ele representava.

Dezesseis presos fogem de Conjunto Penal em Jequié



Dezesseis detentos fugiram do Conjunto Penal de Jequié, a 358 km de Salvador, na madrugada desta segunda-feira (14). Segundo informações de Ailton Ferreira, coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), os presos utilizaram uma corda feita de lençóis, conhecida como "tereza", para pular o muro da instituição.

"O Conjunto Penal de Jequié, que tem a capacidade para 410 presos, está, hoje, com mais de 600 internos. A estrutura deficitária acaba facilitando a fuga, de certa forma", explicou o coordenador do Sinspeb.

Durante os plantões na unidade, apenas oito servidores trabalham nas madrugadas. "Somados a todos os outros problemas, o efetivos dos agentes tem uma disparidade muito grande com relação ao dos internos", afirmou Ailton.

Até o momento nenhum dos 16 fugitivos foi recapturado. A 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Jequié, foi procurada pelo Correio24horas para comentar a fuga, mas não foi encontrada.

IBIRATAIA: IGREJA BATISTA BETÂNIA INAUGURA SEDE DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO


Por Gilson de Oliveira



Dia 13 de Novembro ficou marcado nos anais da história de Ibirataia e para o Ministério Internacional Betânia, data em que foi inaugurado a Sede Própra do Centro de Recuperação Betânia - CRB, localizado na Fazenda Brasileira, Rodovia Ibirataia/Três Barras/BR 101, Km 4.

Localizado numa área nobre e de excelência, o CRB que cuida em recuperar pessoas portadoras de dependência química em drogas, álcool e outros vícios que assolam adolescentes, jovens e adultos, tem sido um referencial no município de Ibirataia, que funcionou provisoriamente na Fazenda Santa Helena do Sr. Joviniano Batista de Santana durante quatro anos. O apóstolo Gildo Farias, agradeceu aos familiares da família Batista/Santana por emprestar a sede de sua fazenda para instalação do CRB.

Em relatório sucinto apresentado pelo Capelão do Centro de Recuperação, o Sr. Adalberto, onde relatou que mais de trezentas pessoas já passaram por lá, sendo que destas, sessenta e cinco pessoas foram completamente recuperadas e são exemplo de homens e estão prestando serviços à sociedade, grandes profissionais.

No momento de gratidão e honra dirigido pelo Pr. Hipólito (presidente do CRB), foi prestado um reconhecimento especial ao casal Marco Aurélio e a senhora Diva que de modo gentil e sensível fez a doação de uma área considerada nobre de aproximadamente 6 ha para a construção do CENTRO DE RECUPERAÇÃO BETÂNIA – CRB, conforme dito pelo pastor, a materialização de um sonho. Foram também homenageados o administrador do CRB – Jan Muniz, o Capelão Adalberto, dentre outros.

Finalizando o evento com um ato profético, foi feito um grande círculo em volta da Sede, simbolizando a inauguração e tomada de posse de território. O Apóstolo Gildo celebrou uma oração de agradecimento e reconhecimento a Deus, e, com o toque do Shofar anunciando uma nova vitória, uma nova conquista e com salto de júbilo, alegria e gratidão pelos irmãos presentes foi encerrado a inauguração.



Clique Aqui e veja mais Fotos