Mostrando postagens de agosto 29, 2011Mostrar tudo

QUAL O PROBLEMA DA POLÍTICA?

Em resposta a um artigo da professora universitária e prima Valéria Ettinger, em que foi mencionado o meu nome, gostaria de tecer alguns comentários:
Luiz Tinôco Filho
Palavras tão serenas, sensatas e equilibradas só poderia mesmo sair da sua vasta inteligência.
É vero, no seu primeiro parágrafo você pergunta: "Mas, será Luizinho que o povo sabe o que é política"?
Devo confessar-lhe que não, não sabem, o povo continua sendo essa massa de manobra desses abutres canalhas e inescrupulosos que não cansam de enriquecerem ilicitamente e que só entram na política com o único e firme propósito de roubar, corromper, extrair, extorquir, dilapidar o patrimônio dos brasileiros.
Não me diga que estou cético, estou sim e muito, não acredito mais em políticos, os sonhos estão acabando, se exaurindo, não há mais razão para sorrir; acreditar; para crer que podemos viver num país mais igualitário, socialmente justo, onde às condições humanas plenas e democráticas sejam exercidas com transparência e dignidade e, que qualquer pessoa por mais desprovida de bens materiais possa ter seus direitos assegurados como está escrito legitimamente em nossa Constituição Federal.
Lembro-me que na época do Regime Militar, na época do meu ginásio, sei lá, acho que hoje é "Ensino Fundamental", nós tínhamos duas matérias importantes e que nos davam um suporte de cidadania e política bem maiores, E.M.C (Educação Moral e Cívica), e O.S.P.B (Organização Social e Política do Brasil), nós éramos mais atuantes, importavam-nos com às questões nacionais, mesmo no período militar a corrupção não era tão avassaladora e endêmica como agora, e o que vemos nas pessoas, que fatores nos levam a sermos tão medíocres, tacanhos e mesquinhos que não conseguimos nos indignar com tanto roubalheira assim?  
A educação pública nos Brasil é uma miséria, a exceção de algumas universidades federal, efetivamente não existe, às escolas privadas são um pouco melhores, mas também carecem de adequações, não adianta você expandir faculdades, criar campus e novos cursos, novas universidades se você não tem vertentes básicos e cruciais para criação de um "Curso Universtário": Extensão; Promoção e Controle da Qualidade; Avaliação Permanente; Padronização de Procedimentos e sua Implantação Prática; Laboratórios de Informática, Recursos Humanos, etc..,
Enfim, eu passaria o dia inteiro aqui argumentando dentro da minha ótica tais desmandos,
mas também vejo com muita tristeza que o povo tá pouco se lixando para alguma mudança, ninguém reivindica absolutamente nada, muitas vezes eu vejo pessoas humildes e até de classe média dando entrevistas nos meios de comunicação comentando algum assunto pertinente, mas sequer conseguem indignar-se diante do problema, todos, praticamente todos sem exceção apelam a Deus, como se Deus pudesse resolver tudo, mas ninguém fala de um vereador, um deputado, um governador que são legítimos representantes e que poderiam perfeitamente minimizar tais situações, por exemplo: Você viu o dinheiro que o Governo Federal mandou para a "Região Serrana", das enchentes do início do ano no Rio de Janeiro em torno de 100 milhões e que praticamente foi todo desviado e, que ninguém, absolutamente ninguém fez alguma coisa, toda obra pública neste país é superfaturada e nós não fazemos nada, o Ministério Público Federal não faz absolutamente nada, o T.C.U até que investiga, vai lá, multa, bloqueia verbas, mas sempre aparece algum espertalhão que consegue liberar, aí chega uma hora que você não aguenta mais, perde o tesão, fica sem disposição porque não há mobilização, não há pacto da sociedade organizada, das entidades de classes, dos sindicatos, estão todos comprados e a serviço do PT, a exemplo da UNE que recentemente ganhou no Rio de Janeiro um imóvel de mais de 50 milhões de reais, resta-nos usar às redes sociais, mobilizar pessoas para ocupar as ruas novamentes e deflagrar movimentos contínuos.
O que podemos esperar do futuro dos nossos filhos e netos nesse país sem consciência e cidadania?
Em todos os países o povo vai a rua, os estudantes trocam insultos com a polícia e o governo, aqui os hérois são cantores, jogadores de futebol, apresentadores de televisão que muitas vezes usufrui de benesses públicas e políticas, políticos cassados, de ficha suja, que enriqueceram a custa do suor do trabalhador.
Então, às pessoas poderiam perfeitamente discutir e assimilar melhor a política na acepção da palavra, entender para melhor compreender, mas é preciso interesse, co-participação, vontade, anseio, sonhos, nem só de pagode e futebol podemos viver, como bem disse Cazuza: "Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder".

Luiz Tinoco de Miranda Filho
Administrador e Empresário

Salvador-Ba


RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA (29)

Campeonato Português
Fase única
3ª rodada
Nacional da Madeira 0 x 2 Benfica
Vitória de Setúbal 0 x 1 Braga

Campeonato Espanhol
Fase única
2ª rodada
Barcelona 5 x 0 Villarreal

PROTESTO CONTRA LIMITAÇÕES NO PLANSERV EM TODA A BAHIA

Uma mobilização dos trabalhadores do Estado em protesto às limitações no uso do plano de saúde Planserv deverá alcançar o interior da Bahia nesta terça e quarta-feira (30 e 31).
O objetivo é pressionar os deputados a votarem contra o projeto do governo baiano que altera as regras do Planserv. A votação será na próxima quarta-feira.
A proposta limita o número de atendimentos de urgência dos servidores que utilizam o Planserv como plano de saúde. O projeto prevê ainda o aumento da contribuição do servidor à rede assistencial em até 45,93%.
Em Itabuna, o ato está sendo organizado pela Associação dos Professores de Itabuna (API/APLB-Sindicato).

QUAL O PROBLEMA DA POLÍTICA?

 
"Os nossos políticos, ao serem alçados à condição de representantes, esquecem-se de que são procuradores de interesse alheio".

Meu primo Luiz Tinoco escreveu a seguinte frase no facebook: “o problema dos que não gostam de política, é que são governados pelos que gostam”. Mas Luizinho, será que o povo sabe o que é política?

Política no seu sentido lato é a busca do consenso como meio para viver harmonicamente em coletividade. Então, exercitamos a política em todos os segmentos de nossas vidas, por sermos seres sociais. E somos os responsáveis pela máquina que promove o consenso, tanto na condição de representantes quanto na de representados, que é o exercício pleno da democracia. Assim, política só existe no regime democrático.

Todavia, a sociedade aprendeu que a política foi feita para os políticos e só a eles foi dado a obrigação de exercê-la. Mas os nossos políticos, ao serem alçados à condição de representantes, esquecem-se de que são procuradores de interesse alheio e passam a utilizar a política para a realização de interesse próprio, bem como para a manutenção no poder. O distanciamento dos cidadãos da esfera pública fortalece a monopolização da política e os desmandos decorrentes dos acessos que ela proporciona.

A partir daí começa o jogo do vale tudo. Nada é proibido para manter-se invicto. Como alianças de supostos inimigos, benefícios, honras e dignidades aos mais fortes, promessas futuras e acessos facilitados. E o jogo da política deixa de ser a busca pela harmonia coletiva para transformar-se no melhor caminho para ter poder.

É triste saber que a política se transformou no meio mais sórdido do homem exercer o seu egoísmo e sua ambição, enquanto os destinatários da política ficam alijados dos seus direitos e impedidos de serem de fato os verdadeiros titulares do poder. O mais triste é ler a conclusão a que chegou o arquiteto Oscar Niemeyer: “Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como penico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de Avião e sim de Camburão…” Só discordo de uma coisa: o pronome deveria ser nós e não vocês, caro mestre.

Valéria Ettinger é professora universitária.

Fonte: Pimenta na Moqueca

ANIVERSARIANTES DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje 29/08, os amigos Giusppe Petale, Marcel Moraes e Carla dos Santos, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que o nosso grande Deus proteja todos vocês concedendo muitas felicidades neste dia e sempre. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.

Giuseppe Petale

Marcell Moraes

Carla dos Santos

OPOSIÇÃO UNIDA

Os líderes oposicionistas da Bahia estão afinando o discurso no sentido de haver uma candidatura consensual na Capital do Estado.

Antes esses mesmos partidos entendiam que cada agremiação deveria lançar seus próprios candidatos. Agora pensam que para poder enfrentar as forças governistas o ideal é estarem unidos em torno de uma só candidatura.

Sabiamente todos entendem que para vencerem é preciso estar unidos, pois a divisão só irá favorecer ao candidato da situação.

As lideranças políticas do DEM, PSDB e PMDB buscam um programa de governo único que possa agregar os diversos interesses partidários para que possam marchar juntos na próxima eleição.
O PPS e o PR também participam dessa discussão.

A possibilidade de estes cinco partidos saírem juntos desde o primeiro turno é grande.
A tendência é que essa união se reproduza por todo o Estado da Bahia.

Redação Tesouras Notícias

IBIRATAIA VENCE DE GOLEADA À SELEÇÃO DE ITUBERÁ


A Seleção de Ibirataia em seu penúltimo jogo pela primeira fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador 2011, venceu de goleada a Seleção de Ituberá neste domingo (28) no Estádio O Tesourão pelo placar de 6X1.
Com este resultado a Seleção de Ibirataia passa a ser a segunda colocada no grupo, tendo em vista a derrota da Seleção de Ipiaú 1 X 2 Seleção de Itagibá.
A Seleção de Ituberá mesmo sem chance de classificação e com alguns problemas atuou bem dentro de campo, procurando jogar com a finalidade de vencer a Seleção de Ibirataia.

A Seleção anfitriã logo no primeiro tempo conseguiu balançar 3 vezes a rede da Seleção adversária, fora diversas oportunidades de gols desperdiçados.
O Técnico Jan Muniz fez algumas alterações no segundo tempo de jogo, onde a Seleção de Ibirataia conseguiu ampliar o placar para 6x1.
A partida comandada pelo Árbitro Davi Sande Couto, transcorreu dentro da normalidade.
O próximo jogo da Seleção de Ibirataia será no dia 04/09, encerrando a primeira fase do certame contra a Seleção de Ipiaú, onde um simples empate leva o selecionado de Ibirataia para a próxima fase do campeonato.
FICHA TÉCNICA:
IBIRATAIA: 1-Jaquinho, 2-Rafael, 3-Ramon, 4-Dim, 5-Diego, 6-Gazinho, 7-Draid, 8-Gazinho Mosquito, 9-Patrício, 10-Marcones, 11-Ismael.
SUPLENTES: 12-Liro, 13-Rafael Ubatã, 14-Filipe, 15-Adriano, 16-Cássio, 17-Lucas Pankoso, 18-Kekeu.
GOLS: Marcones (1), Ismael (1), Gazinho Mosquito (2), Adriano (1) e Cassio (1) - Total 6 gols.
TÉCNICO - Jan Muniz.

ITUBERÁ: 1-Fábio, 2-Darlan, 3-Fábio Garcio, 4-Damião Silva, 5-Igor, 6-Jailton, 7-Bruno, 8-Bruno Bonfim, 9-Ugton, 10-Tetéu, 11-Augusto Mulambão
SUPLENTES: 15-Luiz, 17-Nadson
GOL: Augusto Mulambão
TÉCNICO: Gilberto

ARBITRAGEM:
ÁRBITRO - Davi Sande Couto - FBF/JEQUIÉ
AUXILIARES: Arnaldo Cardoso dos Santos - FBF/GONGOGI e Luciano Souza Santos - FBF/COARACI.
4º ÁRBITRO - Jeovane Brandão dos Santos - FBF/IBIRATAIA

SELEÇÃO DE IBIRATAIA 6X1 SELEÇÃO DE ITUBERÁ - FOTOS

Veja fotos da Seleção de Ibirataia X Seleção de Ituberá neste domingo 28/08, no Estádio O Tesourão.





RESULTADOS DA 5ª RODADA DO CAMPEONATO INTERMUNICIPAL 2011


A 5ª rodada do Intermunicipal foi realizada neste domingo (29). Seguem os resultados dos 32 jogos, nos quais foram marcados 84 gols:

Biritinga 3×3 Santaluz
Paulo Afonso 0×0 Araci
Inhambupe 0×5 Crisópolis
Serrinha 0×1 Valente
Araçás 0×0 Alagoinhas
Mata de São João 1×1 Simões Filho
Feira de Santana 1×1 Cachoeira
São Gonçalo dos Campos 0×3 São Francisco do Conde
Maragogipe 2×3 Castro Alves
Governador Mangabeira 2×2 Salinas da Margarida
Laje 4×3 Valença
Amargosa 1×0 Santo Antônio de Jesus
Jaguaquara 0×0 Jitaúna
Itiruçu 1×2 Jequié
Ibirataia 6×1 Ituberá
Itagibá 2×1 Ipiaú
Itororó 3×1 Itabuna
Firmino Alves 1×3 Ibicaraí
Condeúba 2×0 Belo Campo
Itapetinga 3×0 Itambé
Livramento de Nossa Senhora 0×0 Macaúbas
Irecê 3×0 Riacho de Santana
Barreiras 3×0 Barra
Luís Eduardo Magalhães 2×1 São Desidério
Gongogí 1×2 Coaraci
Itapitanga 2×0 Ubaitaba
Mascote 0×0 Camacan
São José da Vitória 1×2 Ilhéus
Eunápolis 0×1 Canavieiras
Porto Seguro 1×0 Belmonte
Medeiros Neto 0×3 Itamaraju
Prado 1×0 Itabela

O QUE SE COMEMORA HOJE?

Dia do Combate ao Fumo

O cigarro mata, anualmente, mais do que AIDS, álcool, cocaína, heroína, acidentes de trânsito e suicídios juntos. Um único cigarro contém 4.720 venenos e 70 substâncias cancerígenas. O cigarro mata uma pessoa a cada 8 segundos no mundo. Mata 10 mil pessoas todos os dias. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não-fumantes.

MANCHETES DOS JORNAIS

NACIONAIS

A Tarde
Implosão da Fonte Nova completa um ano nesta segunda-feira

Correio da Bahia
Homem é assassinado a tiros dentro de um táxi na Graça

Tribuna da Bahia
126 mil segurados começam a receber avisos

O Globo
Bonde de Santa Teresa tinha peça presa com arame

Folha de São Paulo
Palmeiras vence de virada, mas Corinthians mantém liderança

O Estado de São Paulo
Técnico do Vasco sofre AVC; estado de saúde é considerado gravíssimo

Jornal do Brasil
Ricardo Gomes sofre AVC e está internado em estado grave

Correio Braziliense
Caos nos aeroportos americanos deve continuar

Jornal do Commercio
Trecho da Domingos Ferreira terá três faixas interditadas por 15 dias

Estado de Minas
Atirador deixa quatro pessoas feridas em BH

Zero Hora
Semana tem chuva forte, risco de temporal e nova onda de frio

BBC Brasil
Tempestade ainda traz riscos, diz Obama

INTERNACIONAIS

The New York Times
Morte de homem negro desencadeia reflexão sobre racismo nos EUA

El País
Adversários republicanos de Obama veem a política sob prisma do fundamentalismo cristão

ESPORTIVOS

Placar
Verdão vira contra o líder Corinthians em Presidente Prudente

Lance
Muito nervosismo e nada de gols no Fla x Vasco

Gazeta Esportiva
Ricardo Gomes sofre AVC e estado é grave

Jornal dos Sports
Felipe e juíz mantêm Vasco e Flamengo iguais

Jornal Marca
Clássico sem gols não ajuda ninguém

HORÓSCOPO DO DIA

ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Bom momento para dar mais atenção à saúde e às atividades de rotina. Não meça esforços nem boa vontade para atingir as suas metas. Júpiter garante que o seu progresso material estará em destaque.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
Agarre a chance de se dedicar a uma atividade com a qual se identifica. Tudo que envolva o universo feminino, a beleza, a estética e o entretenimento será especialmente favorecido. Você terá a sensação de que o universo conspira a seu favor.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Disciplina, organização e atenção aos detalhes vão ajudá-lo(a) a chegar aonde quer. Cuidados com a sua imagem pessoal também serão bem-vindos.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Sua expressão verbal estará em alta. Terá sucesso em campanhas publicitárias, vendas, divulgação e ensino. Com tato e diplomacia você conseguirá alargar os seus horizontes.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Há boas chances de faturar e organizar sua vida financeira neste momento. Portando-se de forma generosa, poderá multiplicará seus ganhos. Mantenha um certo mistério sobre a sua intimidade.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
Use e abuse do seu poder de encantamento e será o centro das atenções. Trabalho que envolva viagem, deslocamentos e divulgação terá ajuda especial das estrelas.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
Fazer planos mais humildes e ficar rigorosamente dentro do que foi planejado vai ajudá-lo(a) a manter a situação sob controle. Terá sucesso em tudo que envolva pesquisa e sigilo profissional.

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
O dia de hoje favorece particularmente as relações de amizade e o convívio social. Esta é uma fase de melhoria no que diz respeito ao entendimento com clientes, colegas e familiares.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Este é o momento de dar mais atenção aos assuntos profissionais. Você poderá fazer bons negócios a partir de agora e estabelecer contatos com gente de prestígio. Aproveite!

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
Os estudos, concursos e tudo que traga estímulo mental será favorecido nesta fase. Você esbanjará diplomacia e capacidade de compreender os outros.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
Tudo o que envolva pesquisas, mistério e investigação será favorecido neste dia. O astral também revela uma predisposição para aceitar as mudanças radicais, seja na sua vida íntima, familiar ou sentimental. Transformações serão bem-vindas!

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
As parcerias, alianças e associações contam com o favorecimento das estrelas. Deixe a sua individualidade de lado no trabalho e tudo correrá bem.