Mostrando postagens de junho 5, 2011Mostrar tudo

PINHEIRO ENFRENTA COBRANÇAS DE PETISTAS

Senador Walter Pinheiro diz que discorda de alguns
pontos do projeto de lei anti-homofobia

A participação do senador Walter Pinheiro na Marcha pela Família, que se posicionou contra a aprovação do Projeto de Lei 122/06, que criminaliza a homofobia no País, na semana passada em Brasília, colocou o petista numa “saia justa” perante os setores LGBT do partido.
Antes do evento, a setorial LGBT petista divulgou uma nota oficial em que considerou  “um equívoco” a participação do senador, que faz parte da bancada evangélica no Congresso, na marcha religiosa. “Manifestar-se contrário a uma lei que visa punir tais crimes é o mesmo que manifestar apoio a essas manifestações, e isso contribui para uma sociedade ainda mais homofóbica e discriminatória”, afirmaram os petistas LGBTs na nota oficial.
A participação do senador no evento também foi vista com estranhamento por parlamentares petistas ligados à defesa dos homossexuais. A vereadora Vânia Galvão destacou que o partido sempre defendeu o direito à diversidade sexual.  “Acho lamentável que ele (Pinheiro) tenha esta posição. Entendo que homofobia representa um ódio,  uma demonstração de intolerância de respeito aos direitos humanos e precisa ser combatida”, argumenta. 
 

Leia Mais>http://www.atardeonline.com.br/politica/noticia.jsf?id=5731630

MULHER É ARREMESSADA DE VEÍCULO EM CAPOTAMENTO NO MUNICÍPIO DE CAMACAN


No veiculo estavam outras cinco pessoas que tiveram ferimentos leves e foram levados para o hospital municipal da cidade

Flávia Gomes Amancio, de 27 anos, morreu após ser arremessada para fora do veículo em um acidente ocorrido neste domingo (5), na rodovia que liga os municípios de Camacan a Pau Brasil, no sul da Bahia, próximo a Rodoviária de Camacan. O Fiat Pálio branco conduzido por Romildo Soares Oliveira, de 21 anos, capotou e caiu numa ribanceira.
Segundo a polícia, as vítimas retornavam de uma festa no distrito de Panelinha. No veiculo estavam outras cinco pessoas que tiveram ferimentos leves e foram levados para o hospital municipal da cidade.
O motorista, que apresentou sinais de embriaguez, está detido na delegacia de Camacan aguardando o delegado para prestar depoimento. 
O corpo de Flávia foi levado para o Departamento de Polícia Técnica, em Itabuna.
Fonte: Corrreio 

CÓDIGO FLORESTAL: AMBIENTALISTAS E ESTUDIOSOS TEMEM DEVASTAÇÃO

Aprovado pela Câmara Federal na última semana de maio, o novo Código Florestal deve ser votado no Senado ainda esta semana. O relator do projeto, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), garantiu que não haverá alterações e que 98% do código está aprovado.
Enquanto tudo parece caminhar a favor da aprovação, uma gama de ambientalistas e cientistas brasileiros teme que o novo código provoque um retrocesso na política ambiental brasileira.
A esperança desse grupo é que a presidente Dilma Roussef vete o novo código ou, pelo menos, não permita a diminuição de área de preservação permanente (APP) e a anistia dos desmatadores que respondem a processos e pagam multas, pontos polêmicos do novo código. 
“Nós ainda temos esperança de que o novo código não se torne lei, como está sendo proposto. Vamos cobrar da presidente, pois ela se  comprometeu, nas eleições, a não aprovar diminuição de APPs e a anistia para quem desmatou áreas verdes”,  afirma o coordenador-executivo do Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba), Renato Cunha.
Na lista dos pontos polêmicos, alguns foram incluídos pelo relator sem o consentimento do governo, como  a obrigação dos estados de criar  seus programas de regularização ambiental. Além disso,  o novo código tira da ilegalidade 95% das propriedades rurais do País, já que permitirá o uso de áreas de reserva legal e de proteção permanente para atividades consideradas de utilidade pública, interesse social e baixo impacto ambiental. “Será um retrocesso muito grande na política florestal brasileira. O que está para ser aprovado é um código muito mais agrícola do que florestal”, opina o ambientalista.
Leia Mais>http://www.atardeonline.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5731642 

PORTUGAL: OPOSIÇÃO CONSERVADORA VENCE ELEIÇÕES

A apuração provisória das eleições legislativas realizadas em Portugal, neste domingo, aponta para uma vitória acachapante da oposição conservadora, com mais de 40% dos votos. Até as 17h (horário de Brasília), com 53% das urnas apuradas, O Partido Social Democrata (PSD) já contabilizava 43% dos votos, contra 29% do governante Partido Socialista (PS) e 11% da chapa Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP). Os comunistas não chegaram aos 6% e o Bloco de Esquerda aos 4%. O país ibérico enfrenta a pior crise econômica em seus 30 anos de democracia.

Fonte: Bahia Notícias 

TESOURAS NOTÍCIAS CUMPRINDO SUA FUNÇÃO SOCIAL COM O MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

“Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:
AGUA
·         Escovando os dentes – desligue a água enquanto faz a escovação.
·         Lavando a louça – desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
·         Tomando banho – nada de banhos muito longos e quando estiver ensaboando, desligue a torneira.
ENERGIA
·         Desligue as luzes – ao sair do seu quarto, sala ou cozinha. Não esqueça de apagar as luzes.
·         Desligue aparelhos eletrônicos – não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
·         Ar condicionado – utilize com moderação!
·         Lavando roupa suja – dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
·         Passando roupa – também dedique dias da semana para passar roupa, evitando assim, o liga e desliga.
LIXO
·         Coleta seletiva – tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.
TRANSPORTES
As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
·         A caminho da escola – Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo, melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!”

O QUE SE COMEMORA HOJE?

Hoje dia 5 de junho, comemora-se o DIA DA ECOLOGIA e o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, de 1972, para marcar a abertura da 1a Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Na mesma ocasião, outra resolução criou também a UNEP - o Programa da ONU para o Meio Ambiente.


MULHERES PRESAS COM DROGA EM VENTILADORES

Duas mulheres foram presas em flagrante neste sábado (4) após tentativa de entrar no complexo prisional da Mata Escura, em Salvador, com drogas escondidas em ventiladores. No momento da vistoria, agentes penitenciários encontraram pedras de crack e cocaína, com valor estimado de R$ 4 mil, dentro do tubo central dos aparelhos. Ana Carla Silva dos Santos, 21 anos, e Dilceia Ramos Alves, 50, foram encaminhadas à delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). A droga seria entregue aos companheiros das acusadas, que estão presos no local.
Informações do jornal A Tarde.

CÂMARA APROVA VESTIBULAR GRÁTIS A ALUNO DE REDE PÚBLICA


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou dia 02/06, em caráter conclusivo, proposta que isenta alunos de escola pública da taxa de inscrição no vestibular das instituições federais. A regra também contempla os alunos que tenham recebido bolsa integral em escola particular durante o ensino médio.
Em ambos os casos, os candidatos devem comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A proposta será encaminhada para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo plenário. O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao Projeto de Lei 176/07, do deputado Fábio Souto (DEM-BA)
Fonte: Agência Estado