Mostrando postagens de janeiro 23, 2017Mostrar tudo

Desemprego ampliado no Brasil é quase o dobro da taxa oficial



A deterioração do mercado de trabalho no Brasil é muito mais profunda do que indicam as pesquisas tradicionais. Segundo estudo comparativo do banco Credit Suisse, o Brasil está entre os recordistas globais do chamado desemprego ampliado. O levantamento indica que o Brasil tem a sexta maior taxa de desemprego ampliado entre 31 países desenvolvidos e emergentes que foram avaliados. Em síntese, a taxa de desemprego tradicional considera apenas quem procura trabalho e não encontra. A taxa de desemprego ampliada usa uma métrica mais complexa: inclui quem faz bico por falta de opção e trabalha menos do que poderia ou desistiu de procurar trabalho - sofre do chamado "desalento". De acordo com os dados mais recentes, do terceiro trimestre de 2016, a taxa de desemprego ampliada do Brasil bateu em 21,2% - quase o dobro do desemprego oficial, que nesse período alcançou 11,8%. Por esse critério, perto de 23 milhões de brasileiros estariam desempregados ou subutilizados. Numa comparação internacional, a taxa de desemprego ampliado do Brasil está bem acima da média dos países analisados, que é de 16,1%. Também fica acima da taxa de países com renda comparável a do Brasil, como México (18,3%) e Turquia (15,9%). O Brasil está atrás apenas de países profundamente afetados pela crise internacional: Grécia (o recordista, com 31,2% de desemprego ampliado), Espanha (29,75%), Itália (24,6%), Croácia (24,6%) e Chipre (23,8%).

Estratégia de controle da febre amarela será discutida com prefeitos nesta terça



O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se reunirá com técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, prefeitos e secretários municipais de saúde de 67 municípios nesta terça-feira (24) para debater estratégias de controle a febre amarela. O encontro, que acontece em virtude dos recentes óbitos registrados em São Paulo, Goiás e Minas Gerais ligados à doença, será realizado no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a partir das 14h. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a vacinação nestes municípios localizados a oeste, sudoeste e extremo sul baiano fora intensificada após uma recomendação emitida pela Vigilância Epidemiológica do Estado na semana passada. Dos 67 municípios, 45 estão localizados na área de risco para transmissão da febre amarela silvestre. Já as outras 22 cidades apresentam grande circulação de pessoas vindas do estado de Minas Gerais, estado que confirmou 25 mortes suspeitas da doença na última sexta-feira (20).

Dois PMs são mortos a tiros durante tentativa de assalto a banco em Bom Jesus da Lapa

Veículos queimados foram usados pelos bandidos para bloquear as saídas da cidade
Dois policiais militares foram mortos a tiros, e um ficou ferido, durante um ataque de cerca de 20 homens ao município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, na noite de domingo (22). Segundo informações da polícia, o grupo invadiu a cidade com objetivo de explodir caixas eletrônicos. Um dos suspeitos morreu. Ainda de acordo com a PM, por volta das 23h, houve tentativas de explosões em duas agências. A Polícia Militar (PM) impediu os bandidos e uma troca de tiros foi iniciada na cidade. Nesse momento, bandidos que estavam espalhados em outros pontos da cidade começaram a disparar tiros para o alto. Alguns imóveis foram atingidos, mas nenhum morador ficou ferido.
Policias foram mortos na madrugada desta segunda-feira, 23 (Foto: Bahia no ar)
Durante a perseguição aos bandidos, a polícia encontrou um carro abandonado carregado de explosivos, armas e munições. Outros carros foram queimados pelo grupo e utilizados para bloquear as estradas que dão acesso a cidade, com objetivo de atrasar a ação da polícia. As rondas em busca dos suspeitos continuam na manhã desta segunda-feira (23). A PM calcula que toda ação dos bandidos durou cerca de 30 minutos. Os corpos dos policiais mortos foram encontrados no bairro de Salina, a cerca de 2 quilômetros do centro da cidade, e o policial ferido foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas passa bem. As vítimas foram identificadas como os soldados Gilberto Lemos Silva Júnior, de 28 anos, e Everton Oliveira de Santana, 26 anos. O primeiro integrava a coorporação há um ano e sete meses, e o segundo há um ano e oito meses. Na manhã desta segunda-feira a PM se manifestou com uma nota de pesar.