Mostrando postagens de novembro 4, 2016Mostrar tudo

'A impunidade alimenta a corrupção', diz Sergio Moro em Porto Seguro


Sergio Moro participou do VI Enaje em Porto Seguro
O juiz responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro, participou na tarde desta sexta-feira (4), em Porto Seguro, cidade do sul da Bahia, do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje). Em sua apresentação, Moro afirmou que a Petrobras gastou R$ 6 bilhões em pagamentos de propina só em 2015. Ele também pediu que os juízes de todas as instâncias tomassem iniciativas, não deixando os crimes impunes, para prevenir a corrupção. "A impunidade alimenta a corrupção”, disse Moro. No Enaje, o juiz participou de um talk show, que começou por volta das 16h30, e que também contou com a presença de Gherardo Colombo, magistrado responsável pela "Operação Mãos Limpas", na Itália, investigação que inspirou a Lava a Jato. Na apresentação, os dois compartilharam suas experiências e metodologias com os convidados. Ambos contaram que utilizaram grampos, delações premiadas, análise de documentos apreendidos, além de contar com a cooperação jurídica internacional, espécie de pacto com juízes de outros países. O Enaje, que segue até sábado (5), teve participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que fez palestra na última quinta (3). A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, fará a palestra de encerramento do evento, no sábado.

MEC atualiza lista de instituições que terão Enem adiado; veja unidades afetadas na Bahia


Foto: Reprodução

Na véspera do fim de semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação informou que mais 48 mil alunos terão as provas adiadas para dezembro. Com a nova lista de locais ocupados divulgada pela pasta nesta sexta-feira (4) o total de candidatos afetados chega a 240,3 mil. Na terça (1º), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, oficializou que transferiria o Enem para uma nova data para candidatos que fariam prova em locais ocupados pelo movimento secundarista. Na ocasião, informou que a mudança afetaria cerca de 191 mil alunos em 304 instituições que estavam sendo alvo de protestos. Uma nova lista foi divulgada nesta sexta. De acordo com o Inep, as atualizações foram feitas às 10 horas. Caso outras escolas venham a ser ocupadas no decorrer do dia, o Enem também deve ser cancelado. Os candidatos serão avisados por SMS, e-mail e pela Página do Participante, no site do Enem. Para os demais, a prova se mantém neste fim de semana. Veja aqui a lista completa.

Do Bahia Notícias 

Temer enviará reforma da Previdência ao Congresso até fim do ano



O presidente Michel Temer informou que está “decidido” a enviar o projeto da reforma da Previdência ao Congresso Nacional até o fim deste ano. De acordo com o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, o conteúdo das mudanças nas regras da aposentadoria “está sendo estudado” pelo governo. Assim como havia dito na semana passada , Parola prometeu que a reforma só será encaminhada aos parlamentares após “amplo diálogo” com trabalhadores, empresários e lideranças políticas. “O presidente da República ressalta que decidido está que o projeto da reforma da Previdência será enviado ao Congresso ainda este ano”, disse o porta-voz. Sobre o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas que estão ocupadas por estudantes, Parola disse à Agência Brasil que o Ministério da Educação está “preparado” para oferecer locais alternativos de provas. Nesta quinta-feira (3), a Justiça Federal no Ceará manteve a realização da prova no próximo final de semana para os demais estudantes, com exceção dos 191 mil jovens que fariam o exame em instituições ocupadas. Segundo o porta-voz, os candidatos “terão seu direito de prestar o Enem prejudicado pelas ocupações”. Ele informou que, para Temer, o diálogo e a busca de “pacificação nacional são pilares fundamentais de seu governo”, e os setores de educação e saúde “são prioridades que não serão afetadas” pela proposta que limita o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. BN

Ipiaú: Aulão gratuito de redação para candidatos do Enem acontece hoje na Câmara Municipal


O professor de redação, Samy Santos dará várias dicas para os candidatos
Tendo em vista a realização do ENEM 2016 neste fim de semana (05 e 06 de novembro) e nos dias 03 e 04 de dezembro, o Departamento Municipal da Juventude realizará nesta sexta-feira um Aulão de Redação gratuito para os candidatos, com o professor Samy Santos, do Colégio Santo Agostinho. A aula acontecerá no salão da Câmara de Vereadores, a partir das 18:45h. O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame. 

Do Giro em Ipiaú