Mostrando postagens de agosto 1, 2016Mostrar tudo

Membros do TRE-BA participam de fórum de Direito Eleitoral na Bahia

Membros da corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participarão do Fórum Brasil de Direito Eleitoral, nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2016, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador. Entre eles, o vice-presidente, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, o juiz corregedor Fábio Alexsandro, o juiz ouvidor Marcelo Junqueira Ayres Filho, o juiz Paulo Roberto Lyrio Pimenta, a juíza Patrícia Cerqueira e o juiz Gustavo Mazzei. O presidente do TRE-BA, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, presidirá a mesa, às 16h, no primeiro dia do evento (4/8). O evento contará também, no último dia (6/8), com as presenças do procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, e da diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), juíza Fabiana Pellegrino. Eles farão parte do primeiro painel, às 9h, que tem como tema principal o papel do Ministério Público nas eleições e no aperfeiçoamento da democracia. O evento tem como objetivo discutir os itens mais polêmicos da legislação eleitoral, a exemplo dos gastos eleitorais, financiamento de campanha, prestação de contas, propaganda eleitoral, entre outros. O debate é voltado para candidatos, assessores e advogados, que atuam na área eleitoral, além de membros e servidores do Judiciário e do Ministério Público, que trabalham na aplicação das regras eleitorais.

Ação promove exame de DNA gratuito

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) promove a realização de exames gratuitos de DNA, na Casa de Acesso à Justiça, no Jardim Baiano, com a campanha Ação Cidadã - Sou Pai Responsável. Este ano, os atletas Fernando Miguel (goleiro do Vitória) e Feijão (meio-campo do Bahia) apadrinham a iniciativa. O teste de reconhecimento de paternidade já é feito pelo órgão durante todo o ano, mas especialmente em agosto - mês em que é comemorado o Dia dos Pais - o DPE-BA intensifica a realização dos exames, com a intenção de reduzir o número de pessoas que não possuem o registro do pai na certidão de nascimento. No procedimento, que dura em média cinco minutos, é realizada a coleta da saliva do requerente e do seu suposto pai, para análise do material genético. O resultado sai em até 40 dias. A autônoma Vanusa Gomes, 31, esteve na unidade, nesta segunda-feira, 1º, para incluir o sobrenome do pai no RG dos seus três filhos. Ela quer que as crianças estreitem os laços familiares e tenham seus direitos garantidos. "Além da pensão, minha maior preocupação é que eles cresçam sem uma figura paterna". É muito importante o estreitamento de laços entre pai e filho para a formação dessas crianças e adolescentes. Os maiores índices de violência são entre menores que não têm o reconhecimento paterno", afirma a defensora pública Donila Fonseca.

Eduardo Cunha entrega chaves da residência oficial

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado federal afastado, entregou as chaves da residência oficial da presidência da Câmara nesta segunda-feira (1º). Ele antecipou a saída em alguns dias, uma vez que seu prazo para deixar o local era até o dia 6 de agosto. Apesar de afastado, Cunha irá morar em apartamento funcional destinado a parlamentares, de acordo com o 'G1'. O peemedebista renunciou à presidência da casa no último dia 7 de julho, após ter sido suspenso do cargo por tempo indeterminado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo as regras da Câmara, só tem direito ao apartamento funcional os deputados em pleno exercício do mandato. Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário da Câmara, alega não estar desrespeitando as regras pois a decisão do STF ainda é provisória. "Nós entendemos que não [estamos desrespeitando a regra], até porque ele está afastado liminarmente e não houve uma determinação específicia por parte do Supremo no sentido de que maneira ele estaria afastado", justificou.(N. ao Minuto)

Ibirataia: Seleção empata jogo amistoso contra Valença

Seleção de Ibirataia empatou jogo no Estádio O Tesourão
A Seleção de Futebol de Ibirataia que tem o apoio da Liga Ibirataense de Futebol, da Prefeitura Municipal e do comércio local, empatou na tarde deste domingo (31), pelo placar de 1X1 o jogo amistoso contra a Seleção de Valença no Estádio O Tesourão. A Seleção de Ibirataia está se preparando para o Campeonato Intermunicipal, edição 2016. O gol da Equipe de Valença foi marcado pelo camisa 10, Peixinho. Já o gol de Ibirataia foi marcado pelo meia Ataíde. A Seleção de Ibirataia empatou com: Kamal, Dedeu, Nil, Edson, Drahyd, Caio, Play, Grilo, Tiui, Ataíde e Belo. Técnico: Guto
Seleção de Valença (Foto: Tesouras Notícias)
Seleção de Valença: Fábio, Murialle, Sacerdote, Joelder, Cid, Skilo, Júnior Shela, Júnior Dedo, Jonhson, Peixinho e Preguinho. Técnico: Dorival

Trio de Arbitragem:

Roberto Santana - Árbitro
Auxiliares: Kleyton Santos e Rodrigo Cruz
4ª Árbitra - Regina

Ibirataia: PSD e partidos aliados realizam Convenção Municipal

 Foto:Tesouras Notícias

O Partido Social Democrático (PSD) e partidos aliados, sob a coligação "Pra Fazer Mais Por Ibirataia" realizaram neste domingo no Clube Social de Ibirataia a Convenção Municipal para escolha e homologação de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Os convencionais homologaram o nome da atual vice-prefeita Ana Cleia dos Santos, como candidata a Prefeita e Eurides, candidata a vice-prefeita. 

Tesouras Notícias