Mostrando postagens de junho 16, 2016Mostrar tudo

Demissão de ministro causa bate-boca na Comissão do Impeachment

Tão logo o ministro do Turismo, Henrique Alves, pediu demissão do cargo, a notícia foi comentada pelos senadores na Comissão Especial do Impeachment. O tema foi trazido pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que chegou a ler na comissão a notícia sobre a demissão do ministro. A iniciativa causou revolta na base de Temer, e um dos principais aliados do presidente, o senador Wlademir Moka (PMDB-MS), respondeu. “Esse é um governo em que os ministros se demitem. Não ficam se escondendo na saia de ninguém”, argumentou Moka. Gleisi rebateu dizendo que “não há escolha, diante da gravidade das denúncias”. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) resolveu lembrar à oposição que também possuem parlamentares citados na delação de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. “Vamos parar de falar em corda em casa de enforcado”, disse. (Estadão Conteúdo)

Edital seleciona 92 prefeituras que receberão apoio para fazer São João e São Pedro



Ao todo, 92 municípios baianos vão receber apoio do governo do Estado, via Bahiatursa, para realização de festejos juninos deste ano. A relação das cidades foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16). As cidades participaram da seleção de projetos para os festejos de São João e São Pedro, parte integrante do projeto São João da Bahia e Demais Festas Juninas 2016. Segundo o superintendente Diogo Medrado, “grande parte dos municípios baianos se movimenta para os festejos, que ocorrem praticamente durante todo o mês de junho. E o governo do estado, por meio da Bahiatursa, não poderia deixar de apoiar as cidades onde acontecem as manifestações mais tradicionais e espontâneas e contribuir, assim, para o aumento do fluxo turístico na Bahia”, disse. Os municípios contemplados são: Abaíra, Amargosa, Andaraí, Anguera, Antonio Gonçalves, Arataca, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra Da Estiva, Barra Do Rocha, Bom Jesus Da Lapa, Brotas de Macaúbas, Cachoeira, Caculé, Cairu, Canápolis, Capim Grosso, Carinhanha, Catu, Condeúba, Contendas do Sincorá, Coração de Maria, Coribe, Cruz das Almas, Dias D’ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Gandu, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Ibipitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Igaporã, Igrapiúna, Ipirá, Irajuba, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itaetê, Itagibá, Itanhém, Itaquara, Itatim, Itiruçu, Jaguaquara, Jaguarari, Jeremoabo, Jucuruçu, Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Lapão, Lençóis, Luis Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Malhada, Maracás, Maragojipe, Mata de São João, Matina, Miguel Calmon, Mortugaba, Muniz Ferreira, Nova Fátima, Ouriçangas, Paulo Afonso, Pé de Serra, Piatã, Pindobaçu, Planaltino, Prado, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio De Jesus, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Teixeira de Freias, Terra Nova, Tucano, Ubaíra, Uma, Utinga e Valente.

‘Sabemos que você é honrada e honesta’, diz Rosemberg durante entrega de título a Dilma



O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do partido na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi apenas elogios à presidente afastada Dilma Rousseff (PT), durante entrega do título de Cidadã Baiana à petista. Autor do projeto que dá a honraria à presidente, Rosemberg lembrou dos avanços sociais conquistados durante o mandato do ex-presidente Lula (PT) e continuado com Dilma, como o aumento do salário mínimo, a saída do Brasil do Mapa da Fome, o Bolsa Família, o Pronatec e Fies, Minha Casa Minha Vida; geração de emprego e renda; agricultura familiar; o programa Luz para Todos e as políticas de reparação para mulheres. “A entrega da honraria nesse momento delicado traz simbolismo pela corrente de solidariedade. Sabemos que Vossa Excelência é honrada e honesta, sendo vítima de golpe contra o respeito à vontade popular e legitimada pelo povo. O golpe não se dá pelos seus erros, mas pelos seus acertos. Estamos vendo o Brasil sendo usurpado por um grupo que quer reduzir o desenvolvimento do povo brasileiro”, acrescentou Rosemberg. O petista continuou falando sobre a crise política que culminou no afastamento de Dilma e acrescentou que outro objetivo do golpe era blindar aqueles que falam de honestidade e moralidade em seus discursos. “Se perceber manchetes de jornais de hoje, todos estão lá, menos Dilma e Lula”, continuou. Rosemberg sugeriu ainda que, na volta da presidente à Presidência da República, Dilma mantivesse o diálogo com sua base e com o segmento organizado comprometido no desenvolvimento do país. “Tem que voltar para assegurar Previdência Social aos trabalhadores, a valorização do salário mínimo, a preservação da exploração do pré-sal, porque a Petrobras tem que ser respeitada, e programas sociais”, concluiu. Bahia Notícias

Ranking da transparência: MPF ajuíza 85 ações contra municípios baianos



O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê, em Jequié e em Paulo Afonso (BA) ajuizaram, no início desse mês de junho, um total de 85 ações civis públicas contra municípios baianos para que regularizem a divulgação de informações em seus respectivos portais da transparência. O MPF requer multa diária de R$10 mil no caso de administrações municipais não corrigirem as irregularidades. As ações resultam da segunda etapa de monitoramento do projeto nacional Ranking da Transparência, que avalia o cumprimento, por governos estaduais e prefeituras, de normas quanto à publicidade de informações de gastos públicos e disponibilização de canal para pedidos de informação por meio dos sites oficiais ou portais de transparência. Dentre as deficiências encontradas nos portais dos municípios acionados, podemos destacar: a falta de dados relativos à receita, à despesa, aos relatórios de gestão, de gestão fiscal dos últimos seis meses e o resumido de execução orçamentária; a não divulgação da íntegra de editais de licitações e de contratos; de informações do Serviço de Informações ao Cidadão ou serviço correlato; e a falta de horários de funcionamento e atendimento ao público, dentre outros. De acordo com as ações, o MPF coloca-se à disposição para participar de audiência de conciliação com os gestores interessados, na qual os municípios terão a oportunidade de resolver suas pendências por meio de termo de ajustamento de conduta, pondo fim à ação civil. Veja a lista dos municípios que devem responder às ações.