Mostrando postagens de maio 28, 2016Mostrar tudo

Governo realiza exames de mamografia em Aurelino Leal


As mulheres entre 50 e 69 anos, moradoras de Aurelino Leal, no Sul da Bahia, têm até a próxima quinta-feira (2) para fazer gratuitamente o exame de mamografia. O governador Rui Costa visitou, nesta sexta-feira (27), a unidade móvel do programa Saúde sem Fronteiras de rastreamento de câncer de mama, entregou uma quadra poliesportiva para os moradores, construída com recursos estaduais, dois tratores com implementos agrícolas, e visitou uma creche e o hospital regional no município. Rui afirmou que são entregas e visitas a equipamentos que visam melhorar a vida das pessoas.  “A quadra poliesportiva é um investimento de mais de R$ 400 mil. Nós temos outro convênio para a recuperação do estádio de futebol, que está recebendo investimentos de R$ 547 mil do Estado. Quero voltar ainda este ano para inaugurá-lo”.
Rui Costa inaugurou Creche
O governador chamou todas as mulheres entre 50 e 69 anos, que moram em Aurelino Leal, para que façam o seu exame preventivo do câncer de mama. “É um exame que todas as mulheres têm que fazer. O nosso serviço móvel ajuda para que elas possam fazer seus exames nos municípios onde moram. A maioria dessas mulheres não vai ter nada. Mas algumas, que vão poder descobrir cedo, terão a oportunidade de tratar”. Sobre os tratores, Rui disse que vão ajudar os agricultores a produzir mais e melhor. Ele comentou que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de pessoas vivendo da agricultura. São quase 700 mil famílias, cerca de 2,8 milhões de baianos. “Agricultura familiar não é mais plantar apenas com enxada, estamos mecanizando a agricultura familiar, para que o agricultor produza mais e aumente sua renda, gastando dinheiro nas cidades e aquecendo a economia. Ao cuidar do campo, ajudamos a melhorar a renda também na cidade”.

Do Bahia Notícias 

Ibirataia: Vem ai o II Forró da APLB 2016


Nariz entupido: entenda a congestão e o que impede a passagem do ar

O que fazer quando o nariz está entupido? Que doenças podem estar associadas? Como higienizar corretamente o nariz? O Bem Estar desta quarta-feira (25) responde estas e outras questões, como a importância de respirar pelo nariz e a ação do antigripal para desentupir o nariz. Duas especialistas, a otorrino Francini Pádua e a alergista Ana Moschione, deram as dicas e informações. Doutora Ana ensina que a poeira é uma agressora para o nariz e atua como um irritante. Os cílios do nariz se movimentam e atuam como defesa, então com a poeira, um cheiro forte ou outro qualquer agressor, os vasos dilatam e isso dificulta a passagem do ar e a respiração. Aí aparece a dificuldade de respirar e até para falar.
Desvio de septo:  Segundo a doutora Francini, é muito raro a pessoa nascer com desvio de septo, normalmente ele aparece na adolescência, quando a gente estica, cresce de forma 'desordenada' e o septo “entorta”. Isso é interno, não é porque a pessoa tem um narigão que ela tem desvio. A operação deve ser avaliada por um médico, de acordo com o quanto isso incomoda ou não e o grau do desvio.

Ipiaú: 8ª Feira da Cidadania



8ª Feira da Cidadania 

Local: Praça Itambé (Antiga Feirinha)
Partipação Musical de Amando e Arrochando, Karimba, Gamer Over, Gota Serena, Bregadeira Beat, Do Nosso Jeito, Thiago Araújo e a Participação Especial da Banda Love Hits.