Mostrando postagens de maio 23, 2016Mostrar tudo

Pressão sobre STF e outras possíveis consequências das gravações envolvendo Jucá

Menos de duas semanas depois do afastamento da presidente Dilma Rousseff, o governo interino de Michel Temer foi atingido por sua primeira bomba relacionada à operação Lava Jato.

O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta segunda-feira trechos de conversas entre o ministro do Planejamento, Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, que sugerem o uso do impeachment como forma de trocar o comando do país para conter as investigações de corrupção. O trecho mais grave das conversas relevadas pelo jornal é o momento em que Jucá diz que "tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria". Segundo a reportagem, a fala se refere à Lava Jato, que investiga os dois interlocutores da conversa, Jucá e Machado. Jucá negou as acusações, dizendo que falava não de uma interferência na Lava Jato, mas sim em estancar "a paralisia do Brasil, estancar a sangria do desemprego, separar (os políticos) que têm culpa dos que não têm culpa". No entanto, a Folha de S. Paulo divulgou os áudios apontando que Jucá não falava sobre economia na conversa. Além disso, a conversa sugeriria a necessidade de realizar um "pacto", inclusive com o Supremo Tribunal Federal, para delimitar o alcance da operação.

Acidentes de trânsito é terceira maior causa de mortes na Bahia

Acidentes com veículos matam milhares de pessoas
Os acidentes de trânsito são a terceira maior causa de mortes na Bahia, perdendo apenas para doenças cardiovasculares e as provocadas por causas mal definidas. Tanto que já são tratados como problema de segurança pública. De acordo com levantamento feito pela Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado, entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2016, foram contabilizadas 8.271 mortes no trânsito nas vias baianas. Desse total, 12,2% eram pedestres e 23,8% motociclistas, enquanto 32% eram ocupantes de carros. Do total, 26% não tinha especificação do veículo. Segundo publicação do Correio da Bahia, os municípios de Alagoinhas, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Itamaraju, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista são os que contabilizam os maiores índices de acidentes no trânsito, principalmente envolvendo motos, além da combinação álcool e excesso de velocidade. 

Via Jequié Repórter

Ibirataia: Projeto de Lei de Iniciativa Popular é rejeitado pelo plenário da Câmara Municipal

Fotos: Tesouras Notícias
O Projeto de Lei foi rejeitado por 9 votos
O Plenário da Câmara Municipal de Ibirataia rejeitou por 9 nove votos na manhã desta segunda-feira (23), o Projeto de Lei nº 001/2016 de Iniciativa Popular que “Fixava o teto e os critérios para alteração no subsídio mensal dos vereadores do município de Ibirataia”. O PLIP articulado pelo Movimento "Uma Cidade Melhor Para Viver" estabelecia o subsídio mensal dos vereadores para a próxima legislatura o valor de R$ 1.150,67 (hum mil, cento e cinquenta reais e sessenta e sete centavos), De acordo o Parecer exarado pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular proposto é de competência legislativa conforme estabelece a Constituição Federal, não sendo possível a sua proposição através de iniciativa popular.  O ibirataense Cláudio André usou a Tribuna Livre da Câmara municipal para na condição de representante da comissão do PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular) falar do objetivo da proposição. Com o resultado o referido Projeto de Lei será arquivado. Cerca de sessenta pessoas acompanharam a tramitação no Plenário da Câmara Municipal. 
Cerca de 60 pessoas acompanharam a tramitação do PLIP

Tesouras Notícias

Prefeito entrega moradia em Tesourinhas e garante ampliar Programa Habitacional

A casa residencial foi entregue na Vila de Tesourinhas
Na tarde desta sexta-feira (21) o povoado de Tesourinhas celebrou com festa a entrega de mais uma residência do programa municipal Moradia Digna, que desta vez contemplou a família do Sr. Paulo Ferreira Machado, atingindo a marca de 36 casas já entregues para famílias carentes do município. O MORADIA DIGNA é um programa habitacional de interesse social coordenado pala Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, desde que foi criado pela atual gestão o programa entrega o equivalente a uma residência por mês. Ao entregar o novo imóvel para a família beneficiada, o prefeito Marcos Aurélio destacou a importância do programa e garantiu a sua ampliação. “A nossa missão foi dada por Deus, temos feito o possível para ajudar as pessoas que mais precisam, nossa felicidade é ver que podemos transformar o que era sonho em cidadania, desenvolvimento e dignidade. Hoje estamos entregando uma casa ao mês e na próxima gestão, se Deus permitir, entregaremos duas habitações ao mês”. Garantiu o prefeito. Além da presença do prefeito o evento contou com a participação de secretários, vereadores, servidores municipais e moradores do povoado. 
Presença de autoridades municipais e comunidade

(Ascom/PMI)

Ibirataia: CRB goleia e assume liderança do Grupo B no Campeonato Municipal


AME (foto) venceu a Lua Nova por 1X0
O Campeonato Municipal de Futebol tem sido o grande atrativo no que tange ao esporte que vem movimentando as tardes de domingo em Ibirataia. Na tarde de ontem (22), aconteceu mais uma rodada, com destaque para a vitória acachapante do CRB por 4 a 1 diante do Cruzeiro. Com o resultado positivo, o CRB pulou pra liderança do Grupo B, com a soma de 07 pontos em três partidas. O Cruzeiro, por sua vez, ainda não pontuou em dois jogos realizados. Na outra partida, o Ame venceu o Lua Nova por 1 a 0, e agora o Ame é o segundo colocado do Grupo A com 06 pontos em três partidas, e o Lua Nova é o terceiro colocado do Grupo B com 03 pontos em dois jogos. (GIRO/Romário Henderson)