Mostrando postagens de fevereiro 21, 2016Mostrar tudo

Polícia prende quadrilha de traficantes homicidas


Rafael de Jesus Lima de 25 anos, José Junior Lopes Santos de 24 anos, Anderson Vieira Lopes de 29 anos, Sandra Mara Vieira Lopes de 49 anos, Maury Ferreira de Carvalho Junior de 44 anos e Maurício de Oliveira Santos de 29 anos, foram presos na noite deste sábado, 20 de fevereiro, numa ação conjunta dos policiais civis, militares, SME (Serviço Militar de Inteligência), Peto (Pelotão Emprego Tático Operacional) e policiais federais do Espírito Santo, acusados de formação de quadrilha e assassinato da nutricionista Camila Santos Lopes de 29 anos, em Teixeira de Freitas.

O corpo da nutricionista foi encontrado por trabalhadores numa estrada que liga São Mateus a Conceição da Barra na tarde deste sábado, a moça estava desaparecida desde a tarde da última quinta-feira, 18. Segundo informações, os policiais iniciaram as investigações e chegou até Rafael em um Focus HC prata, placa HMF 1012, dentro do carro foi encontrado um par de brincos e um óculos, que os militares suspeitaram ser da vítima.

Na casa de Rafael, os policiais aprenderam um revólver calibre 38 com quatro munições intactas e uma deflagrada e um simulacro de pistola, um anel da vítima, uma HILUX, placa NYZ- 4000, que foi roubada em Nanuque MG. Diante da prisão, jovem acabou confessando que ele e o José Junior mataram a moça com um único tiro. Os militares saíram à procura do outro suspeito e acabaram prendendo o restante da quadrilha. Rafael ainda confessou que foi ao Espírito Santo com o Junior buscar um veículo encomendado e que passaram para o Anderson no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

Os policiais também encontraram vários documentos falsos, um deles, tinha os dados de Rafael, porém com outra foto. A quadrilha foi apresentada ao delegado plantonista Dr. Manoel Andrietta, na sede da 8ª Coorpin, onde foram autuados por latrocínio, (roubo seguido de morte). Os bandidos foram transferidos para o Espírito Santo e serão entregues ao delegado responsável pelo inquérito. (Sul Bahia News)

Sesab regista 744 casos de microcefalia na Bahia


Aumenta para 744 o número de casos de microcefalia registrados na Bahia. Os dados são do boletim divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). No último boletim, divulgado na semana passada, havia 701 notificações. Os 744 casos foram notificados em 121 municípios, por intermédio do Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP). Desses casos, 161 foram investigados com a realização de exame de imagem, sendo 107 confirmados e 54 descartados. Do total de casos notificados de microcefalia (744), 208 mães (27,9%) referiram ter tido doença exantemática na gestação. Dessas (208), 129 (62%) informaram que a doença exantemática ocorreu no primeiro trimestre, 45 (21,6%) no segundo trimestre, 13 (6,3%) no terceiro trimestre e 21 (10,1%) não lembravam. O estado da Bahia, a partir de definições e orientações do Ministério da Saúde, ajustou a definição de caso suspeito de recém-nascido (RN) à termo com microcefalia (perímetro cefálico menor do que 32 cm), passando a adotá-las para fins de vigilância epidemiológica. (A Tarde)

Doriva aponta 'falta de capricho' do ataque no triunfo diante do Colo Colo


O Bahia passou sufoco para vencer o Colo Colo na tarde deste domingo (21), pela terceira rodada do Campeonato Baiano. Com vantagem na partida, o Esquadrão teve chances de ampliar o placar, mas não conseguiu marcar e viu o Colo Colo chegar ao empate antes do gol do triunfo feito pelo zagueiro Robson. Para o técnico Doriva, faltou capricho do setor ofensivo. "Faltou capricho. Tivemos três ou quatro chances claras de gol que deveriam ser aproveitadas. Tinha dito para eles no intervalo para matar o jogo. Se tivéssemos uma vantagem maior, estaríamos mas tranquilos.


Mesmo assim, estamos felizes pela vitória", declarou, em entrevista coletiva. Principal problema do Bahia, a defesa foi bem vista pelo comandante, que falou em "dúvida" a respeito dos gols marcados pela equipe de Ilhéus. "Acho que a equipe se portou bem defensivamente. Não é por causa dos gols, pois eles tiveram uma margem de dúvida. A equipe se portou bem no primeiro tempo e surpreendeu na frente com o Robson. Temos que valorizar a vitória, mas temos que estar atentos. O jogo estava nas nossas mãos. Mas, na soma geral, foi importante o triunfo", destacou o técnico, que também apontou as falhas do gramado do estádio Mário Pessoa.  
"O campo também não ajuda, pois é difícil manter a posse da bola. A gente sofreu muito com isso", pontuou. Na próxima quinta-feira (25), o Esquadrão entra em campo diante do Confiança, na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada do grupo C da Copa do Nordeste.

Bahia Notícias

Ibirataia: Pré-candidatura de Luiz Machado ganha apoio do deputado Euclides Fernandes

Luiz Machado recebeu o deputado Euclides Fernandes em
sua residência
O empresário Luiz Machado, proprietário da Auto Escola Rio de Contas, confirmou a sua pré-candidatura para o cargo de prefeito do município de Ibirataia no pleito deste ano. No último dia 14, ele recebeu em sua residência, no município ibirataense, o deputado Euclides Fernandes (PDT), que teria declarado o seu apoio ao pedetista. Luiz tem buscado apoio dos eleitores de Ibirataia e de lideranças políticas do estado para lançar a sua candidatura. 

Giro em Ipiaú

OAB-BA se posiciona contra STF sobre quebra de sigilo fiscal sem autorização da Justiça

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) repudiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a quebra do sigilo fiscal de qualquer cidadão, sem autorização judicial. A intenção da seção baiana da OAB foi admitida no Pleno da entidade realizado na sexta-feira (19). Em nota, a OAB-BA declara que manifesta “seu mais absoluto e veemente repúdio” à medida que autoriza instituições bancárias a fornecer “dados de contribuintes sob sua responsabilidade à Receita Federal, sem prévia autorização judicial”. De acordo com a seccional baiana, a decisão gera “insegurança jurídica” além de “violar a garantia fundamental de sigilo, prevista no artigo 5º da Constituição Federal”. Ainda segundo a entidade baiana, a Receita Federal não pode “adentrar na intimidade e vida privada do cidadão”.

Proposta que reduz número de deputados e senadores ganha apoio em redes sociais


Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tenta reduzir o número de deputados e senadores do Congresso Nacional. A meta seria diminuir os 513 atuais deputados federais para 385. No caso dos senadores, em vez dos 81 em exercício do mandato, teríamos 54. Segundo a Agência Brasil, o tema tem ganhado força nos últimos dias nas redes sociais. Um link (ver aqui) incentiva internautas a participar de consulta pública sobre a PEC. Em apenas quatros dias até sexta-feira (19), já havia registrado mais de 136 mil acessos de apoio e pouco mais de 500 manifestações contrárias. De autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), a proposta altera os artigos 45 e 46 da Constituição Federal e estabelece que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois e não mais três senadores, como é atualmente. A proposta não muda o tempo de mandato no Senado que continuaria de oito anos. Já na Câmara, a proposta mantém o critério de representação proporcional à população de cada unidade da federação, mas o número mínimo de deputados passaria de oito para seis e o máximo de 70 para 53.

Bahia Notícias

Polícia registra o 16º homicídio em Jequié em 2016


Com o assassinato de um homem por volta das 20h deste sábado (20/2) na Rua Vovó Camila, no bairro Jequiezinho, subiu para 16 o número de pessoas assassinadas apenas neste começo de ano em Jequié. A polícia ainda não divulgou a identidade do homem, apelidado de ”Gazo da Rifa”, cujo corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié. O crime teria ocorrido em frente a um bar, onde a vítima bebia na companhia de amigos quando dois indivíduos se aproximaram e efetuaram sete disparos contra o homem, que teria sido atingido na face e nas costas. (Marcos Frahm)

Três morrem em 9 ficam feridos em acidente no interior baiano


Uma tragédia no Sudoeste Baiano deixou três pessoas mortas e nove feridas no final da manhã deste sábado (20). O fato aconteceu no trecho da BA-142 entre Anagé e Tanhaçu. De acordo com informações colhidas pelo Blog do Anderson, uma caminhonete que levava trabalhadores rurais acabou capotando na pista após um dos pneus estourar. As vítimas estavam na carroceria da Ranger. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram os resgates levando os feridos ao Hospital Municipal de Tanhaçu. Os corpos foram recolhidos e levados ao Instituto Médico Legal em Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual e o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência. O condutor do carro encontra-se foragido. (Correio)

Ubatã: Homens invadem bar e cometem duplo homicídio


Ubatã registrou um duplo homicídio por volta das 0h:30min deste domingo (21) em um bar, no Bairro Popular, em frente ao trecho urbano da BR-330. Um homem identificado como Fernando Alves de Santana, de 57 anos, proprietário do estabelecimento, e um homem ainda não identificado foram mortos com diversos tiros. Informações iniciais dão conta de que os homens teriam sido mortos com espingarda calibre 12. Segundo informações de populares, dois homens chegaram numa moto e renderam as pessoas que estavam no bar, em seguida deflagram diversos tiros contra as vítimas, que foram a óbito ainda no local do crime. Após cometer o duplo assassinato, os homicidas fugiram tomando destino ignorado. Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar foi acionada, realizou diligências, mas não conseguiu prender os suspeitos. O Delegado Adelino Loyola investiga o crime.

Do Ubatã Notícias

Prefeitura de Maracás processa IBGE por recontagem da população

Prefeito Paulo dos Anjos pede ao IBGE recontagem no município
A Prefeitura de Maracás ingressou com uma ação na Justiça para cobrar a recontagem da população pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Blog Marcos Frahm, o prefeito Paulo dos Anjos (PT) questionou o número divulgado, apontando que a população do município encolheu entre 2013 e 2015. No censo anterior, a população de Maracás era de 24.491 habitantes, mas teria sido reduzida para 23.751 em dois anos. O decréscimo populacional levou a prefeitura a perder cerca de R$ 230 mil em receitas, o que segundo o gestor “inviabiliza o curso normal da administração”. Para o prefeito, o censo populacional não pesquisou todo o município. “Maracás é um dos municípios do Vale do Jiquiriçá com maior extensão territorial, uma zona rural muito grande, um elevado número de moradores vivendo em comunidades rurais, bem como em fazendas e sítios”, conjecturou. Se nós ganhamos mais 10 territórios. Quer dizer que quando o município passa a ganhar território e mais habitantes e o IBGE diminui a população de Maracás?”, contesta. Segundo Paulo dos Anjos, uma audiência foi marcada para o dia 21 de janeiro na Justiça Federal, mas o IBGE teria informado que passaria um esclarecimento por escrito. ”A Justiça quer ouvir o IBGE e eu dependo primeiro de Deus e depois da Justiça, para que possa julgar esse processo. A recontagem só pode ser feita em 2020, o que nós estamos pedindo é que fique nos 25 mil habitantes até que tenha uma nova contagem porque isso não é justo”, reclamou. BN