Mostrando postagens de janeiro 11, 2016Mostrar tudo

Jequié: Assaltante em fuga morre ao bater moto com carro


Iranildo Santana de Jesus, 18 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (11), em Jequié após avistar uma viatura da Polícia Militar e empreender fuga, colidindo no fundo de um veículo Pajero que estava estacionado na rua Pinto de Araújo, bairro Joaquim Romão. O bandido estava, juntamente com outro homem, ainda não identificado, que pulou da motocicleta e conseguiu fugir. A dupla era suspeita de ter assaltado uma casa lotérica na avenida Rio Branco, centro da cidade e possivelmente iriam assaltar um posto de combustíveis na avenida Lomanto Júnior. Os policiais militares do 19º BPM apreenderam com Iranildo, um revólver calibre .38, com duas munições deflagradas e 3 picotadas. A motocicleta que era pilotada pelo rapaz foi roubada no dia 28 de dezembro de 2015 no bairro Mandacaru. É uma CG Titan de placa policial JSU-4252, licença de Jequié. Todo material apreendido foi apresentado no Complexo Policial de Jequié. O corpo de Iranildo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da cidade. (Ocorrência Policial Bahia)

Messi é o Bola de Ouro, pela 5ª vez; Wendell Lira é o Brasil


O craque do Barcelona, Lionel Messi, foi eleito nesta segunda-feira, pela quinta vez na carreira, o melhor jogador de futebol do mundo, na premiação da Bola de Ouro da Fifa de 2015, em Zurique, na Suíça. O argentino, que recebeu o troféu das mãos do ídolo brasileiro Kaká, bateu seu maior rival nos últimos anos, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o brasileiro Neymar - companheiro no Barcelona e indicado pela primeira vez na carreira entre os três finalistas. "É incrível, isso é muito mais do que eu já sonhei. Quero agradecer a todos os meus companheiros, pois sem eles eu não estaria aqui", agradeceu Lionel Messi, que ficou no final com uma votação de 41,33%, à frente de Cristiano Ronaldo, com 27,76%, e Neymar, com 7,86%. De 2009 a 2012, Messi foi absoluto e ganhou consecutivamente a maior premiação da Fifa. Nos últimos dois anos, Cristiano Ronaldo desbancou a soberania do argentino, mas, desta vez, a indicação a Messi parecia inevitável, com uma temporada primorosa do argentino, que teve como principal coadjuvante o parceiro de ataque e amigo Neymar. Foram cinco títulos com o Barcelona: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Europa, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes.

Apesar de Cristiano Ronaldo ter sido artilheiro do ano - com 57 gols, contra 49 de Messi e 45 de Neymar - Messi foi mais uma vez o principal jogador do elenco do Barcelona, formando um dos melhores trios de ataques da história do futebol, com o uruguaio Luiz Suárez e Neymar. Só no Campeonato Espanhol, o argentino marcou 43 gols em 38 jogos, deu dezoito assistências, e terminou a Liga dos Campeões como artilheiro, com dez gols, empatado justamente com os seus concorrentes à Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo e Neymar. Messi ainda teve uma lesão no final de setembro que o tirou dos gramados por dois meses. Neymar aproveitou a oportunidade e mostrou liderança, com boas atuações na fase de grupos da Liga dos Campeões 2015/16 e no Campeonato Espanhol. Pela maturidade e protagonismo no Barcelona quando Messi estava fora, o brasileiro conseguiu chegar como finalista na Bola de Ouro após oito anos sem um atleta nacional aparecer na premiação da Fifa - o último deles foi Kaká, que faturou a Bola de Ouro em 2007. Outras premiações - Carli Lloyd, artilheira da Copa do Mundo feminina pela seleção americana, campeã do Mundial, foi eleita a melhor jogadora do mundo, batendo a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic. É a primeira vez em dez anos que Marta, detentora de cinco Bolas de Ouro, não aparece entre as finalistas. Como melhor técnico, o espanhol Luis Enrique, do Barcelona, - que não estava presente na cerimônia - foi o escolhido, ficando à frente na votação do compatriota Josep Guardiola, do Bayern de Munique, e do treinador da seleção chilena, Jorge Sampaoli. A técnica da seleção americana, Jill Ellis, foi eleita a melhor entre os treinadores de equipes femininas, batendo os adversários Mark Sampson, da seleção inglesa, e Norio Sasak, da seleção japonesa. A seleção ideal da Fifa também foi anunciada durante a cerimônia, com três brasileiros na lista: Manuel Neuer (Bayern de Munique), Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (PSG), Sergio Ramos (Real Madrid), Marcelo (Real Madrid), Paul Pogba (Juventus), Andrés Iniesta (Barcelona), Luka Modríc (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona), Neymar (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid). (Veja)

A terra tremeu em Itaju do Colônia


Neste domingo (10), um tremor de terra assustou moradores do município de Itaju do Colônia. O tremor também atingiu a zona rural, quem tem como força a pecuária. O curioso é que segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) a tremor de terra foi identificado no município de Firmino Alves, com magnitude 3.o mR (foto). Mas em contato com os moradores de Firmino Alves, não foi sentido tremor de terra, mas pelo fato dos dois municípios serem próximos, pode ser que o foco deve ficar mais próximo de Itaju do Colônia. Uma das causas do tremor pode ter sido a acomodação do solo por causa da falta de chuva na região. O tremor de terra causou poucos danos, felizmente ninguém ficou ferido. (PSB)

Afrísio Vieira Lima, pai de Geddel, morre aos 86 anos

Afrisio Vieira Lima
O ex-vereador, deputado estadual e federal, Afrísio de Souza Vieira Lima, morreu na madrugada desta segunda-feira (11/1), aos 86 anos. A informação foi confirmada pelos seus filhos Geddel e Lúcio Vieira Lima, através das redes sociais. Afrísio nasceu no dia 19 de março de 1929, em Remanso, cidade localizada a cerca de 720 quilômetros de Salvador. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1953, teve uma extensa atividade profissional. Já atuou como chefe de cartório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), assistente jurídico da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, secretário estadual de Segurança Pública da Bahia, além de ter sido o presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB). Foi eleito vereador em 1963 pela União Democrática Nacional (UDN), em Itaquara-BA. Mais tarde, em 1971 foi deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), e pelo mesmo partido foi eleito deputado federal, em 1975, sendo reeleito em 1979. No PMDB foi suplente de deputado federal entre 1987 e 1991, no governo de José Sarney, assumindo por diversos períodos. A causa da morte ainda não foi informada. (Correio)