Mostrando postagens de dezembro 11, 2015Mostrar tudo

Topiqueiros realizam mais um protesto na região e fecham a BA-650

Topiqueiros alegam perseguição da Agerba
Essa semana os topiqueiros da região realizaram mais um protesto contra a Agerba. Dessa vez, os proprietários de transportes alternativos, manifestaram a sua indignação na rodovia que liga Dário Meira a Itagibá. O protesto aconteceu no período da manhã desta quinta-feira (10), em Itagibá, e da tarde, em Dário Meira. Eles alegam que sofrem “perseguição” por parte órgão governamental, e que o empresário e deputado federal Ronaldo Carletto estaria por trás das perseguições.  Na manifestação, três ônibus da Viação Cidade Sol tiveram pneus esvaziados. O prefeito de Dário Meira, João Caetano, esteve com os topiqueiros e manifestou que irá procurar meios junto ao governo do estado para resolver a situação. Esse foi o terceiro movimento com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para as causas do proprietários de transportes alternativos. Novas manifestações devem acontecer na próxima semana. 

Do Giro em Ipiaú

Renan: Senado não é obrigado a instaurar impeachment mesmo que Câmara aprove


A presidência do Senado enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual sustenta que a Casa não é obrigada a instaurar o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, ainda que a Câmara dos Deputados venha a decidir pela abertura da ação. A manifestação foi encaminhada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da ação que questiona o rito do impeachment na Corte. "Eventual decisão da Câmara dos Deputados pela admissibilidade do processamento do impeachment - de caráter essencialmente político, como sublinhado pelo acórdão do STF - em nada condiciona ou vincula o exame do recebimento ou não da denúncia popular pelo Senado Federal, visto que essa etapa já se insere no conceito de 'processamento' referido na Constituição, de competência privativa do Senado", escrevem os advogados do Senado na manifestação. O documento do Senado foi enviado à Corte nesta sexta-feira, 11, um dia após Renan se reunir com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, por cerca de 50 minutos. Um dos pontos centrais da ação proposta pelo PCdoB que será analisada pelo plenário do STF na próxima quarta-feira, 16, é delimitar que cabe ao Senado, em decisão da Mesa, instaurar processo de impeachment contra a presidente. A decisão, ainda segundo alegado na ação, deve ser submetida ao plenário do Senado. Com isso, a decisão da Câmara seria uma mera "autorização", cabendo ao Senado autorizar ou não a instauração do impeachment e o consequente afastamento da presidente do cargo durante o julgamento. No documento ao Supremo, o Senado informa que a Constituição confere à Casa o papel de processar a presidente e por processar entende-se uma série de atos sucessivos, inclusive o de instaurar o impeachment. Pela alegação, o Senado pode barrar a abertura de impeachment da presidente assim que o caso chegar à Casa. Na manifestação da Câmara enviada ao Supremo, o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu a manutenção dos poderes dos deputados e pediu que seja reconhecida a impossibilidade de o Senado revisar a decisão da Casa. Fachin pediu informações à Câmara, ao Senado, à Presidência da República e à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a ação que questiona o trâmite do impeachment na Corte. O prazo para prestar as informações termina hoje.

Do Bahia Notícias 

Dilma pede ao STF que anule acolhimento de impeachment por Cunha

Foto: Lula Marques/ Agência PT

A presidente Dilma Rousseff (PT) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (11), que anule a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), de acolher o seu pedido de afastamento elaborado pelo jurista Hélio Bicudo. De acordo com a Folha, na peça, a presidente diz que Cunha não garantiu o seu direito à ampla defesa. O documento, assinado pela Advocacia-Geral da União, defende ainda o poder de decisão do Senado na instauração de um eventual processo de impeachment e que todas as votações no Congresso sobre o caso sejam abertas. "É ato tão grave e de consequências tão significativas, que o princípio da ampla defesa e do contraditório não se coaduna com a impossibilidade do presidente da República se contrapor à denúncias antees da decisão do presidente da Câmara", diz o texto. BN

Câmera flagra homem fotografando por baixo de saia em loja; veja


Um homem foi flagrado fotografando por baixo da saia de uma mulher em uma das lojas da rede Boots em Londres, na Inglaterra. O homem foi flagrado por câmera de segurança da loja. O homem chegou a ser preso por seguranças, mas foi liberado depois de garantir que havia apagado as fotos, de acordo com o "Daily Mail".A polícia inglesa tenta identificar o homem que foi solto. Imagens do voyeur foram divulgadas para que a população possa ajudar na sua identificação. (Correio)

PE: Menina de 7 anos some durante festa em colégio e é achada morta no almoxarifado


A morte de uma criança de sete anos durante uma festa na escola onde estudava chocou os moradores de Petrolina, em Pernambuco. O crime aconteceu na noite da quinta-feira (10). A menina morava com a família em uma chácara em Juazeiro, na divida com Petrolina. A menina, Beatriz Angélica Mota, foi ontem à noite para uma solenidade de formatura do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora acompanhada dos pais, Lúcia Mota e Sandro Romildo. Beatriz desapareceu minutos após o pai, professor de inglês da instituição, sair de perto da família para participar da cerimônia de formatura. A mãe da menina percebeu o afastamento da filha e começou a procurá-la. "Já perto do final da festa, quando a banda tocava, o professor Sandro subiu ao palco, já bastante angustiado e começou a chamar pela filha dele, perguntando: 'Bia, minha filha, cadê você? Pessoal, alguém achou a minha filha?'", disse uma testemunha que estava na festa e preferiu permanecer anônima, em entrevista ao G1 Petrolina. O pai da menina teria retornado ao palco e chamado pela filha, avisando que já tinha procurado por ela em todos os lugares. 

"Nesse momento, a festa parou, e todo mundo começou a deixar o centro da quadra. Foi quando o pessoal ouviu um barulho, muitos gritos. E as primeiras pessoas que entraram [num depósito de material] já saíram chorando e dizendo que tinham encontrado a menina morta", disse a testemunha. O corpo de Beatriz foi encontrado em um depósito de material esportivo desativado, que fica ao lado de uma quadra de esportes onde acontecia a formatura. Ela foi esfaqueada diversas vezes no tórax, membros superiores e inferiores. A faca usada no crime, uma peixeira, foi encontrada cravada no abdômen da criança. Em entrevista ao programa de rádio local Nossa Voz, a delegada Sara Machada, responsável pela investigação do caso, disse que testemunhas relataram a presença de uma pessoa desconhecida no local da festa. "A gente têm informação dessa pessoa estranha, e estamos levantando informações a cerca da identificação dela. Esperamos localizar essa pessoa em breve e esclarecer se ela teve algum envolvimento com a morte dessa criança", disse.

Segundo a delegada, apesar de ainda não ter um laudo definitivo do IML, não há nenhum indício que Beatriz tenha sofrido algum tipo de violência sexual, e que entre as linhas de investigação da polícia está a de que o crime ter sido motivado por vingança contra a família da menina.  A delegada Sara também fez um apelo para que qualquer pessoa que tivesse informações sobre o caso entrasse em contato com a delegacia de Petrolina. "O crime, que infelizmente aconteceu de forma bárbara, chocou toda a população de Petrolina", concluiu a investigadora. Câmeras de segurança do colégio e de estabelecimentos próximos estão sendo analisadas pela polícia em busca de pistas sobre o suspeito do crime. Por estar em estado de choque após a morte da menina, a família de Beatriz ainda não foi ouvida pela polícia de Petrolina. 

Laje: Bandidos roubam carro na BR-101, deixam vítimas sem roupa e amarradas numa árvore


Dois jovens que trabalham numa empresa de manutenção para equipamentos hospitalares foram abordados por ladrões na madrugada de quinta-feira (10) enquanto estavam transitando num veículo modelo Fiat, placa policial PPNZ-0976 com equipamentos avaliados em R$150.000 mil reais, nas proximidades de um posto de abastecimento na BR-101, situado perto do município de Laje (235 quilômetros de Salvador). De acordo com o relato das vítimas, os criminosos exigiram que entregassem o automóvel e após a ação os bandidos despiram suas roupas, os amarraram em uma árvore, próximo a uma estrada vicinal e fugiram em seguida. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Laje e a polícia efetua buscas pela região com o intuito de prender os ladrões. Segundo informações, somente neste mês oito veículos foram tomados de assalto na referida cidade. (Líder FM)

Briga e empurrões na Sessão do Conselho de Ética da Câmara dos deputados

(Foto: Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Em uma sessão tensa do Conselho de Ética da Câmara, os deputados Zé Geraldo (PT-PA) e Wellington Roberto (PR-PB) quase partiram para a agressão física nesta quinta-feira (10) durante uma discussão que começou sobre o painel de registro de presença e se agravou quando foi mencionado um requerimento para pedir o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Eles tiveram que ser apartados por parlamentares e chegaram a ser separados por seguranças. A sessão chegou a ser suspensa por alguns minutos. Após a confusão, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) foi anunciado oficialmente como novo relator do processo que investiga Cunha. A briga ocorreu um dia após o colegiado ter outra reunião tumultuada em que seria votado o parecer preliminar pela continuação das investigações sobre Cunha, mas que acabou não acontecendo e teve até a substituição do relator, deputado Fausto Pinato (PRB-SP). A medida foi classificada de "golpe" pelo presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). Cunha rebateu e disse que "golpe era o que estavam fazendo".
Informações do G1

59 municípios não comprovam uso de recursos públicos e são investigados

Municípios do Médio Rio das Contas - Apuarema, Gongogi, Dário Meira e Ubaitaba compõem a lista


O Ministério Público do Estado da Bahia (MP) e Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas do Estado, deflagraram nesta quinta-feira a “Operação Check-Out” para investigar 59 municípios que não comprovaram uso de recursos públicos. A falta de comprovação das verbas utilizadas em convênios somam R$23 milhões, o que segundo a Central Integrada de Comunicação do MP motivou a proposição de 60 ações por ato de improbidade administrativa e de 14 ações penais. Após apuração dos órgãos envolvidos, entre os quais estão 79 promotores de Justiça, foi constatado que mais 300 convênios celebrados entre 2011 e 2012 pelo Estado com prefeituras municipais, associações e cooperativas permaneciam sem a devida prestação de contas até hoje. Nas ações, os promotores requerem a aplicação de multas de mais de R$ 73 milhões; indisponibilidade de bens em valor superior a R$ 70 milhões, além de fianças que chegam a mais de R$ 300 mil. Os valores podem ser maiores, já que os MPs ainda aguardam informações referentes aos dois últimos anos - ainda não disponibilizadas no sistema de controle de convênios do Estado.
Abaixo, a relação dos municípios onde foram instauradas as investigações: