Mostrando postagens de agosto 13, 2015Mostrar tudo

Ipiaú: Reunião da CIR/Jequié discutiu a saúde da região

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Ipiaú
A Comissão Intergestora Regional (CIR/Jequié) se reuniu na manhã desta quinta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú com o objetivo de discutir e pontuar as questões relacionadas à saúde da região. Diversas autoridades a exemplo do prefeito Deraldino Araújo, vereadores, servidores das secretarias municipais de saúde, além de contar com a participação de diversos secretários de saúde da região e autoridades da Base Regional de Saúde. De acordo o Coordenador da CIR e Secretário de Saúde de Ibirataia, Alexandro Miranda, o encontro foi extremamente positivo, pois, além de discutir os assuntos relacionados à saúde da Região, ficou também definido que a Comissão composta por Secretários da Região do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá precisa estar unida para garantir o fortalecimento da saúde dos municípios. Miranda, parabenizou o município anfitrião pela receptividade, apoio e organização do evento. 

Tesouras Notícias 

STF adia julgamento sobre descriminalização do porte de drogas


O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para a próxima quarta-feira (19) o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso próprio. O julgamento estava previsto para esta quinta-feira, mas não entrou em pauta, pois a questão das condições dos presídios brasileiros tomou todo o tempo da sessão. A descriminalização é julgada em função de recurso de um condenado a dois meses de prestação de serviços à comunidade por porte de maconha. A droga foi encontrada na cela do detento, que atualmente está em liberdade. No recurso, a Defensoria Pública de São Paulo alega que o porte de drogas, tipificado no Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), não pode ser configurado como crime, por não gerar conduta lesiva a terceiros. Além disso, os defensores alegam que a tipificação ofende os princípios constitucionais da intimidade e a liberdade individual. (Agência Brasil)

Ibirataia poderá ser contemplada com Distrito Integrado de Segurança Pública - DISEP

Inspetores da Secretaria de Segurança e autoridades locais visitaram a área onde futuramente será construído o DISEP.


Uma das estruturas do programa estadual Pacto pela Vida no enfrentamento à criminalidade, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), pode vir a ser uma realidade em Ibirataia. Na manhã desta terça (12), uma visita técnica feita pelos inspetores da Secretaria de Segurança Pública do Estado, senhores José Eduardo Alves e Eduardo de Mello Pires, avaliaram as instalações da delegacia e área onde possivelmente será construído o novo DISEP, algumas autoridades do município participaram da vistoria, a exemplo do Dr. Reinaldo Peixoto Marinho (Juiz da Comarca local), Dr. Jeferson de Almeida (Delegado), Elmar Lopes (Secretário Municipal de Planejamento), Dr. Luiz (Advogado da Prefeitura), Juca Muniz Ferreira Neto (Chefe Municipal de Convênios), dentre outros.

Instalações da atual delegacia foram verificadas
A construção do novo Distrito Integrado de Segurança Pública é uma demanda da SEPLAN junto ao Governo do Estado, caso seja viabilizado irá garantir a intensificação das ações de combate à criminalidade e prevenção à violência. De acordo com o Prefeito Marcos Aurélio, o planejamento do município para a segurança tem demandado alguns projetos ao Governo do Estado, entre eles a construção do DISEP no município. "A delegacia de nossa cidade além de estar em um local impróprio, já não atende os requisitos para um trabalho de segurança adequado, precisamos de uma nova estrutura que ofereça à população a condição de ser mais bem atendida.” Salientou.

ASCOM/PMI

Tempo seco e até saliva podem ressecar os lábios; veja como hidratá-los


Lábios ressecados e rachados não são prejudiciais apenas para a aparência. Segundo o dermatologista Alberto Pinto Cordeiro, de Santo André (SP), o problema pode levar a sangramentos e facilitar o aparecimento de herpes, bolinhas vermelhas e dolorosas que costumam se instalar nos cantos da boca. "A grande vilã é a baixa umidade do ar, que faz com que as células do corpo percam água para o ambiente e desidratem", diz o médico. Outros fatores que podem fazer estragos são a saliva, que contém sódio e, por isso, favorece o ressecamento, e alguns medicamentos, como a isotretinoína. "Por essa razão, estão mais sujeitas às rachaduras nos lábios as pessoas que têm a pele seca e fina, caso dos idosos; quem passa muitas horas exposto ao sol, vento ou ar condicionado; quem tem o costume de umedecer os lábios com a língua; está fazendo tratamento para acne e bebe pouca água", lista a dermatologista Daniela Lemes, do Rio de Janeiro (RJ). Para que seus lábios fiquem ilesos nos dias mais secos – sim, isso é possível –, o dermatologista Alberto Pinto Cordeiro recomenda ingerir bastante líquido ao longo do dia, aplicar protetor labial sempre que sair de casa e o hidratante labial toda vez que sentir os lábios mais secos (mesmo que seja várias vezes ao dia). "A boa e velha manteiga de cacau também ajuda, mas ela serve apenas para hidratar. Já os produtos específicos fazem isso sem deixar a boca grudenta e ainda oferecem outros benefícios", afirma o especialista. Para os casos em que o ressecamento for muito intenso, a dermatologista Daniela Lemes avisa que existem as injeções de ácido hialurônico.

Publicidade


Aneel propõe reduzir tarifa da bandeira vermelha na conta de luz


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a abertura de uma audiência pública que vai analisar a proposta que altera o valor cobrado pela bandeira vermelha na conta de luz. Na ocasião, Dilma anunciou a redução de 15% a 20% na bandeira vermelha (faixa mais alta da conta adicional ao consumo de energia quando as condições de produção estão desfavoráveis). A proposta alteraria a cobrança de R$ 5,50 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos para um valor de R$ 4,50, representando uma redução de 18%. A redução média no valor total da conta de energia deverá ser de 2%. A decisão final deverá ser tomada em uma reunião marcada para o dia 28 de agosto. Caso aprovada, o novo valor da bandeira vermelho passa a valer a partir de 1º de setembro. A cobrança vigora no país desde o início do ano. A proposta de redução surgiu após o desligamento no último sábado de 21 usinas térmicas. No entanto, o governo não pode acionar a bandeira amarela porque o país ainda está no período seco. (Correio)

Procurado pela polícia é preso em flagrante após arrombar fórum na BA


Um jovem de 26 anos foi preso em flagrante após arrombar o fórum da cidade de Aurelino Leal, na região sul da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (13), após denúncia. Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito do crime já era procurado pela polícia por arrombar prédios públicos e residências no município. Após a chegada da PM, o suspeito já havia arrombado as portas da sala do juiz, promotor, além de outras três salas. Ainda segundo a polícia, as gavetas de todas as salas estavam remexidas. O jovem foi autuado em flagrante e conduzido para a delegacia de Aurelino Leal, onde está preso. (G1)

Ilhéus decreta emergência com avanço do mar


O avanço da maré na orla da zona norte do município de Ilhéus, no sul da Bahia, fez a prefeitura decretar situação de emergência nos bairros São Miguel e São Domingos. Nos últimos dias, a força do mar tem feito a água invadir quiosques, destruir coqueiros e calçadas. Até um trecho da BA-001, que liga a região à cidade Itacaré, sofreu danos. Por meio do decreto, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários atingidos. As obras devem ser concluídas no prazo máximo 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização da emergência. Conforme a prefeitura, para diminuir a força com que as ondas chegam à faixa de areia, será reconstruída a barreira de pedras que fica na orla dos bairros atingidos.

A prefeitura também conta que um projeto foi entregue ao Ministério da Integração Nacional e ao Governo da Bahia pedindo a construção de dois espigões na Praia de São Domingos e a revitalização dos que já existem na praia de São Miguel. A reconstrução de ruas e da rodovia que foram danificadas pela água também fazem parte da solicitação feita pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. O estado de emergência na zona norte de Ilhéus foi decretado na terça-feira (11).

Dono de restaurante Itabuna é preso em operação contra tráfico de drogas

Daniel San (de jaqueta) é dono de um restaurante de comida japonesa em Itabuna
Uma operação da Polícia Civil em Itabuna, sul do estado, prendeu seis pessoas suspeitas de envolvimento em tráfico de drogas nesta semana. O dono de um restaurante de comida japonesa na região está entre os presos. A operação ocorreu na quarta-feira (12). Um suspeito está foragido. A primeira prisão foi a de Luiz Antônio Possidônio, suspeito de chefiar a facção criminosa que também seria envolvida em assaltos a bancos e homicídios. O mandado de prisão de Luiz Possidônio foi expedido em abril deste ano, mas ele só foi detido na segunda-feira (10), ao usar documentos falsos. Luiz é sobrinho de Fábio Possidônio, preso na Penitenciária de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Já o dono do restaurante foi preso após contatos que ele teria feito com parentes de Fábio Possidônio, segundo informações da polícia. Na casa do empresário, os policiais encontraram uma pistola, drogas e uma balança de precisão. Também foi preso na operação um mototaxista, duas mulheres e um homem. Informações do G1

Decisão do STF sobre porte de droga terá 'repercussão geral'


O Supremo Tribunal Federal deverá começar a decidir na tarde desta quinta-feira (13) se o porte de drogas para consumo pessoal deve continuar sendo um crime no Brasil. A decisão terá "repercussão geral", ou seja, terá de ser adotada em casos semelhantes nas instâncias inferiores do Judiciário. O julgamento poderá acabar, por exemplo, com a punição penal para usuários de maconha flagrados com pequena quantidade da droga para uso próprio. Atualmente, o usuário de drogas não é condenado à prisão – como o traficante – mas pode cumprir penas alternativas, como advertência, prestação de serviços à comunidade ou comparecimento a programa ou curso educativo. Em sessão marcada para começar às 14h, os 11 ministros da Corte vão se debruçar sobre o caso de um mecânico que assumiu ser dono de três gramas de maconha, encontrados por agentes penitenciários na cadeia em que ele estava preso. O fato ocorreu em julho 2009. Francisco Benedito de Souza, na época casado e com 49 anos, foi condenado à prestação de serviços à comunidade por dois meses. A sentença foi mantida na segunda instância, e a Defensoria Pública de São Paulo, que assumiu a defesa de Souza, levou o caso ao STF. Na ação, o órgão alega alega que a criminalização do porte da droga para uso pessoal contraria o direito à intimidade e à vida privada do indivíduo, princípio firmado na Constituição.

IPVA para carros com placas de final 9 tem desconto até dia 27


Os proprietários de veículos com placas de final 9 têm até o dia 27 de agosto para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) lembra que o benefício é valido somente para quitação à vista. Existe ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes. Neste caso, o pagamento da primeira cota também deve ser feito até o dia 27. Outra possibilidade é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 30 de outubro. No mês de agosto ocorre ainda o vencimento de cotas mensais para quem também optou, nos meses anteriores, pelo parcelamento do IPVA. Dia 27 vence a segunda parcela para as placas de final 7. Já no dia 31, vence a última parcela para a placa de final 6. Caso o proprietário de veículo com placa de final 6 não tenha quitado nenhuma parcela, deverá efetuar até este dia o pagamento integral, em cota única, sem desconto. As datas de quitação das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br => Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário). Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. (Tribuna da Bahia)

Câmara aprova doação de empresas a partidos para campanhas eleitorais


O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (12), em segundo turno, dispositivo que permite às empresas fazerem doações de campanhas aos partidos políticos. O destaque foi aprovado por 317 votos a favor, 162 contra e uma abstenção. Com essa votação, a Câmara concluiu a apreciação da proposta de emenda à Constituição (PEC 182/07), que estabelece e reforma política. Com o dispositivo, fica estabelecido que as empresas só poderão fazer doações aos partidos, enquanto os candidatos só poderão receber doações dos seus partidos e de pessoas físicas. Se o Senado mantiver o texto, estará constitucionalizado, pela primeira vez, o sistema de financiamento de campanhas políticas no Brasil. O texto completo da reforma política será agora encaminhado à apreciação do Senado Federal. Segundo a Agência Brasil, a expectativa do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e dos deputados é que a proposta seja aprovada rapidamente para valer para as eleições municipais do ano que vem. BN