Mostrando postagens de maio 14, 2015Mostrar tudo

Jequié: Professor e alunos 'trocam cadeiradas' durante briga em escola


A Secretaria de Educação do município de Jequié, localizada na região sudoeste da Bahia, abrirá um processo administrativo para apurar as causas da briga entre um professor de História e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal da cidade. Na confusão, professor e alunos "trocam cadeiradas". Um vídeo, gravados por estudantes, e disponível na internet, mostra o momento das agressões, que ocorreu na última semana, dentro da instituição de ensino, localizada no Loteamento Brasil Novo, no bairro Jequiezinho. O professor envolvido na discussão, Lelito Caictano Lopes, prestou queixa na quarta-feira (13), segundo informou a delegacia da cidade. No vídeo que flagrou a pancadaria, o professor aparece dado uma cadeirada em um dos alunos. Em seguida, o docente também é agredido com uma cadeira por outro estudante. Logo depois, a gravação mostra uma correria pela escola. Segundo a delegacia de Jequié, o professor alegou que teria sido alvo de piadas e afirmou que os alunos colocaram apelidos nele e que estavam atrapalhando o andamento das aulas, o que teria motivado a briga. "Ele disse que foi reclamar com os alunos, porque não estava gostando das brincadeiras, mas teria sido agredido primeiro com soco e que, depois, revidou", afirmou o delegado José Costa. O docente dará novo depoimento na próxima semana. Dias após o ocorrido, o professor divulgou uma nota para a direção da escola, em que explica como a briga aconteceu. 

Contribuintes podem conferir pendências na declaração de Imposto de Renda


O contribuinte que entregou a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 (ano-calendário 2014) já pode consultar se há pendências em sua declaração e fazer a autorregularização para corrigir qualquer problema. De acordo com a Receita Federal, quem identificar no extrato do processamento algum erro deve fazer a retificação para não cair na malha fina. O contribuinte que enviar nova declaração com as informações corretas, automaticamente fica com a declaração liberada da malha. O contribuinte pode ter acesso ao extrato do processamento da declaração na página da Receita Federal, pelo portal e-CAC. A página pode ser acessada por certificado digital ou por código, que é gerado a partir dos números do recibo de entrega das declarações de imposto de Renda dos dois últimos exercícios. (Estadão Conteúdo)

Ganhadora do Avião do Faustão morre e filho fica ferido em acidente na Bahia


Uma mulher morreu e uma criança de 5 anos ficou ferida após um capotamento na BA-093, em Mata de São João. O acidente aconteceu por volta das 13h40, no km 32 da rodovia, próximo ao bairro do Caboré. Há suspeita que Alessandra Moreira tenha perdido o controle do veiculo e capotado. Segundo familiares, a vítima retornava para casa quando aconteceu o acidente. Alessandra morava na localidade do Camboatá, que fica na própria BA-093, a 2 km do local do acidente. A criança envolvida no acidente foi retirada do veículo por funcionário da concessionária Bahia Norte que trafegava na via. Ela recebeu os primeiros socorros no local por uma ambulância da concessionária, que em seguida a transferiu para o Hospital Municipal Dr. Eurico Goulart de Freitas. Segundo um socorrista da Bahia Norte, o menino sofreu fratura em um dos dedos da mão e escoriações leves nos braços e pernas. Ele não corre risco de morrer. A vítima era proprietária do mercadinho Popular, localizado no bairro do Caboré. Familiares foram ao local do acidente e ficaram chocados com a tragédia. Alessandra foi a ganhadora do Avião do Faustão em julho de 2011, em Mata de São João. As informações são do site Tribuna da Chapada.

Rui Costa deve compor mesa da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios


A XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, irá acontecer entre os dias 25 e 28 deste mês, com o objetivo de discutir temas que afetam a vida da população dos municípios brasileiros. A presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, na região do Litoral Norte e Agreste Baiano, entregou ao governador Rui Costa (PT) o convite para participar do evento. Rui é esperado para compor a Mesa Federativa que reunirá governadores, prefeitos e representantes do governo federal. “Sairemos da Bahia com uma grande caravana de prefeitos, liderada pela UPB. O ideal é trabalhar as demandas nas três esferas. Por isso, nossa expectativa é ter a presença do governador, que me pareceu bastante receptivo ao convite”, declarou Quitéria após a audiência na Governadoria.

Jovem morre em igreja evangélica após queda de raio


Um jovem evangélico de 23 anos morreu dentro de uma igreja evangélica ao ser atingido por um raio. Robson Lameira Marques segurava um microfone ligado a uma caixa de som em um templo simples em Ananindeua (PA) quando recebeu uma descarga elétrica. Segundo o pastor Aracivaldo Pantoja, líder da igreja Assembleia de Deus, os médicos tentaram reanimar o jovem por cerca de meia hora, mas não tiveram sucesso. “Infelizmente não teve êxito”, disse o religioso. O Jornal Liberal da Rede Liberal, transmissora da Globo na região, comentou o caso e falou sobre a quantidade de raios que tem caído no estado do Pará. Especialistas foram ouvidos para falar que a descarga elétrica atinge o coração da pessoa e sem um atendimento rápido para reanimá-la, ela pode vir a óbito. A recomendação é que as pessoas não se aproximem de objetos ligados à energia elétrica quando ouvirem raios, dessa forma não correm o risco de sofrerem descargas elétricas como a que matou o jovem.

Câmara aprova medida que altera fator previdenciário; saiba o que muda


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13), por 232 votos a favor, 210 contra e duas abstenções, uma proposta de mudança no texto base da Medida Provisória (MP) 664/14, que altera as o fator previdenciário, cálculo utilizado para a concessão de aposentadorias. A alteração foi incluída como emenda ao texto da MP, que muda regras no acesso à pensão por morte, seguro defesa e auxílio doença. Nas regras atuais, o fator previdenciário diminui o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes dos 65 anos (homens) ou 60 (mulheres). O tempo mínimo de contribuição é de 35 anos para homens e 30 para mulheres. Com a alteração, o trabalhar deve ganhar como aposentadoria o equivalente ao salário integral que recebia na ativa, caso a soma da idade e do tempo de contribuição resultar em 85 anos (mulheres) e 95 (homens). Se o trabalhador decidir se aposentar antes, o valor continua sendo reduzido por meio do fator previdenciário. Os deputados devem iniciar agora a votação dos destaques. Os deputados aprovaram o texto do relator da MP na comissão mista do Congresso que analisou a medida, Carlos Zarattini (PT-SP), que modificou a medida originalmente encaminhada pelo governo. 

Condenado outras vezes, Beira-Mar pega mais 120 anos de prisão


O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 120 anos de prisão na madrugada desta quinta-feira (14) no Rio. Ele era acusado de ter liderado uma guerra de facções, em 2002, dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, e respondia pelo assassinato de quatro pessoas. Beira-Mar acumula agora penas que somam quase 320 anos de prisão - condenações anteriores de quase 200 anos de prisão, mais os 120 anos da sentença desta madrugada. Após mais de 10 horas de julgamento, a  sentença foi lida na madrugada desta quinta pelo juiz Fábio Uchoa. O traficante foi condenado por quatro homicídios duplamente qualificados, por motivo torpe e sem dar chance de defesa às vítimas, que são os detentos Ernaldo Pinto Medeiros (Uê), Carlos Alberto da Costa (Robertinho do Adeus), Wanderlei Soares (Orelha) e Elpídio Rodrigues Sabino (Pidi). Para cada crime pegou 30 anos de cadeia. Ao ser interrogado, Beira-Mar declarou inocência. “Eu cometi vários crimes. Nesse, eu sou inocente”, afirmou.Segundo a acusação, Beira-Mar teria conseguido abrir caminho dentro do presídio para invadir a ala. O réu negou e disse que ouviu a confusão de longe e foi chamado depois pelos agentes penitenciários para "negociar" a paz dentro da cadeia, por ser considerado "tranquilo". Ainda segundo o réu, ele ficava na ala A, junto com uma facção que também era distribuída pela ala C, de onde teria partido o ataque executado por 20 criminosos. Os quatro mortos, incluindo o traficante Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, eram da segunda quadrilha, situada na ala D. "O problema era entre as galerias C e D. Ouvimos tiros e pensamos que era fuga. Sabíamos que tinham tomado a cadeia. Nisso, todos correram. Só entrei na galeria depois do fato. Os inspetores chegaram a me pedir ajuda porque sabiam que eu era um cara tranquilo. Nem cheguei a entrar e o Celsinho [da Vila Vintém] já estava saindo [da galeria]", contou. (G1)