Mostrando postagens de abril 7, 2015Mostrar tudo

Alunos da FTC são surpreendidos ao encontrarem local de aulas fechado

Os alunos protestaram em frente ao CAP
Alunos do 1º semestre do curso do Psicologia no campus de Jequié  da Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC, foram surpreendidos na noite desta segunda-feira (6/4), ao se dirigirem ao Colégio Antonio Pinheiro-CAP, para assistirem as aulas, encontrando a instituição com as portas fechadas. O colégio, em sistema de locação cede as suas instalações físicas para funcionamento no turno noturno de um dos  cursos da FTC. A informação obtida no local era da existência uma pendência em relação a quitação do contrato de aluguel do imóvel e, por essa razão, a direção do colégio decidiu manter o local fechado ao acesso dos alunos da faculdade. O problema ocasionou protesto por parte dos alunos, que se queixaram de  prejuízos e, em seguida se dirigiram à sede da FTC, na avenida Antonio Orrico (São Judas Tadeu), em busca de explicações. A direção local da instituição de ensino superior ainda não se pronunciou oficialmente  sobre o impasse.

Jequié Repórter

Prefeito de Itaparica corta folha de pessoal; justificativa é queda em arrecadação


A prefeitura de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), anunciou um corte de funcionários e redução de serviços terceirizados. A justificativa para a decisão tem a ver com a redução de royalties de petróleo que o município arrecada. De acordo com o A Tarde, o corte será de quase 10% da folha, algo em torno de R$ 150 mil. O prefeito, Raimundo da Hora (PSD), disse que a prioridade é garantir os serviços básicos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a queda de arrecadação no município em fevereiro foi de 33,26% em comparação com o mesmo mês no ano passado.

Hoje é comemorado o Dia do Jornalista!


O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de Abril. A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.  
Origem do Dia do Jornalista: O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil. Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade. Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.  
  1. Mensagens e Frases para o Dia do Jornalista:
  2. "Mais do que transformar os fatos em notícias, você é responsável por perpetuar os acontecimentos na história" 
  3. "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade" (George Orwell) 
  4. "Você nos dá ouvidos. Você nos dá olhos. Você nos dá voz. E nós damos os parabéns!"

Ipiaú: Resultado do Concurso Público da Prefeitura Municipal


A Prefeitura de Ipiaú publicou na tarde desta segunda-feira(06) o resultado do Concurso Público Municipal de 2015 (veja). O certame foi realizado no dia 08 de março. Mais de 2.800 candidatos disputaram vagas em cargos de profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, e superior, para o exercício de atividades no âmbito das secretarias municipais de governo, planejamento e administração, fazenda, educação e cultura, infraestrutura e serviços públicos e ação social e desporto. No total foram disponibilizadas 89 vagas. O concurso foi organizado pela empresa MSC Veloso. (Giro em Ipiaú)


Comissão de Educação da Assembleia ouve Manoel Mendonça nesta terça (07)

Mendonça falará da EC 85/2015 - "PEC da Inovação"
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, é o convidado desta terça-feira (7) da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia). A visita do secretário estava marcada inicialmente para ocorrer no último dia 24, mas em função de problemas na agenda foi modificada para acontecer nesta terça-feira, a partir das 11h. Mendonça vai falar sobre a importância de adequar a lei baiana à Emenda Constitucional 85/2015, denominada "PEC da Inovação", aprovada no Congresso Nacional no último mês de fevereiro. A emenda altera e acrescenta dispositivos constitucionais e atualiza o tratamento dado à ciência, tecnologia e inovação e pretende melhorar a articulação entre União, estados e municípios com instituições de pesquisas públicas e privadas. Para o deputado Eduardo Salles, presidente da Comissão, a adequação da lei à PEC pode trazer benefícios para o Estado.  "Vai ajudar a atrairmos investimentos de empresa do setor de ciência, inovação e tecnologia e captarmos recursos com mais facilidade", disse. No dia 14, a Comissão recebe o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, que apresentará aos parlamentares o planejamento em sua área para o período 2015-2018. 


ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

César Borges comandará vice-presidência de Serviços e Infraestrutura do BB


O ex-ministro de Transportes e dos Portos, César Borges, assumirá a vice-presidência de Serviços e Infraestrutura do Banco do Brasil, conforme anunciado pela instituição financeira nesta segunda-feira (6). De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o criação do cargo, que não existia anteriormente no BB, integrou o anúncio. Em nota, o banco afirma que Borges será responsável por “negócios estratégicos relacionados aos grandes projetos de infraestrutura que surgem com o êxito dos modelos de concessão”.  Ex-filiado ao PFL e ao PR, ele já ocupou a vice-presidência de Governo no BB entre 2012 e 2013. Ainda segundo Folha, o BB vai unificar a área de Varejo e Distribuição à de Gestão de Pessoas, de forma a manter o número total de vice-presidências. No comunicado, o BB afirma que a criação do cargo e as alterações não “implicam incremento de despesas, redução de quadros, ou alterações nas metas de eficiência operacional previstas para o período de 2015-2019. (BN)