Mostrando postagens de março 31, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Prefeitura retira eucaliptos a pedido dos moradores do Bairro João Paulo


Todo período de chuva ou ventos fortes traz medo e apreensão aos moradores da Avenida Ilton Lopes Leal, Bairro João Paulo, situado na entrada da cidade de Ibirataia. Os habitantes vivem assustados com as árvores que ameaçando cair. Espécies já velhas, com cerca de 30 anos de plantadas, algumas encontravam-se secas, podres ou com problemas de saúde e já causavam prejuízos, como já aconteceu por diversas vezes, segundo o Sr. Eliezer Ramos dos Santos. “As famílias que residem próximas das árvores correm riscos, as crianças e os moradores vivem apavorados. Recentemente uma dessas árvores caiu ao lado de uma residência deixando todos assombrados.” Revelou o morador da localidade. Na manhã desta terça-feira (30) a Prefeitura Municipal de Ibirataia, com o auxílio da Coelba, iniciou o corte dos Eucaliptos, visando atender à solicitação dos Moradores do Bairro, a ação tem base nas diversas reivindicações feitas pela comunidade às Secretarias de Administração e Infraestrutura do município, a exemplo de um abaixo-assinado feito pelos moradores da comunidade entregue na prefeitura, documento que pede providências em relação à retirada das árvores. (Ascom PMI)

AL-BA aprova Audiência Pública para discutir criação de Universidade Federal da Chapada Diamantina



A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) aprovou nesta terça-feira (31) a realização de audiência pública para discutir a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). O encontro foi sugerido pelo deputado Eduardo Salles, presidente do colegiado. "Sabemos que é uma questão federal, mas, com a audiência, queremos lembrar a importância do tema e nos inserir nessa discussão", alegou o parlamentar. A proposta é que a criação da Universidade supra a necessidade de ensino superior para estudantes da região e ajude a alavancar a economia da Chapada Diamantina, que tem aproximadamente 370 mil habitantes em 24 cidades. Caso seja implantada, a UFCD terá campi nas cidades de Lençóis, Seabra, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. A audiência púbica foi aprovada por unanimidade. A data de realização do evento será marcada nas próximas sessões. Durante a sessão também foi aprovada audiência para discutir a implantação de dois novos campi da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) em Salvador, no subúrbio e em Cajazeiras. 

Pela 1ª vez, redução da maioridade penal avança na Câmara



Vinte e dois anos depois de ser apresentada no Congresso Nacional, a proposta para alterar a Constituição e reduzir a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos recebeu o aval da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde permanecia parada desde 1995 - foi arquivada quatro vezes desde então. Nesta terça-feira, 42 parlamentares da CCJ aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, de agosto de 1993, do ex-deputado Benedito Domingos (PP-DF). Outros 17 deputados votaram contra. O texto agora segue para análise de uma comissão especial, que será formada com a finalidade específica de discutir seu mérito. A proposta ainda tem um longo caminho a ser percorrido no Legislativo e será alvo de uma ofensiva já anunciada do PT e dos seus movimentos satélites no Judiciário, mas nunca a Câmara avançou tanto na discussão do tema. Um dos fatores decisivos para o andamento da matéria é o apoio do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e de seus fiéis aliados, como o próprio presidente da CCJ, Arthur Lira (PMDB-AL).

Cordeiro nasce com 'aparência humana' em fazenda na Rússia


Um cordeiro que nasceu com feições humanas virou hit depois que imagens do animal foram publicadas nas redes sociais e no YouTube. O animal nasceu em uma fazenda na aldeia de Chirka, perto da república do Daguestão, na Rússia. O dono Blasius Lavrentiev, de 45 anos, disse que já recebeu uma oferta 10 vezes acima do preço normal pelo cordeiro recém-nascido. Lavrentiev contou ainda que não sabe o que pode ter causado a deformação genética no filhote. (G1)

Preso por suspeita de estupro é encontrado morto dentro de cela em Dias D'Ávila


Um homem foi encontrado morto dentro de uma cela da delegacia de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, na tarde de segunda-feira (30). De acordo com informações da Polícia Civil, o corpo não apresentava sinais de violência e as causas da morte só poderão ser constatadas após perícia do Departamento de Polícia Técnica. Ainda de acordo com a polícia, o homem, que não teve a identidade revelada, foi preso na tarde de sábado (28), por suspeita de estupro. As circunstâncias do crime, no entanto, não foram esclarecidas. Ele estava detido em uma cela separada, sem companhia de outros presos. Quando os agentes perceberam que ele estava desacordado, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas o detento já estava morto. (Correio)

CNJ determina que TJ-BA estude desativação de comarcas


Por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deverá estudar a possibilidade de desativar 25 comarcas ou substituí-la por postos avançados. Devido a movimentação processual dessas unidades, consideradas baixas, as comarcas foram agregadas a outras maiores, mantiveram suas estruturas. O estudo deverá ser realizado em 120 dias. A recomendação foi aprovada na última terça-feira (24) durante o julgamento do Procedimento de Controle Administrativo (PCA), impetrado pela Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), relatado pelo conselheiro Saulo Casali. A Amab impugnou o ato do TJ-BA que determinou a agregação de varas e comarcas de entrância inicial, sob o argumento de que a medida ocasionaria aumento da competência dos magistrados, aumento da carga de trabalho e necessidade de deslocamentos rodoviários de até 60 km para realização de audiências. Para a associação, faltou fundamentação legal para o feito e violação da prerrogativa da inamovibilidade dos juízes. Além do mais, segundo a associação, o ato impõe regressão na carreira aos juízes de entrância intermediária, uma vez que estes passam a responder por comarcas de entrância inicial. As comarcas agregadas foram: Abaré, Antas, Aurelino Leal, Baixa Grande, Belo Campo, Boa Nova, Boquira, Capela do Alto Alegre, Conceição da Feira, Ibicuí, Ibirapitanga, Itabepi, Itabipitanga, Jaguaripe, Jiquiriçá, Milagres, Mucugê, Nova Canaã, Nova Fátima, Piratinga, Pau Brasil, Rio de Contas, Santa Luzia, Tanque Novo e Wanderley.

Professor comete suicídio em Itabuna



Um professor acabou morrendo após se jogar do quarto andar do prédio em que morava, na Rua 25 de Dezembro, no bairro São Caetano, em Itabuna. O fato aconteceu na noite do último domingo (29) e chocou testemunhas. Josenildo Brandão tinha 39 anos de idade. Segundo vizinhos, ele lecionava matemática no colégio Ciomf (Centro Integrado Oscar Marinho Falcão). Josenildo ainda foi socorrido com vida e encaminhado para o hospital de Base, com diversas fraturas pelo corpo, incluindo coluna, fêmur e costelas. Os médicos ainda tentaram reanimar o educador, mas sem sucesso. Josenildo não resistiu aos ferimentos, morrendo pouco tempo depois. A motivação do suicídio ainda é desconhecida. (Verdinho Itabuna)

Liga Ibirataense realiza mais uma rodada de jogos do Campeonato Municipal 2015

Flamengo
Tupy
A Liga Ibirataense de Futebol com apoio da Prefeitura Municipal, da Federação Baiana de Futebol e do comércio local, realizou mais uma rodada de jogos neste domingo (29), no Estádio O Tesourão. A primeira partida da 4ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol, edição 2015 foi entre as equipes do Flamengo X Tupy. Placar final Flamengo 4X1 Tupy. Já na partida de fundo prevaleceu o empate entre Lua Nova X CRB pelo placar de 1X1. De acordo o presidente da LIF, Ravi Machado, 173 torcedores pagaram ingressos para uma renda de R$ 519,00 (quinhentos e dezenove reais) que foram divididos pelos clubes participantes da rodada e Liga de Futebol.

Lua Nova
CRB - Centro de Recuperação Betânia
Trio de Arbitragem: Jairo (árbitro), Auxiliares: Geânio eJoselito
Trio de Arbitragem: Wellington (Árbitro), Auxiliares: Nei Vitória e Ronald

Tesouras Notícias