Mostrando postagens de março 27, 2015Mostrar tudo

Preso em Coaraci assassino que vitimou o Ibirataense Tassio Latorre

"Ilhéus" foi preso na noite desta sexta-feira (27)
Foto: Polícia Civil
Foi preso agora a pouco por investigadores da Delegacia Territorial de Coaraci e policiais militares lotados na 5ª Cia, JOBSON RODRIGUES DA SILVA, vulgo "Ilhéus". "Ilhéus", juntamente com outros meliantes, já identificados pela polícia, foi o principal autor do brutal homicídio ocorrido no dia 14/12/14, na praça de eventos da cidade de Coaraci o qual a Vítima, Tassio Latorre de Oliveira, 23 anos teve parte de sua cabeça esmagada por um paralelepípedo arremessado por " Ilhéus ", depois do mesmo ser linchado por vários elementos. O crime na época chocou a cidade por se tratar de extrema violência e crueldade sofrida pela vitima. Jobson vai ser interrogado pelo DPC substituto da DT de Coaraci Joaquim José Tenorio Azevedo, e posteriormente encaminhado ao presídio de Itabuna. 
 
Tássio Latorre teve parte de sua cabeça
esmagada

Tesouras Notícias com Informações da Polícia Civil

Ibirataia: Garota de 16 anos está desaparecida

Juliana Gomes foi vista pela última vez na rodoviária de Ipiaú na companhia de um pastor evangélico.


A jovem Ibirataense, Juliana Gomes da Silva, de 16 anos, moradora da Rua André Calheira da Silva, bairro Mirassol, em Ibirataia, está desaparecida desde a última quarta-feira (25). Familiares informaram que a moça possui problemas mentais e que teria sido vista com um Pastor Evangélico da cidade de Buerarema na Rodoviária de Ipiaú, no mesmo dia em que desapareceu. A família já prestou queixa na Delegacia de Polícia de Ibirataia. Qualquer informação manter contato com os seguintes números de telefone: (73) 3537-2103 (Delegacia de Ibirataia); (73) 9934-5802 (Polícia Militar de Ibirataia). As informações são do blog Ocorrência Policial.

Eduardo Salles e mais três deputados representarão a Bahia na União Pelo Nordeste


Eduardo Salles é um dos quatro deputados estaduais baianos escolhidos para representar o Estado no movimento União Pelo Nordeste, que pretende cobrar ao governo federal recursos para melhorias na região, principalmente no que diz respeito à questão da crise hídrica. "Acho que o movimento vai ter uma caminhada longa e efetiva. A iniciativa de unir as Assembleias Legislativas dos estados nordestinos é inédita e muito importante", parabenizou o parlamentar.
O movimento União Pelo Nordeste foi apresentado nesta quinta-feira (26) aos parlamentares baianos em uma sessão da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), com a participação dos deputados pernambucanos Claudiano Filho, Miguel Coelho, Rodrigo Novaes e Oldaci Amorim, idealizadores do projeto.
O grupo percorrerá todo o Nordeste para apresentar o movimento e recrutar representantes de cada estado. Além de Eduardo Salles, os deputados Zó, Adolfo Viana e Luciano Simões Filho vão representar a Bahia. 
OBJETIVO
O Fórum União Pelo Nordeste tem como principal objetivo promover o debate sobre os problemas socioeconômicos que atingem as áreas mais carentes da região, em especial as que são afetadas pela seca.
Para Eduardo Salles, o movimento pode ajudar a solucionar os problemas no Vale do São Francisco, que atravessa um momento crítico. "A região deve ser vista como um todo. Os estados devem se unir para encontrar soluções para o problema do Vale, e não pensar apenas nas questões locais", opinou o deputado, que já tem ideias para os próximos passos do movimento. "Temos que levar propostas concretas e materiais técnicos ao governo federal". O movimento não se identifica com nenhum partido político. "É uma luta suprapartidária. Vamos formar uma pauta conjunta de todo o Nordeste", disse o deputado Vitor Bonfim, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA.

Ibirataia: Prefeitura realiza mutirão de limpeza em bairros da cidade

O mutirão de limpeza pública é realizado nas quartas e sextas-feiras
A Prefeitura Municipal de Ibirataia por meio da Secretaria de Infraestrutura, além do trabalho diário de limpeza das vias públicas, vem realizando semanalmente o mutirão de limpeza nas quartas e sextas-feiras. O trabalho consiste no serviço de roçagem, retirada de entulhos e materiais recicláveis das vias públicas e calçadas.  Diversas áreas da cidade recebem semanalmente a visita dos agentes responsáveis pela operação de limpeza.


Segundo o coordenador de Limpeza Pública, Marinaldo Sobral, são disponibilizados 25 agentes para o trabalho que é executado regularmente. A falta de cooperação de alguns moradores é a principal razão do problema, que interfere diretamente no trabalho de limpeza urbana e prejudica a saúde da população. “Infelizmente, depois de executarmos o trabalho de limpeza é comum vermos moradores depositando lixo novamente nas calçadas”, lamenta o coordenador.  Para tentar solucionar o problema, o coordenador pede a colaboração da população para que não criem pontos de lixo nas áreas públicas e nem depositem lixo nas calçadas fora do horário de recolhimento. 

Ascom/PMI


Estudo revela técnica para eliminar a dor: cruzar os dedos


O simples ato de cruzar os dedos pode afetar a sensação de dor, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico Current Biology. De acordo com os pesquisadores, a sensação é influenciada pela maneira como as diferentes fontes da dor interagem entre si. Cientistas do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade Global de Londres utilizaram um experimento chamado "thermal grill illusion". Por meio deste teste, outros pesquisadores demonstraram no passado que, se uma pessoa receber simultaneamente um estímulo de temperatura quente nos dedos indicador e anular e fria no médio, o indivíduo terá percepção de ardor no dedo médio. Isso acontece porque a sensação de queimação que os dedos indicador e anular enviam ao cérebro bloqueia a atividade que normalmente seria desencadeada pelo estímulo frio no médio. No presente estudo, cientistas fizeram pequenas variações no teste ao mudar a disposição espacial entre os dedos, e tiveram resultados diferentes. Quando o dedo médio foi cruzado sobre o indicador, a sensação de ardor foi reduzida. Em outra variação do experimento, o frio foi aplicado sobre o dedo indicador e o calor sobre os outros dois. Neste caso, o ardor aumentou quando os dedos médio e indicador foram cruzados. Para os pesquisadores, o cérebro usa a disposição espacial dos três diferentes estímulos para produzir a sensação de ardor em um único dedo. "Essas interações podem valer para uma surpreendente variação de dores", afirma o líder do estudo, Patrick Haggard. "Nossa pesquisa eleva a possibilidade de manipular a sensação de dor de uma pessoa por meio de estímulos externos. Alterar padrões espaciais pode afetar a maneira como a dor é interpretada pelo cérebro."

Prefeitura de Itabuna decreta 3 dias de luto pela morte de Hélio Pólvora


A prefeitura de Itabuna decretou nesta quinta-feira (26) luto oficial por três dias no município, pelo falecimento do escritor, jornalista e crítico literário Hélio Pólvora. Expoente da literatura nacional, Pólvora é natural de Itabuna, região sul da Bahia e faleceu na madrugada desta quinta-feira, em Salvador. Ele lutava contra um câncer de pulmão há mais de um ano. A cerimônia de cremação do corpo do autor também foi realizada nesta quinta-feira, às 17h30 no cemitério Jardim da Saudade, bairro de Brotas, em Salvador. Hélio Pólvora aprendeu as primeiras letras com a mãe, decifrando manchetes de jornais. O autor era casado com Maria Pólvora Silva de Almeida. Ele deixa três filhos, Hélio e Raquel, frutos da união com Maria Pólvora, e uma filha (Fernanda), de união anterior. Entre os livros publicados estão os romances Inúteis Luas Obscenas (Casarão do Verbo, 2010) e Don Solidon (Casarão do Verbo, 2011), além dos livros Memorial de Outono (2005), Contos da Noite Fechada (2003) e "…de amor ainda se morre…" (2008). "Ele morreu escrevendo. Um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Deixa um legado literário brasileiro importantíssimo. Nós perdemos uma glória da literatura nacional. Uma grande figura humana. Levou a vida toda trabalhando pela literatura e pela cultura. Um homem de inteligência e cultura fora do lugar. Foi uma perda irreparável para a cultura brasileira. Ele nunca parou de escrever", disse Aramis Ribeiro Costa, presidente da Academia de Letras da Bahia . (G1)

Casal é flagrado em ato sexual e precisa ser algemados para pararem


Um brasileiro e uma argentina foram flagrados tendo relações sexuais em pé, encostados em um muro da Feira do Artesão, na Praia da Armação, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, por volta das 11h de quarta-feira (25). O casal teve que ser separado à força pela Guarda Municipal. A Polícia Militar também foi chamada e algemou os protagonistas da cena que chocou quem passava pelo local, que é ponto turístico do balneário. Eles foram encaminhados para a 127ª DP, onde foram autuados por ato obsceno em via pública. Mesmo com a chegada dos agentes da GM, o casal se recusou a parar o ato, segundo testemunhas. O motorista Vidal Muchado, de 53 anos, registrou o episódio e contou que diversas pessoas presenciaram as cenas de sexo, inclusive crianças, já que o local fica próximo a uma escola municipal. "Muitas crianças estavam saindo da aula. A feira também fica próxima de um pier de desembarque de transatlânticos e havia dois parados no momento em que eles estavam tendo relações. Os turistas acompanharam tudo e todos ali estavam abismados", disse. Os dois assinaram um termo de conduta na delegacia e foram liberados. (Globo)

Receita já recebeu mais de 5,3 milhões de declarações do IRPF 2015


A Receita Federal já recebeu 5.326.797 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2015, considerando balanço até as 17 horas desta quinta-feira, 26. O prazo de entrega termina em 30 de abril e são esperadas 27,5 milhões de declarações. Quem recebeu mais de R$ 26,8 mil em rendimentos tributáveis ao longo de 2014 está obrigado a prestar contas à Receita Federal. A multa por atraso no envio do IR está limitada a 20% do imposto devido e tem o valor mínimo de R$ 165,74.

Ônibus escolar tomba no município de Irará


No início da tarde desta quinta-feira (26), por volta das 12h50min, um ônibus que fazia transporte escolar de alunos da rede municipal de Irará, conduzido pelo motorista Por nome de Erivaldo Cerquera Batista ao trafegar na estrada vicinal que liga o Povoado da Caroba, no trecho conhecido por "Banca" no Quebra Fogo, perdeu o controle e tombou. Por pouco não houve uma tragédia, já que haviam muitos alunos no interior do ônibus. Apenas dez alunos sofreram lesões e hematomas leves proveniente do acidente e foram encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital Dr. Deraldo Miranda, na cidade de Irará-BA, onde foram atendidos, medicados e liberados. Conforme informações de algumas pessoas após o acidente, o motorista, muito nervoso , dirigiu-se, andando, ao povoado da Caroba para pedir socorro, indo ao comércio de Flavinho, o qual ligou para as autoridades municipais e encaminhou-se ao local do acidente para ajudar as vítimas. Ainda não se sabe informar as causas do acidente. Há suspeita de que tenha quebrado a barra da direção do veículo. É importante ressaltar que esse trecho é muito perigoso e que no passado já aconteceram 2 acidentes envolvendo transporte escolar , sendo que o primeiro com duas mortes. (Jornal A Tarde)

Ibirataia: Reunião definiu ações para combate à dengue e a chikungunya


A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (26) uma reunião com os agentes de combate às endemias com o objetivo de planejar as ações para o combate à dengue e a chikungunya no município. A reunião aconteceu na sede municipal da vigilância epidemiológica. O Secretário de Saúde Alexandro Miranda alertou que o combate às doenças citadas é um dever de todos nós.

Tesouras Notícias 

Polícia Federal investiga fraude que desviou pelo menos R$ 6 bilhões do Ministério da Fazenda


A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira(26) uma operação contra quadrilhas que causaram prejuízo de pelo menos R$ 6 bilhões aos cofres públicos ao atuarem no Ministério da Fazenda. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a PF indica que os desvios aconteciam no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério que é responsável por julgar recursos administrativos contra autuações. Empresas dos ramos bancário, automobilístico, construção civil e siderurgia eram beneficiadas ao conseguir a anulação ou a diminuição dos valores dos autos de infração ao corromper conselheiros do Carf. As investigações começaram em 2013 e apontam que os servidores passavam informações privilegiadas a escritórios de advocacia, consultoria ou assessoria para facilitar o trabalho no Carf. Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, já foram apreendidos R$ 1,3 milhão em espécie e documentos, mas ninguém foi preso até o momento.

Denatran adia até 1º de julho exigência do extintor veicular ABC

O Denatran adiou nesta quarta-feira (25) por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor veicular do tipo ABC. A nova data prevista para início da fiscalização será 1º de julho.


De acordo com o Ministério das Cidades, o motivo para adiar a obrigatoriedade é que o equipamento continua em falta nas lojas. Desde dezembro, pouco antes de a medida entrar em vigor, os consumidores reclamam da falta do item no comércio. A multa começaria em 1º de janeiro deste ano, mas, no dia 7 daquele mês, o governo anunciou o primeiro adiamento da exigência, para 1º de abril. Em fevereiro, o G1 fez um levantamento em lojas de 5 estados, em busca do extintor ABC, e constatou que a maioria dos estabelecimentos consultados ainda não contava com o equipamento. Quando entrar em vigor, a resolução irá punir com multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação, os motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC.
Qual a diferença, e quem deve trocar?

O extintor do tipo ABC é mais completo do que o BC, utilizado por alguns veículos. O novo modelo também é eficaz no combate a incêndios em materiais como madeira e tecidos, comuns no interior dos carros. O extintor ABC tem validade de 5 anos. Uma resolução do Contran de 2004 estabeleceu que, a partir de 2009, todos os veículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC. Porém, a medida foi derrubada, e voltou a valer em 2009. Com isso, mesmo modelos produzidos entre 2004 e 2009 podem conter o equipamento do tipo BC. Vale lembrar que o adiamento não desobriga o uso de um extintor automotivo, com prazo de validade em vigência. O não uso, ou uso de um item vencido também é passível de multa.