Mostrando postagens de março 26, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Diretoria de Cultura apresenta a Paixão de Cristo


Paixão de Cristo


Vem viver com a gente essa emoção!!!

Dia 03 de Abril no Ginásio de Esportes de Ibirataia-Bahia.

Realização: Diretoria de Cultura e Setor Jovem da paróquia de São José

Apoio: Prefeitura Municipal de Ibirataia e Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer.


Ibirataia: Programa Municipal Moradia Digna beneficia família carente de Tesourinhas

25 famílias já foram beneficiadas com o Programa Moradia Digna
Nesta terça-feira (25), o sonho de ter uma casa própria se tornou realidade para a família da Srª Lucia da Silva Santos, da Vila de Tesourinhas. É que a moradora da localidade foi beneficiada com uma residência doada pela Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio do Programa Municipal Moradia Digna. Desde que foi criado o Programa já beneficiou 25 famílias, entregando proporcionalmente uma casa ao mês para famílias com baixo poder aquisitivo no município. A casa possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro, como todas as outras já construídas e entregues no Distrito e na Cidade. A unidade habitacional já se encontra ocupada pela família, que ao receber a chave do imóvel das mãos do prefeito Marcos Aurélio, agradeceu em forma de oração: “ Morava com a minha família em uma casa velha, quase caindo, obrigado meu Deus, abençoa sempre o nosso prefeito que tem ajudado o nosso povo.” Disse Dona Silvana Silva, moradora beneficiada. De acordo com a secretária de Ação Social, Marli Pereira, para participar do programa é necessário que a família preencha os critérios do Programa Municipal Moradia Digna. Estiveram presentes no evento: O Prefeito Marcos Aurélio, os secretários de planejamento Elmar Lopes, de Administração Raimundo Oliveira, de Ação Social Marli Pereira, de Agricultura Luciano Guimarães, de Educação Lenise Luedy, de Governo Marcus Vinicius e Finanças Bismarck, o Vereador Teobaldo Brandão e moradores da comunidade. Ascom PMI


Ibirataia: Secretaria de Saúde apresenta programação anual da saúde


Aconteceu nesta terça-feira (24) no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Social, mais uma reunião do Conselho Municipal de Saúde onde na oportunidade foi apresentado pela Secretaria de Saúde o relatório de gestão 2014 e a programação anual da saúde municipal para o exercício de 2015. De acordo o Secretário Alexandro Miranda, dois instrumentos importantes de planejamento e direcionamento dos investimentos foram apresentados ao Conselho Municipal para melhorar a saúde da população ibirataense. Ambos foram aprovados por unanimidade.

Tesouras Notícias 

IBGE cancela contagem da população após corte no orçamento de 2015


Dentro do ajuste do governo Dilma Rousseff, o corte no orçamento federal já afeta as atividades que serão desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A contagem da população brasileira prevista para o próximo ano foi cancelada “em razão de contenção orçamentária”, afirmou a direção em comunicado interno. Obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, o informe foi colocado à disposição de todos os funcionários na intranet da instituição na terça-feira,24. Na mensagem, a direção do IBGE, presidido por Wasmália Bivar, afirma que o Ministério do Planejamento avisou, na segunda-feira desta semana, que será “impossível realizar a contagem populacional em 2016″. Inicialmente prevista para ocorrer em 2015, a pesquisa já havia sido adiada para o próximo ano também por falta de recursos.A última contagem foi realizada no Censo de 2010. Como não há nova previsão, é possível que o estudo só venha a ser feito no Censo de 2020. Os dados da contagem populacional são repassados pelo IBGE à União em razão de uma exigência da Lei 8.443, de 16 de julho de 1992. As informações são usadas como base para o cálculo do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Sem a realização da pesquisa, o IBGE envia apenas as estimativas da população, que passam a servir de base para o cálculo da verba a ser recebida. (Estadão)

Justiça garante renovação do Fies após denúncia de alunos na Bahia


Cerca de 300 estudante da Faculdade Maurício de Nassau que fazem uso do Fies, em Salvador e Lauro de Freitas, conseguiram o direito de prorrogar, em até 30 dias, o prazo para o aditamento dos contratos. O Fies é o programa de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação. A liminar com a determinação foi concedida após o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) acionar a Justiça Federal. Segundo a decisão, expedida pela juíza Rosana Kaufmann, da 6ª Vara, os alunos argumentaram que a faculdade estava sendo omissa no aditamento dos contratos e deixando como opção aos estudantes o pagamento das mensalidades ou a contratação de um financiamento da própria instituição. Ainda de acordo com o documento, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da faculdade não deu início aos trâmites legais do aditamento no prazo devido - até novembro do ano passado.