Mostrando postagens de novembro 6, 2014Mostrar tudo

Prepare o bolso: Petrobras anuncia aumento da gasolina e diesel


A gasolina será reajusta em 3% nas refinarias a partir da 0h desta sexta-feira (7) e o diesel sofrerá aumento de 5%, também nas refinarias. A informação é da própria Petrobras. O anúncio foi feito nesta quinta (6) em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários. Este é o primeiro reajuste desde 29 de novembro de 2013. A petrolífera brasileira havia recebido na terça (4) o aval do ministro da Fazenda Guido Mantega, presidente do conselho de administração da empresa, para reajustar os combustíveis. Na ocasião, o ministro havia pedido à estatal que o valor não divulgasse o anúncio no dia, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo. No dia seguinte, a companhia havia informado ao mercado que "a orientação do Conselho de Administração [CA] tem sido pela manutenção dos níveis de preços. Até o momento, não há data ou percentual definidos para o reajuste no preço da gasolina e do diesel". (Bocão News)

IBIRATAIA: Índice do Lira mês de outubro 2014


Ibirataia: Em nota Keila Barreto esclarece sobre o mal entendido provocado por manifesto


Na manhã desta quinta-feira (06), alguns veículos de comunicação da cidade receberam uma nota de esclarecimento, onde a Sr.ª  Keila S. S. Barreto fala sobre o mal entendido ocasionado pela sua manifestação ocorrida em 30 de agosto do corrente ano. Na nota ele esclarece que jamais duvidou da idoneidade e integridade moral do Prefeito Marcos Aurélio. Neste documento a Senhora Keila Barreto torna público aos munícipes, que nada houve além de um questionamento feito sobre o afastamento de alguns agentes de saúde aprovados em teste seletivo na gestão anterior em junho de 2012, válido por um ano com possibilidade de renovação por mais um, sendo legalmente encerrado em junho de 2014.

Do Ibirataia Notícias 


Modo avião pode driblar função de 'mensagem lida' do WhatsApp


A nova função do aplicativo Whatsapp que permite que os usuários saibam se a mensagem enviada foi lida provocou polêmica nas redes sociais, mas os usuários do sistema IOS já descobriram como burlá-la. O tique duplo azul, que confirma a visualização de texto, imagem ou vídeo enviados, não aparecerá se o modo avião for ativado antes de entrar na janela de conversa na qual há mensagem nova. Já para quem usa Android, é mais complicado enganar os contatos indesejados. É preciso ir nas configurações do aplicativo e escolha a opção 'Sempre mostrar notificação' em 'Notificação de pop-up'. Então, quando a mensagem chegar, é só lê-la na janela que aparecer, sem entrar no aplicativo. (BN)

Bahia avança na Copa do Brasil sub-20 e pega o Vitória na semifinal


O Bahia conseguiu uma classificação heróica nesta quinta-feira (06) para a semifinal Copa do Brasil sub-20 ao empatar com o São Paulo por 2 a 2 no Morumbi, em São Paulo (SP). O tricolor baiano saiu na frente do placar no primeiro tempo após aproveitar um vacilo da defesa paulista. A bola sobrou livre para Jefferson Silva entrar na área e tocar no canto direito de Lucas Perri. No início da segunda etapa, a sorte mudou de lado. O São Paulo teve duas penalidades a seu favor, convertidas pelo atacante Ewandro, que colocaram o tricolor paulista na frente do placar. No segundo pênalti o zagueiro do esquadrão, Fernandez, chegou a ser expulso, porém, dez minutos depois o lateral esquerdo do São Paulo, Inácio, deu uma entrada violenta e levou cartão vermelho direto. Aos 30 minutos o time baiano teve uma chance de ouro para empatar o jogo. A equipe do Morumbi ficou com um jogador a menos após o Matheus Reis cometer pênalti, mas o Bahia desperdiçou. Rômulo bateu no canto direito, mas Lucas Perri defendeu. Quando tudo parecia perdido, aos 47 minutos Caporã entrou na área e tocou no canto esquerdo para marcar o gol de empate e da classificação baiana. E o próximo adversário será nada mais, nada menos do que o arquirrival Vitória. (BN)

IBIRATAIA: Prefeitura promove revisão preparatória para o ENEM

A aula de revisão aconteceu no Plenário da Câmara Municipal >
A Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta quarta-feira (5), uma revisão específica para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dezenas de alunos da rede pública e particular de ensino compareceram e seguiram a programação, que iniciou às 19h e foi até às 22h na Câmara de Vereadores, sob a orientação do Professor Samy Santos.


Segundo o Vereador Caio Pina, idealizador da revisão, os alunos contribuíram de forma positiva e a expectativa é de que haja um bom aproveitamento em relação às notas a serem obtidas no ENEM.

“Foram convidados alunos de todo o município, tanto da rede pública como particular. É uma contribuição da prefeitura para todos que pretendem dar continuidade aos estudos no ensino superior”, disse a Secretária de Educação Lenise Luedy.

(Assessoria de comunicação PMI)

Desemprego tem maior queda no Nordeste e entre mulheres, aponta Pnad

Imagem ilustrativa Google >
A taxa de desocupação na região nordeste teve a queda mais acentuada em relação a outras regiões, junto com a do norte. A análise é feita quando comparado o resultado do segundo trimestre de 2014 com o mesmo período do ano passado e com os primeiros três meses deste ano. Ambas as regiões tiveram redução de 0,5 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre.  Em relação a 2013, a desocupação caiu 1,1 ponto percentual no Norte e 1,2 ponto percentual no Nordeste. A região nordestina, contudo, continua com a maior taxa de desocupação, com 8,8%. O Sul tem a menor taxa de desemprego, com 4,1%. A queda acentuada também foi observada na taxa de desocupação da ala feminina. Apesar de ainda terem o maior nível de desemprego, com 8,2% contra 5,8% dos homens, as mulheres recuaram 0,5 ponto percentual a taxa de desocupação, que antes era 8,7%. Já entre os homens, o recuo foi de 0,1%. O levantamento é com base dos dados da Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa investiga 211.344 domicílios particulares permanentes em aproximadamente 16 mil setores censitários, distribuídos em aproximadamente 3,5 mil municípios. As informações são da Agência Brasil. 

Vitória da Conquista: Criança de cinco anos terá nome de três mães na certidão de nascimento


Uma criança de cinco anos terá o nome de três mulheres como mães na certidão de nascimento. A Justiça em Vitória da Conquista, em uma decisão inédita, permitiu a inclusão dos nomes no registro da criança. A decisão foi tomada a partir de um acordo entre a genitora e um casal homoafetivo, que garantiu o reconhecimento das três como mães da criança. Segundo o defensor público Pedro Fialho, responsável pelo caso, a criança já convivia desde os primeiros meses de vida sob a guarda provisória do casal que pretendia sua adoção desde 2012. A mãe biológica, após passar dificuldades na gravidez, concordou em entregar a criança aos cuidados do casal, por entender que seria melhor para o filho, mesmo que tivesse que abrir mão do papel de mãe. Durante a audiência na Justiça, as partes concordaram em manter o poder familiar da genitora. A ação foi homologada pelo Judiciário com a devida regulamentação dos termos de guarda e visitação da criança.A Vara da Infância e Juventude da cidade levou em consideração a tese da multiparentralidade - que é a possibilidade jurídica de inserção de mais de um pai ou de uma mãe no registro civil da pessoa. "Em casos singulares, a maternidade ou a paternidade natural e a civil podem ser reconhecidas cumulativamente, coexistindo uma sem que se exclua a outra. Tal solução, aparentemente pouco ortodóxica, vem emprestar verdadeira valia a situação fática da presente demanda, para além de resguardar os direitos contrapostos em juízo”, diz o defensor. Para ele, a medida atende o melhor interesse da criança. (BN)

Ipiaú: Vereador cobra de prefeito prejuízo por perda de caçamba sem seguro


O vereador de Ipiaú Orlando Santos (PT) entrou na Justiça para que o prefeito Deraldino Alves (PMDB) ressarça aos cofres públicos o valor de uma caçamba doada pelo governo federal em abril deste ano e que ficou inutilizada após despencar de uma ribanceira no último dia 18 de agosto. O veículo de carga, avaliado em R$ 250 mil, foi adquirido através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e não estava segurado. "A omissão do prefeito é responsável pelo prejuízo causado ao nosso município com a perda total do veículo", condenou Orlando, que ainda acusa o alcaide de improbidade administrativa. O vereador petista, que entrou com uma representação contra o gestor ipiauense na Vara da Fazenda Pública da comarca local, defende que o ressarcimento seja feito com recursos próprio do peemedebista, “a fim de evitar prejuízos ao município e seus cidadãos”. O prefeito não foi localizado até o fechamento da reportagem para comentar o assunto. Além de Ipiaú, outros 189 municípios baianos receberam no mesmo dia máquinas – caminhão-caçamba, motoniveladoras e retroescavadeiras – com o objetivo de melhorar as estradas vicinais, escoar produção e beneficiar populações rurais. Dos pouco mais dos 300 equipamentos doados, todos foram entregues na mesma situação. A responsabilidade, como emplacamento do veículo e o seguro, fica a cargo das administrações municipais assim que os prefeitos recebem as chaves. (Bocão News)

CPI da Petrobras faz acordo para não convocar Dilma, Lula e Aécio


Parlamentares da CPI mista da Petrobras firmaram um acordo para blindar políticos citados durante as investigações do esquema de pagamentos de propina com recursos da estatal. Na lista de 835 requerimentos de convocação e convites apresentados, há nomes tanto do PT quanto da oposição. Entre eles, da presidente Dilma Rousseff (PT), do ex-presidente Lula (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB). Nenhum dos pedidos foi apreciado pela comissão. O PT conseguiu barrar convocações como a da senadora paranaense Gleisi Hoffmann, a do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a do tesoureiro do partido, João Vaccari Neto. O PSDB agiu para evitar a ida à CPI do empresário Leonardo Meirelles, apontado como laranja de Youssef. Meirelles disse à Justiça Federal que parlamentares tucanos também receberiam propina do esquema. Relator da comissão, Marco Maia (PT-RS), explicou que o plano de deixar de fora alguns dos personagens foi combinado em reunião preliminar, antes da sessão desta quarta-feira (5). "Gente, foi um acordo político, feito por todos os presentes, que se resolveu, em função da falta de densidade das denúncias, não produzir nenhum tipo de oitiva neste momento", disse. O deputado do PSDB de São Paulo Carlos Sampaio justifica que vai se chegar aos nomes dos políticos quando o Congresso tiver acesso aos conteúdos das delações premiadas. "Decidimos excluir os agentes políticos e os citados nas delações premiadas. Abrimos mão de ouvir Gleisi e Vaccari. Todo mundo concordou", disse Sampaio. Informações da Folha.

'Fizeram macumba para minha bunda cair', diz Miss Bumbum Claudia Alende


Claudia Alende, representante do Paraná no concurso Miss Bumbum Brasil 2014 - que ficou conhecida como sósia da atriz Megan Fox - perdeu votos e teve sua votação investigada pela organização do concurso por suspeita de fraude. Mesmo assim a moça venceu e primeira fase da competição, sendo a mais votada pelo público no voto popular. Ela levará uma vantagem de cinco ponto para a final e terá de mostrar, ao vivo, se é merecedora do título. As votações online foram encerradas no último domingo, dia 2, e a final acontece dia 17 de novembro, em São Paulo. Nas últimas três edições nenhuma das vencedoras do voto popular ganhou. "Lutei muito, voto a voto. Acho que fizeram até macumba para a minha bunda cair", disse Claúdia. Na liderança da competição há algum tempo, Cláudia já havia brincado sobre a "macumba" das concorrentes e, em entrevista ao EGO, disse estar confiante: "Sinto muito estar tão distante das outras candidatas afinal é um concurso e tem que vencer a melhor, lutemos cada uma pelo seu espaço, não adianta macumba, olho gordo, inveja... Vou continuar na frente. Lamento". (Ego)

IBGE aponta queda de analfabetismo na Bahia


As taxas de analfabetismo nas zonas rurais da Bahia caíram 2% a mais do que as taxas dos centros urbanos, entre 2007 e 2013, segundo o boletim da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados foram divulgados, ontem, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Os dados de 2014 estarão disponíveis apenas em outubro do próximo ano. No período, as taxas caíram de 12,2% para 10,4% nas zonas rurais, enquanto nas zonas urbanas a queda foi de  32,1% para 28,3%. Embora as áreas rurais tenham apresentado índices mais altos, a taxa de analfabetismo entre adultos acima de 40 anos foi 30,2% maior do que a taxa das áreas urbanas, em 2013. Nos pequenos municípios do interior, o percentual era de 48,6% de adultos analfabetos, comparados a 18,4% nos grandes centros. Informações do Jornal A Tarde.

GAPs dos policiais serão ampliadas este mês, diz governo


O governo da Bahia antecipa na folha de pagamento de novembro o avanço das gratificações dos policiais civis e militares, atendendo a acordo firmado com a categoria. A medida atingirá valores da Gratificação de Atividade Policial (GAP) da Polícia Militar, da Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ), específica de delegados, e da Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ) das demais carreiras da Polícia Civil. Segundo a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), a medida contempla 37.079 servidores - mais de 30 mil deles da PM. Serão pagas gratificações do Nível IV, acrescidas de 50% da diferença entre as gratificações dos níveis IV e V das respectivas carreiras. A partir de abril do ano que vem serão pagos integralmente os valores das gratificações do Nível V de cada carreira.