Mostrando postagens de outubro 1, 2014Mostrar tudo

IBIRATAIA: II Litercultura do Américo Pereira Gonçalves


A Escola Municipal Américo Pereira Gonçalves, realizou na tarde desta quarta-feira (01) o II Litercultura - Projeto de Leitura que tem como objetivo incentivar ao aluno o gosto pela leitura e pela escrita, assim como apresentar ações para o enriquecimento e estreitamento da relação escola, família e comunidade. O II Litercultura abordou os seguintes temas: Fábulas, Músicas e Cantigas de Roda, Teatro, Dança e exposição de material confeccionado pelos alunos e professores. Ver Fotos

O evento contou com  a presença do Prefeito Marcos Aurélio, da Secretária de Educação Lenise Luedy, Secretário de Saúde Alexandro Miranda, a Coordenadora Geral de Educação, Scheila Santos, os vereadores Caio Pina e Heber Stevs, dentre outras autoridades municipais. A Fanfarra Mirim da AABB Comunidade abrilhantou o evento tocando várias canções, sendo aplaudida pelos presentes. A Diretora Vanusa Lima e a Coordenadora Sonilda Oliveira parabenizam toda equipe da Escola pelo belíssimo trabalho.


Tesouras Notícias 

Marina perde pontos entre mais ricos, jovens e escolarizados


Nos últimos dias da campanha da candidata Marina Silva (PSB) para conseguir chegar ao segundo turno, sua força se perdeu na região sul. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ela perdeu 14 pontos na região desde o início de setembro, apesar do vice da sua chapa, Beto Albuquerque (PSB), ser gaúcho. Os eleitores mais jovens, mais ricos e mais escolarizados, entre aqueles que Silva conseguia garantir suas intenções de votos no começo de seu pleito para a presidência, também teve queda superior a dez pontos. Na faixa de até 24 anos, recuou-se de 39% para 28%. Outro grupo que também reduziu apoio a Marina foram os católicos, redoma onde a postulante perdeu 11 pontos, de 31% no início de setembro para recuo de 20%. Já Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) cresceram sete pontos cada no grupo, com 46% e 22% respectivamente.O segmento onde ela teve menos perda foi dos evangélicos pentecostais, que se mantêm firmes com queda de apenas dois pontos porcentuais. As informações são baseadas nas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha. (BN)

Dia do Idoso: Bahia tem quase 2 milhões

Idosos lamentam que não tenham nada a festejar no dia internacional deles, hoje, apesar do Estatuto do Idoso ser sancionado em 2003, após 11 anos muitas cláusulas não são cumpridas nem obedecidas pela sociedade.
E dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2013, apontam que a população idosa no Brasil já alcança 26,2 milhões e a estimativa é de que nos próximos 20 anos esse número mais que triplique. Na Bahia, no último censo de 2013, o Instituto de Estatística apontou um total de 1.885 milhão e em Salvador e Região Metropolitana 408 mil pessoas entre 60 a 70 anos ou mais, sendo que deste total 776 mil no estado não são alfabetizados e na capital e RMS 63 mil . Para a presidente da Federação das Associações de Aposentados Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (Feasapeb), Marise Costa Sansão, “não adianta se ter uma longa vida, mas sem dignidade porque a situação da maioria dos idosos baianos não é boa, pois 75% recebem aposentadorias de um salário mínimo e a maioria está em situação difícil devido ao acúmulo de empréstimos consignados.”
Também o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), João Bastos Freire Neto, chama a atenção de princípios básicos para que o cidadão viva com dignidade, através de um preparo para o envelhecimento populacional em suas diversas esfera: saúde, social, educação, econômica. “Os números mostram que esta nova realidade do perfil populacional não só bate à porta, mas a escancara. É preciso estabelecer novas diretrizes para atender às demandas da velhice”, afirma o presidente.
Apesar de todos os problemas enfrentados e lamentar que a categoria não tem o que festejar, Marise Sansão convida todos para um grande evento hoje às 9 horas na Casa do Aposentado, na Mouraria, e cita:
“A ONU vem lutando por nossos direitos, em outros países até que ocorre, onde idosos são tratados com dignidade, mas aqui no Brasil a repercussão é mínima, não temos apoio dos governos para nossos direitos. Por isto neste dia queremos homenagear a todos os idosos e incentivá-los para que continuem lutando por seus direitos”.
A SBGG destaca e pede reflexão para a forma como a população vê o idoso e, também, quanto às fragilidades que ainda existem no que cabe a assistência à saúde do idoso. Segundo a entidade, existem apenas 1000 geriatras no Brasil, uma média de apenas um geriatra para cada 20 mil idosos, conforme dados recentes do Conselho Federal de Medicina (CFM).
“Os direitos e necessidades dos idosos ainda não são plenamente atendidos. No que diz respeito à saúde do idoso, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não está adequado para amparar esta população”, afirma o geriatra.
Ele acrescenta que os mais velhos acabam sendo levados para as emergências/urgências (Unidades de Pronto Atendimento) e, consequentemente, em situação mais grave e já com indicação de internação hospitalar. “Quadro que poderia ser evitado, caso houvesse o atendimento adequado no momento correto”, assegurou Freire Neto.
A presidente da Feasapeb enfatiza que o idoso ainda sofre muita discriminação por parte da sociedade, principalmente na reinserção no mercado de trabalho. “A grande maioria se aposenta, mas ainda está apta para trabalhar, pois os rendimentos da aposentadoria não dão para sobreviver. E, muitas vezes, não encontra oportunidade no mercado de trabalho devido à idade”, lamentou.

Eleitores não podem ser presos até o dia 07 de outubro; salvo em flagrante delito


Faltando apenas cinco dias para as eleições, que está marcada para o próximo domingo (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou que a partir desta terça-feira (30) e até 48 horas após o encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. A determinação está no no Código Eleitoral, art. 236, caput. (Lei nº 4.737/1965), salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Já a proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a um cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito. Ocorrendo eleição no segundo turno para presidente da República ou governador, a ser realizada no dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação. Informações do Ibahia.

Outubro Rosa: Inca prevê 2,5 mil casos de câncer de mama na Bahia em 2014


Durante todo o mês de outubro várias ações vão alertar a população sobre os riscos do câncer de mama na Bahia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são previstos 2.560 casos novos de câncer de mama no estado até o final de 2014, 980 destes em Salvador. O Outubro Rosa, movimento internacional surgido na Califórnia, EUA, em 1997, tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do tumor, que é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo. Na Bahia, a iniciativa envolve associações, sociedades e fundações que realizam palestras e eventos sobre o tema. Descoberto no início, o tumor tem grandes chances de ser controlado. No entanto, a doença costuma ser diagnosticada tardiamente, o que eleva a taxa de mortalidade de pacientes que sofrem com o tumor. Com informações do A Tarde.

Paulo Souto é chamado de 'testa de ferro' e Da Luz questiona direito de resposta


O candidato Paulo Souto (DEM) conseguiu direito de resposta no debate desta terça-feira (30), da Rede Bahia, após ser chamado por Marcos Mendes (PSOL) de "testa de ferro" de ACM Neto. Durante resposta à postulante Lídice da Mata (PSB) sobre gastos públicos, Mendes deu a entender que Souto não teria assinado um documento em que garante o pagamento da URV aos policiais porque o prefeito de Salvador "não deixou". O mediador do debate, o jornalista William Waack, garantiu ao democrata o direito de se defender por causa da expressão utilizada. “Eu me comprometi a assinar no último debate e me comprometo de novo a assinar o documento que você me colocou. Não vamos fazer oportunismo com uma posição séria", defendeu Souto. Rogério Tadeu da Luz (PRTB), contudo, não concordou com a decisão. Ele havia pedido direito de resposta ao ser chamado de "leviano" por Souto, que foi negado por Waack. Assim que foi escolhido para responder uma pergunta de Rui Costa (PT), Da Luz rebateu. "Porque será que 'testa de ferro' tem direito de resposta e eu não? Deve ser porque estamos na casa de ACM 'O' Neto'", alfinetou.

Do Bahia Notícias