Mostrando postagens de maio 23, 2014Mostrar tudo

TRE mantém propaganda partidária do PT, com Lula e Rui Costa


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou o pedido de liminar para suspender a propaganda partidária do Partido dos Trabalhadores (PT), com a participação do ex-presidente Lula e do deputado federal Rui Costa. O pedido feito pelo Democratas foi recusado pela Justiça Eleitoral e publicado nesta sexta-feira (23). A decisão do corregedor Josevando Andrade foi comemorada pelo presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. “A oposição tem tentado esconder Rui e Lula da TV. Mas, eles são filiados, falam sobre o nosso programa ideológico. Ou seja, não tem nenhuma ilegalidade e a inserção está mantida”. De acordo com o texto da decisão, a propaganda não apresenta excessos e é permitido a participação de filiados com destaque político nas propagandas das agremiações. A propaganda questionada na representação foi ao ar na quarta-feira (21) e a próxima inserção será na segunda-feira, dia 26. A Justiça Eleitoral também derrubou um segundo pedido feito pelo DEM: representação contra o governador Jaques Wagner e o pré-candidato Rui Costa, sob alegação de divulgação de pesquisa eleitoral. “Nós estamos atentos e não vamos deixar que a oposição tente calar o PT. Com essas decisões, fica claro que estamos dentro da lei”, finaliza Everaldo.

Rebelião no Presídio de Itabuna deixa 1 morto e 17 feridos


Um presidiário morreu e outros 17 ficaram feridos por conta de uma rebelião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) no Conjunto Penal de Itabuna, a cerca de 450 quilômetros de Salvador. O motim começou por volta de 4h30, quando dois grupos rivais se enfrentaram e destruíram parte do presídio. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), os grupos rivais estavam separados nos pavilhões 1 e 2 da penitenciária. O muro que dividia as duas unidades foi derrubado pelos presos, o que permitiu o enfrentamento direto entre eles. A estrutura dos pavilhões ocupados pelos envolvidos na rebelião ficou completamente destruída. A situação foi controlada apenas por volta de 11h, com o apoio de guarnições da Polícia Militar. Participaram da ação a Cipe Cacauira, do Comando Especial 15º Batalhão e da Tropa Especial Rondesp do 2º CPR Sul. Os presos foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Alguns foram atendidos na própria penitenciária enquanto outros foram encaminhados para o Hospital de Base de Itabuna. Por conta da depredação do Conjunto Penal de Itabuna, parte dos internos será transferido. Com informações do Correio24h.

Lista de potenciais fichas-sujas tem mais de 32 mil nomes, diz MPF


O cadastro nacional com pessoas que podem ser consideradas fichas-sujas nas eleições de 2014 tem mais de 32 mil pessoas potencialmente inelegíveis, informou o Ministério Público Federal (MPF). O sistema unifica dados de mais de 30 órgãos ligados à administração pública sobre condenações que se enquadram na Lei da Ficha Limpa. A ferramenta agrega informações dos tribunais Superior e Regional Eleitoral (TSE e TRE), de contas estaduais e federais, entre outros. O número pode crescer, já que as instituições têm até 19 de maio para entregar todas as informações. Os nomes só podem ser oficialmente considerados inelegíveis após a candidatura ser registrada na Justiça Eleitoral e impugnada pelo MPF com base na Lei da Ficha Limpa. O caso ainda precisa ser julgado e condenado pelo TSE. "Ter essas informações em um sistema único é importante, pois o tempo para impugnação [questionamento] de uma campanha é exíguo – apenas cinco dias. E, nesses cinco dias, o procurador eleitoral não consegue juntar os dados necessários para verificar se o candidato foi atingido ou não pelas inelegibilidades", opinou Eugênio Aragão, vice-procurador-geral eleitoral. O sistema reúne informações desde 2006 sobre ações de improbidade, ações criminais, condutas vedadas, condenações em órgãos de fiscalização de classes e tribunais de contas. BN

IBIRATAIA: Secretaria Municipal de Saúde realiza a 1ª Feira de Saúde Mental

Uma equipe de profissionais deram apoio ao evento
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial - CAPS realizou na tarde desta sexta-feira (23), a 1ª Feira Municipal de Saúde Mental. A Coordenadora de Assistência à Saúde Mental, Drª Kalyne Leite fez a abertura do evento, ressaltando o apoio, a importância, o cuidado e a assistência que o município tem dado aos usuários através do CAPS. Ver Fotos

Com uma ampla programação desde oficinas terapêuticas, instruções sobre o cuidado com a higiene pessoal, dinâmica de grupo, relações interpessoais, reintegração, dentre outras atividades foram realizadas em espaço aberto para que a sociedade interagisse junto aos usuários, tendo em vista ser a semana em que se comemora o Movimento Antimanicomial que tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro.


A 1ª Feira Municipal de Saúde Mental, contou com uma exposição de arte de vasto material desde bordado, crochê, costura, artesanato, pintura, desenho, todos desenvolvidos pelos usuários que teve o objetivo mostrar as atividades realizadas na unidade à comunidade. Presente no evento o Secretário de Saúde, Alexandro Miranda, além de assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, dentre outros.

Tesouras Notícias 

Prefeitura faz patrolamento na estrada que liga Ibirataia a Tesourinhas e região do Engenho


A Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio da Secretaria de Infraestrutura, segue intensificando a recuperação das estradas vicinais. Duas frentes de trabalho seguem fazendo o melhoramento das estradas rurais do município. Nesta terça-feira, (20), foram feitos o alargamento e patrolamento da estrada que liga Ibirataia à região do Engenho Bahia, beneficiando inclusive a comunidade de Tesourinhas. 
“Qualificar a infraestrutura do meio rural é uma prioridade, pois devemos garantir melhores condições de trafegabilidade para os moradores e também para os produtores”, comentou o prefeito Marcos Aurélio. 



ASCOM/PMI