Mostrando postagens de maio 9, 2014Mostrar tudo

Enem aumenta segurança e vai usar detectores de metal

A segurança da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reforçada. Nos locais de prova estarão disponíveis detectores de metais, que serão usados pelos fiscais de acordo com a necessidade. Quem postar fotos ou mensagens em redes sociais será eliminado. Além disso, a prova será elaborada em local seguro e com segurança máxima. O espaço de acesso restrito localiza-se na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, o espaço está sendo utitlizado. Quem ali entra, passa por um scanner e é monitorado por câmeras. Em relação aos detectores de metal, o número poderá chegar a 18 mil em todo o país. “Trata-se de um instrumento usado em outras provas e concursos. Agora vamos adotar no Enem”, diz Paim. O rigor em relação ao uso de celulares continua o mesmo. Os candidatos devem colocar e lacrar os aparelhos em um porta-objetos. Os candidatos identificados portando ou fazendo uso de celulares serão eliminados, inclusive os que forem identificados após o exame. A prova do Enem 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão feitas pela internet entre os dias 12 e 23 deste mês. A informação foi divulgada hoje (8) pelo Ministério da Educação.

EUA: Mulheres realizam topless no Central Park em Nova Iorque


Tudo normal até aqui. O que pode parecer-lhe estranho é que essa mulher esteja de topless. Se for a Nova Iorque e ao famoso Central Park isso pode mesmo acontecer. E pode não encontrar nem uma, nem duas, nem três mulheres, a fazerem o mesmo. É que há um clube de leitura em topless na cidade. O «OCETPFAS», formado há uns anos, tem como lema tornar a leitura sexy.  As mulheres norte-americanas afirmam que essa é a forma, mas interessante de estarem em contato com a natureza, “ficamos bem à vontade e percebemos que o topless é legal, as mulheres devem aderir e quebrar os preconceitos”, afirmou Sophie Victoria uma das adeptas. (TVi 24)


Inscrições para o Enem 2014 serão abertas na segunda-feira, diz MEC


As inscrições da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira (12), afirmou nesta quinta-feira (8) a assessoria de imprensa do Ministério da Educação. As regras das provas deste ano serão publicadas em um edital na edição desta sexta-feira (9) do "Diário Oficial da União", diz a pasta. Entre as novidades anunciadas pelo ministério está a tradução do edital para aumentar a acessibilidade dos estudantes surdos e cegos, e o uso de detectores de metal nas salas de aplicação das provas, para coibir tentativas de fraude. Assim como nos anos anteriores, o Enem será realizado em dois dias. Em 2014, ele acontece em 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30 (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (também no horário de Brasília).
"Nós sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista de oportunidades. Há uma grande responsabilidade do MEC na produção desse processo", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva na tarde desta quinta. "Na medida em que o processo do Enem vai sendo aperfeiçoado, vamos ganhando confiança e, com isso, gerando maiores oportunidades."
Paim reiterou que o Enem "é um processo complexo" que exige atenção dos participantes e familiares. "É importante que cada futuro participante tenha atenção para esse nível de detalhe do edital, para que a gente possa cumprir de forma correta a aplicação do Enem."
Números da edição 2014
O ministério prevê receber 8,2 milhões de inscrições no Enem, cerca de um milhão a mais do que no ano passado. O número de alunos que participaram dos dois dias de provas em 2013 foi de pouco mais de 5 milhões. "O aumento nas inscrições se deve à adesão ao Sisu [Sistema de Seleção Unificada], o Ciências Sem Fronteiras, que exige o Enem para participação, todos os programas, como o Prouni [Programa Universidade para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], que abrem caminho de oportunidades e cada vez mais jovens e adultos que não tiveram oportunidades antes fazem o Enem para ter mais acesso", disse Paim.
De acordo com o MEC, serão, ao total, 18,3 milhões de provas impressas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile) em 1.699 municípios. Neste ano, serão 785 mil coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. No total, serão 16,6 mil locais de prova. (G1)

Paraplégico é preso com arma e drogas em Irecê


Os policiais militares lotados na Companhia de Emprego Tático Operacional do 7º BPM/Irecê, realizaram a prisão de um homem de 25 anos, que é paraplégico e portava um revólver da marca Taurus, calibre .32 com três cartuchos intactos, 604 gramas de maconha, quatro papelotes de cocaína e 48 gramas de crack. A prisão foi possível após recebimento de uma denúncia anônima que apontava o endereço, no bairro da Boa Vista. Por apresentar algumas feridas profundas pelo corpo, os PMs solicitaram a presença do SAMU. A droga e a arma apreendida foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Irecê, onde foi lavrado o flagrante.