Mostrando postagens de janeiro 23, 2014Mostrar tudo

Juiz dialoga com acampados do MST

Gerivaldo e MST

O juiz de Direito Gerivaldo Neiva, da comarca de Conceição do Coité, na Bahia, deixou seu gabinete no fórum e realizou audiência pública numa fazenda ocupada por 400 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
Ele havia recebido pedido de liminar para desocupação do imóvel rural. Apesar da urgência requerida pelos advogados, determinou que fosse designada uma data para conversar pessoalmente com as lideranças do movimento, intimadas, e que fossem convidados representantes do Incra, do governo estadual e autoridades locais. “Ouvi muitos elogios pela iniciativa e o teor das falas foi sempre no sentido da importância de se buscar uma solução negociada”, afirmou o magistrado. Neiva é membro da coordenação estadual Associação Juízes para a Democracia (AJD), Porta-Voz no Brasil do movimento Law Enforcement Against Prohibition e membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Blog do Fred

Teixeira de Freitas: Foragido acusado de homicídio é preso usando calcinha da esposa


O carroceiro João Batista Gomes da Silva foi preso após constar mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça contra o mesmo. Ele é acusado de uma tentativa de homicídio ocorrido no ano de 2008, no bairro Colina Verde, em Teixeira de Freitas. João teve a prisão decretada pela Justiça Criminal depois que deixou de comparecer às audiências que tratava o caso. Conforme publicação do site Teixeira News. Considerado foragido da Justiça, João foi encontrado no final da manhã desta quarta-feira, (22), quando transitava livremente próximo ao Mercado Municipal, no centro da cidade. Ele foi conduzido à sede da 8ª Coorpin por policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), onde negou as acusações. O carroceiro vai continuar preso à disposição da Justiça. Durante entrevista aos profissionais de imprensa da cidade, o carroceiro João Batista, mais conhecido como Tita, deixou a entender que estava sem roupas para permanecer na prisão, tanto que usava a calcinha de sua esposa. Questionado sobre os motivos que o levaram a usar a peça de roupa intima da mulher, o mesmo relatou que quando saiu de casa as suas cuecas estavam sendo lavadas e para não ficar sem nada por baixo da calça resolveu pegar e vestir a calcinha.

IBIRATAIA: Construtora Viver Bem - Construindo a casa dos seus sonhos


A Construtora Viver Bem - "Construindo a Casa dos Seus Sonhos", do empresário Jocélio, o popular "Nen Dedão" localizada em Ibirataia, tem construído e reformado dezenas de casas de moradias no município, que são financiadas através do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, via Caixa Econômica Federal. A Construtora Viver Bem realiza também Projetos Arquitetônicos, Projetos Urbanísticos, Acompanhamentos e Consultoria. Na foto acima - Casa residencial na Rua José Púglia, na Nova Ibirataia de Baixo, já em fase de acabamento.



Contato através dos telefones: 73-9988-3343 (Vivo) e 73-9158-2695 (Tim)

UBAITABA: Reunião discutiu realização de Fóruns de Debates pela Bahia

Diversos assuntos foram pontuados >
Membros da UVB-Bahia se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Ubaitaba para tratar de assuntos referentes a realização de Fóruns de Debates pela Bahia que discutirão diversos temas relacionados aos poderes legislativos municipais. Presente o Vice-presidente da UVB-Ba, vereador Caio Pina, vereador Herbert Duarte, vereador Weuber Febronio da cidade de Baianópolis, da região Oeste da Bahia, Elmar Lopes, Superintendente da UVB-Brasil, Dr. Joabes Ribeiro, procurador da UVB-Ba e Gilson de Oliveira, Secretário Geral da Câmara de Ibirataia.

Tesouras Notícias

ITABUNA NÃO TERÁ CARNAVAL ESTE ANO

DSC 0070
Itabuna não terá mais carnaval devido ao aumento dos casos de dengue
A Prefeitura Municipal de Itabuna comunica que não haverá carnaval este ano. A decisão foi tomada pelo prefeito Claudevane Leite após analisar os problemas que podem advir da realização da festa.
O prefeito considerou o alerta dado pela Secretaria de Saúde sobre o risco de aumento dos casos de dengue e de uma possível epidemia. Vane também disse que se preocupa com os índices de violência, que podem ser agravados com a festa, segundo especialistas. Outro fator que pesou na decisão do prefeito foi a continuação das chuvas fortes, que podem prolongar o estado de emergência decretado no mês de novembro passado.
Além desses fatores, a realização do carnaval havia sido admitida pelo governo desde que não houvesse qualquer custo para a Prefeitura o que, de acordo com a última planilha apresentada, não se confirmou. Segundo o prefeito, quando foi anunciado que o carnaval seria realizado a condição era diferente da atual. Os dados disponíveis não eram desfavoráveis, mas, desde a semana passada vários fatores foram apresentados, levando à conclusão de que não é sensato aumentar os riscos para a população.
O prefeito tem consciência de que alguns setores não concordarão com a medida e vai respeitar cada posicionamento. Vane reafirma, no entanto, que o papel do governo é pensar na população de Itabuna como um todo e não teria sentido manter o carnaval, diante de tudo o que pode acontecer, principalmente em relação ao aumento da dengue e da violência.
Vane determinou às secretarias que estavam cuidado do assunto na prefeitura a procurar os parceiros que ofereceram patrocínio, blocos e entidades para informar da decisão e explicar as razões da Prefeitura para cancelar o carnaval deste ano. Por fim, o prefeito reconhece o esforço da equipe que estava à frente da organização do evento, por ter feito um bom trabalho na busca e confirmação das parcerias.
Itabuna, BA, 22 de janeiro de 2014.
__________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social

Posse marca chegada do PR ao 1º escalão do governo Jaques Wagner


A posse do novo secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, marcou ontem a entrada formal do Partido da República (PR) no primeiro escalão do governo Jaques Wagner. Na cerimônia de posse, o novo titular da pasta tratou de falar de investimentos e defender as principais metas para o setor. Participaram do evento o secretário estadual da Casa Civil e pré-candidato ao governo, Rui Costa, e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), que não perde uma agenda do governo. Ao lado de integrantes do partido, Pedro Galvão aproveitou para afirmar que o turismo receberá recursos de R$208 milhões para obras de requalificação da Baía de Todos-os-Santos e para cursos de qualificação profissional. Segundo o novo secretário, os maiores compromissos à frente da Setur serão os de manter a Bahia como líder absoluto em atração de turistas no Nordeste e terceiro colocado no país. Em seu discurso, Galvão afirmou ainda que o estado tem um fluxo anual de 11 milhões de visitantes e prometeu tocar projetos estratégicos como o Prodetur Nacional, na Baía de Todos- os-Santos, a conclusão das obras da Feira de São Joaquim e a ampliação do fluxo de visitantes, assim como a atração de voos internacionais. Leia mais no Tribuna.

Inflação fica acima do esperado e BC diz que tem de se manter vigilante


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta quinta-feira (23), por meio da ata de sua última reunião, quando os juros básicos da economia foram elevados para 10,5% ao ano, que a inflação tem ficado "ligeiramente acima" do que se antecipava e também manteve a avaliação de que a política de juros tem de se manter "especialmente vigilante". No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) somou 5,91%. Com isso, ficou acima do patamar registrado em 2012 - quando somou 5,84% - contrariando a expectativa do presidente da instituição, Alexandre Tombini. Ele declarou em diversas ocasiões, no decorrer de 2013, que a inflação registraria queda frente ao patamar de 2012 - o que não aconteceu. Para este ano, o mercado financeiro prevê nova alta da inflação. Segundo pesquisa do BC com os economistas dos bancos, o IPCA deve somar 6,01% neste ano.(O Globo)

Selecionados no ProUni têm até amanhã, sexta-feira, para fazer sua matrícula


Os candidatos selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (24) para comparecer às instituições de ensino a fim de comprovar as informações prestadas no ato da inscrição e fazer a matrícula. Na primeira edição do programa em 2014, 1.259.285 candidatos de inscreveram para bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. De acordo com o balanço final, o número de inscrições chegou a 2.424.354, já que cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso. Neste primeiro semestre, o programa oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.(IBahia)

Deputados baianos chegam a um acordo sobre liberação de verbas do orçamento


As bancadas de governo e oposição na Assembleia Legislativa conseguiram chegar a um acordo ontem sobre as emendas impositivas no Orçamento do Estado para 2014. Segundo os líderes do governo, Zé Neto (PT), e da oposição, Elmar Nascimento (DEM), o acordo consistia em aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê R$ 1,2 milhão em emendas para cada deputado, com o objetivo de atender às demandas de suas bases eleitorais. Até a noite de ontem faltava votar a proposta Orçamentária estadual, travada há cinco sessões. Apesar de não ter sido a principal pauta do dia, a polêmica em torno da mudança do regimento que, inevitavelmente, “calou a oposição”, também foi responsável por longos embates. Diante da situação, o deputado petista Zé Neto recuou e se comprometeu em revogar o projeto de alteração. No mesmo dia da aprovação do Projeto de Resolução (PRS), os governistas conjecturam se a decisão de mudança no regimento foi a mais acertada. Além disso, a bancada oposicionista não ficou satisfeita e prometeu contestar a mudança na Justiça.

Do Tribuna

Bahia sai na frente, mas cede empate para o Santa Cruz na Arena Fonte Nova

Ainda não foi desta vez que o Esquadrão desencantou em 2014. Diante do Santa Cruz na 
Arena Fonte Nova, o Bahia saiu na frente, mas não fez valer o posto de mandante e cedeu o empate no duelo da noite desta quarta-feira (22), na segunda rodada do grupo B da Copa do Nordeste. Rhayner marcou ainda no primeiro tempo e abriu a contagem. Na metade final do segundo tempo Tiago Costa fez o do Santa Cruz e confirmou o empate. Com um ponto marcado, o Bahia não saiu da última posição do grupo B, já que o Vitória da Conquista também empatou e leva a melhor no saldo de gols. O Santa Cruz, com 4 pontos, segue na segunda posição, com a mesma pontuação do CSA-AL, que também leva vantagem pelo saldo positivo. O time do técnico Marquinhos Santos continua em casa e volta a jogar na Arena Fonte Nova na próxima rodada do Nordestão. No sábado (25) o Bahia recebe o Vitória da Conquista, com bola rolando a partir das 18h30. No mesmo dia, mais cedo, às 16h, o Santa Cruz recebe o CSA-AL no Lacerdão.
Bahia x Santa Cruz - 2ª rodada do Grupo B - Copa do NordesteLocal: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB)
Assistentes: Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB) e Luís Filipe Gonçalves Correa (PB)

Bahia: Marcelo Lomba, Madson (Anderson Talisca), Lucas Fonseca, Titi e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Diego Felipe e Rafinha (Anderson Melo); Branquinho e Rhayner (Hugo). Técnico - Marquinhos Santos /// Santa Cruz: Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Natan (Pingo) e Raul; Renatinho (Cassiano) e Flávio Caça-Rato (Léo Gamalho). Técnico - Vica