Mostrando postagens de janeiro 15, 2014Mostrar tudo

Escola Pública de Trânsito do Detran-BA oferece 5 mil vagas

Escola Pública de Trânsito do Detran-BA oferece 5 mil vagas

As inscrições para as próximas turmas do curso para obtenção da primeira habilitação na Escola Pública de Trânsito (EPTRAN) do Detran-Ba serão abertas em fevereiro. Em 2014, a escola ofertará cinco mil vagas. Para se inscrever, o candidato deve ter idade superior a 18 anos, ter pelo menos o 1º grau completo, possuir documento de identidade e CPF, estar desempregado ou empregado com renda igual ou inferior a um salário mínimo e ter estudado toda a vida na rede pública federal, estadual, municipal ou privada com bolsa integral comprovada. Aqueles que não atenderem aos requisitos exigidos terão a inscrição automaticamente cancelada. Os interessados deverão acessar o sitewww.escolapublica.detran.ba.gov.br e preencher o formulário de inscrição, que só estará disponível a partir das 10h do dia 20 de fevereiro. Bahia Notícias

Notas de corte já estão disponíveis para consulta no site do Prouni


Estudantes que estão sonhando com uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem consultar as notas de corte dos cursos na instituição em que desejam estudar. Na página www.siteprouni.mec.gov.br, o candidato tem acesso à pontuação. Assim, fica sabendo em quais cursos tem chance de concorrer. Para Medicina, sempre um dos cursos mais concorridos, só há 12 bolsas disponíveis, todas integrais. Ontem, a nota de corte estava em 722,34 pontos para cotistas e 752,54 para a concorrência ampla. Para fazer a consulta, basta o candidato clicar na opção Pesquisar Bolsa, no canto direito superior da página. Uma janela será aberta e permitirá o candidato a fazer a pesquisa por curso, instituição ou município. Na Bahia, esse ano serão oferecidas 8.929 bolsas integrais ou parciais. O estado ocupa a sexta posição no ranking dos estados com maior número de auxílios concedidos pelo programa. Só em Salvador, são 3.357 bolsas para 88 opções de curso. Em todo o Brasil, são 191,6 mil benefícios para 25.900 cursos.

IBIRATAIA: Prefeitura faz melhorias no pavimento de ruas e avenidas da cidade


A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura vem realizando obras de melhoria do pavimento de ruas e avenidas da cidade. A Prefeitura tem investido em serviços de desobstrução do sistema de drenagem (“bocas de lobo”) e recuperação de paralelepípedos, um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano passado.

O objetivo é facilitar o tráfego, evitar alagamentos e acidentes. Para realizar essa ação, a Prefeitura tem mobilizado uma equipe de profissionais para este trabalho específico. “Estamos recuperando e corrigindo defeitos existentes em trechos do pavimento de ruas e avenidas, vamos continuar trabalhando neste sentido”. Salientou o Senhor Neto Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura.

(ASCOM-PMI)

Fifa divulga lista dos árbitros da Copa do Mundo de 2014


A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou hoje, 15, a lista dos 25 árbitros que atuarão na Copa do Mundo deste ano no Brasil. Entre eles há um brasileiro e um italiano. A Fifa escalou árbitros de todos os continentes. O Brasil será representado pelo mineiro Sandro Meira Ricci, de 39 anos, e pelos auxiliares Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse. Nove dos árbitros escolhidos são da Europa. A Itália, por exemplo, estará representada por Nicola Rizzoli e os assistentes Renato Faverani e Andrea Stefani. Da América do Sul, além do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai também tiveram profissionais convocados pela Fifa. (Sport TV)

Valença: Ministério Público apreende animais silvestres


Uma operação conjunta realizada pelo Ministério Público estadual, por meio meio das equipes da Base Ambiental da Costa do Dendê, apreendeu 75 pássaros silvestres aprisionados ilegalmente na região de Serra Grande e Várzea, na zona rural do município de Valença. Realizada na sexta-feira, dia 10, sob a coordenação do promotor de Justiça Tiago de Almeida, da Promotoria Regional.  Especializada em Meio Ambiente, a operação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Valença. Os pássaros serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Salvador.Foram apreendidos canários-da-terra, chorões, estevãos, curiós, sabiás, azulões, araquãs, periquitos e papas-capim. (PTN News)

População poderá obter segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito pela internet


Como medida para reduzir o excesso de burocracia para retirar segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, o Tribunal de Justiça da Bahia criou uma ferramenta para a retiradas dos documentos pela internet. O sistema online vai operar nos primeiros dias em fase de teste e ficará restrito à Salvador, com previsão de ser estendido para todo o estado em fevereiro. A medida foi divulgada na edição de segunda-feira (13) do Diário Oficial do Tribunal de Justiça. Para retirar os documentos, o usuário precisa preencher o formulário no site do Tribunal, escolher o cartório onde deseja retirar a certidão e imprimir a guia de recolhimento. Depois, efetuar o pagamento e se encaminhar à unidade selecionada. O prazo para a emissão do documento será, no máximo, de quatro ou cinco dias úteis, segundo previsão do tribunal. (Metro1)

Receita paga hoje lote residual de restituições do IR


A Receita Federal paga hoje (15) lote de restituições residuais do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. A consulta foi disponibilizada no dia 8, no site da Receita. Além das declarações de 2013, foram retirados da malha fina lotes do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. Ao todo, serão pagos R$ 159,9 milhões para 73.581 contribuintes. Os valores estarão disponíveis no banco nesta quarta-feira. Parte dos recursos foi liberada prioritariamente para contribuintes idosos ou com deficiência física ou mental ou moléstia grave, como determina a lei. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet, ou ligar para o Receitafone, no 146. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte pode contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em qualquer banco. Agência Brasil.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas na Lavagem do Bonfim


O médico veterinário Sidney Gonzalez, de 37 anos, praticamente nasceu na Lavagem do Bonfim. “Minha mãe sempre me levava ao cortejo. Sempre morei na Cidade Baixa”, conta. Mas sua participação na caminhada de oito quilômetros entre a Igreja da Conceição da Praia e a Colina Sagrada começou há 20 anos. Em toda Lavagem do Bonfim, Sidney começa o ritual com o desfile dos Filhos de Gandhy e termina em uma espécie de peregrinação por casas de amigos, quase todos moradores do Bonfim. A casa do veterinário é o ponto de encontro. A 250 metros da Igreja do Bonfim, ele e amigos se reúnem há oito anos para, depois da parte religiosa, celebrar o profano: “Nos reunimos todo ano e dividimos os custos da cerveja e da dobradinha”, diz. Amanhã, a partir das 8h, o ritual de Sidney se repetirá. Assim como ele, cerca de 1 milhão de pessoas estarão no cortejo, de acordo com estimativa da prefeitura, mantendo uma tradição de 260 anos. (Correio)