Mostrando postagens de dezembro 28, 2012Mostrar tudo

Prazo para recadastramento no Bolsa Família termina na segunda



Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para 566,1 mil beneficiadas pelo Bolsa Família atualizarem os dados no Cadastro Único para Programas Sociais. O número corresponde a 37,1 % das famílias que precisam se recadastrar este ano. A revisão é importante para verificar se as famílias mantêm as condições para o recebimento do benefício, entre eles a renda mensal até R$ 140 por pessoa. Para fazer a atualização, a família deve apresentar ao órgão local que gerencia o programa os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos os seus integrantes – no caso de Salvador, a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). As famílias que perderem o prazo para o recadastramento ficam com o benefício bloqueado a partir de janeiro, mas ainda podem regularizar a situação até 22 de fevereiro. Só depois dessa data, o benefício de quem não estiver com as informações em dia é cancelado. Atualmente, o Bolsa Família atende a 13,8 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros, com a transferência mensal de R$ 1,9 bilhão. 


Informações do Bahia Notícias.

TRE-BA define calendário da nova eleição em Camamu; pleito será realizado em março

Nova Eleição será dia 3 de Março de 2013

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou nesta sexta-feira (28) que as eleições municipais em Camamu serão realizadas no dia 3 de março de 2013, quando serão escolhidos prefeito e vice. A marcação de data para a nova eleição foi solicitada pelo Juiz da 78ª Zona Eleitoral, João Paulo Guimarães Neto, em sentença que determinou a renovação do pleito eleitoral, já que mais de 50% dos votos foram nulos. Emiliana Assunção (PP), que substituiu o então candidato Zequinha da Mata (PP), que teve o registro indeferido, conseguiu 5.993 votos, 32,56% do total. Em segundo lugar ficou Francisco Vasconcelos (PMDB), com 911 votos, um total 31,13%. Os outros candidatos, Ioná Queiroz (PT), Américo da Silva (PSD) e Idalina Miranda (DEM), não tiveram os registros deferidos. “Em que pese a excepcionalidade em tais casos, tendo a nulidade atingido mais da metade dos votos dos eleitores que foram às urnas, o pleito em análise não se mostra capaz de legitimar um gestor público municipal com respeito à vontade dos eleitores”, disse o juiz. Até que sejam realizadas as eleições, será o novo presidente da Câmara de Vereadores a administrar a cidade. 

Política Livre

Presidente Dilma embarca para Salvador para a virada do ano



A presidente Dilma Rousseff já deixou São Paulo, onde realizou exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, rumo a Salvador, onde passará a virada do ano. Em nota, a Presidência da República informa que o médico Roberto Kalil atestou que “os resultados dos exames estão dentro a normalidade”. Segundo a assessoria da Presidência, o voo da presidenta saiu de São Paulo às 13h10 e deve chegar a Salvador às 14h15 (15h15 no horário de Brasília). Na capital baiana, Dilma se hospedará com a família na Base Naval de Aratu, onde ela passou o último réveillon e o feriado de carnaval deste ano. O local também é conhecido por abrigar um impasse entre quilombolas e Marinha que disputam uma área de 300 hectares. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também gostava de passar férias na Base Naval. Não há uma data exata para a volta da presidente Dilma para Brasília. E expectativa, no entanto, é que ela fique em Salvador pelo menos até o final de semana que vem. 

Agência Brasil

Aniversariante do dia

O Blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (28/12) a aniversariante Victória Souza, desejando-lhe muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. que Deus lhe proteja sempre e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! Aproveitamos também para lhe desejar um Feliz Ano de 2013. São os nossos sinceros votos.

Victória Souza

MEC divulga resultado do Enem 2012


O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. As notas já podem ser consultadas no site do Enem. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema. Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem 2012 em todo o país. No ano passado, mais de um milhão de candidatos usaram a nota para concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai oferecer, em 2013, 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início no dia 7 de janeiro.
Alguns candidatos tiveram acesso antecipado à nota do Enem na tarde da quinta-feira (27). Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, durante uma janela de entre 20 e 30 minutos, o sistema ficou aberto à consulta individual enquanto os técnicos do MEC faziam o processo de homologação do sistema. De acordo com a assessoria, "alguns alunos", com seu número de inscrição e senha, conseguiram ver apenas a sua nota da prova de redação.

Governo adia início do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa


A obrigatoriedade do uso do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, assinado em 2008 e previsto para entrar em vigor no próximo dia 31, foi adiada por mais três anos. O novo prazo para entrada em vigor do acordo é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do "Diário Oficial da União". O novo prazo foi definido durante reunião de um grupo interministerial composto, além de membros do MRE, por técnicos do Ministério da Educação e da Casa Civil. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa Civil, a ministra-chefe Gleisi Hoffmann recebeu em novembro um grupo de senadores que defenderam o adiamento do prazo, e convocou uma reunião com os ministérios envolvidos no tema.
Uma reunião com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Cultura e da Casa Civil, definiu que o acordo vai começar a valer daqui a três anos. A nova data escolhida pelo grupo, que reúne técnicos e subchefes dos três ministérios tem como objetivo ajustar o prazo brasileiro com o de Portugal, que tem mais três anos até que o acordo seja totalmente aplicado no país. Até 31 de dezembro de 2015, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida. Segundo o Ministério da Educação, o Brasil é o que mais avançou na implantação do acordo entre os oito países que assinaram o documento. Mesmo já tendo feito "a lição de casa", o secretário de Educação Básica, César Callegari, explicou ao G1 que o MEC é favorável a alinhar o cronograma brasileiro "com o cronograma de outros países, entre eles Portugal". 

Aprovado projeto que altera a denominação da Secretaria de Agricultura


Foto: Bahia Notícias

Foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei de de autoria do Poder Executivo, teve como relator e coautor o deputado estadual Mário Negromonte Jr.(PP) que altera a denominação da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia para Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia. “Me sinto honrado em ser autor junto ao Executivo o PL que altera a nomenclatura e a finalidade da Seagri incluindo Aquicultura e Pesca. Essa mudança vem em um momento em que a pesca começa a mudança de roupagem, ou seja iniciando seus passos rumo a industrialização. O que falta para avançarmos ainda mais é o PL que regulamenta a pesca e a aquicultura na Bahia, que será votado no ano que vem”, disse o deputado.

Do Bahia Notícias

Prefeita de Pojuca tem diploma cassado pelo TRE-BA

Dr. Toinho (esq) ganhou a eleição, mas a candidata do
PSD (dir) que foi eleita

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA) indeferiu na noite de quarta-feira (26) o registro de diplomação da prefeita de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, Gerusa Laudano (PSD). Ela foi reeleita com 4.880 votos em outubro, por conta do indeferimento da candidatura do primeiro colocado, Dr. Toinho.
Na liminar, é entendido que há uma impossibilidade de diplomação de Gerusa "pois não obteve 50% dos votos válidos". É feito o pedido de efeito suspensivo a partir dessa decisão. Cabe recurso.
Enquanto a Justiça não determina o que deve acontecer com a sucessão da cidade - outro candidato assumir ou a realização de uma nova eleição, os vereadores devem decidir por votação quem assume a prefeitura.
O resultado da eleição em Pojuca tem causado polêmica. No dia 22, moradores da cidade protestaram contra a eleição de Gerusa, fechando a BA-093 e a BR-101.  No dia da manifestação, o professor Erickson Abreu disse que a reivindicação. "Não é possível que uma candidata que tenha recebido a minoria dos votos, uma fração que representa cerca de 20% da população de Pojuca, seja empossada," declarou. Correio

Parte da população comemorou a decisão da Justiça



Pai e filho de 2 anos que voltavam para MG após Natal morrem em acidente na BR-418


Três pessoas morreram em um acidente na BR-418, no sul da Bahia, na quarta-feira (26). A batida entre um Corsa e um Ka aconteceu na altura do KM 113 da rodovia por volta das 14h30 de ontem.
No Corsa estava uma família de Ipatinga, que voltava para casa depois de passar o Natal em Nova Viçosa. O motorista Fabiano Stracieri, 37, perdeu o controle da direção e acabou batendo contra o outro carro, que era dirigido por Adriano Aparecido Fernandes, 25, que morreu no acidente.
Fabiano morreu no local, assim como seu filho de 2 anos, João Paulo Medina Stracieri. Também estavam no carro a esposa de Fabiano, Adriana Pereira Medina Stracieri, e outro filho, Pedro Medicina Stracieri, que tiveram ferimentos leves.
A suspeita é que o motorista do Corsa tenha tentado desviar de um buraco e acabou capotando, atingido o carro que vinha na outra direção.
Os corpos de Fabiano e do filho seguiram para Ipatinga, onde devem ser sepultados. Ele era coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da Gerência Regional na cidade de Coronel Fabriciano.

Do Correio