Mostrando postagens de novembro 5, 2012Mostrar tudo

Juízes prometem parar nesta semana para protestar por reajustes salariais



Juízes federais e trabalhistas insatisfeitos com os próprios salários prometem cruzar os braços na próxima quarta e quinta-feirapara dar visibilidade à causa. O movimento é liderado pelas duas maiores entidades de classe das categorias, a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e a Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho). As entidades, que representam cerca de 5.000 juízes, ainda não sabem qual será a taxa de adesão nem os efeitos da greve para a sociedade. — Mas, ressaltamos que haverá magistrados de plantão para emergências e que todas as audiências agendadas para o período da paralisação serão remarcadas. Os juízes também ameaçam boicotar a Semana Nacional de Conciliação, que é realizada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) desde 2006 e neste ano será de 7 a 14 de novembro. No ano passado, as duas justiças realizaram quase 110 mil audiências e cerca de 50 mil acordos, que totalizaram R$ 748 milhões.

(R7)

Um em cada quatro brasileiros praticam corrupção; Conheça os dez atos mais comuns


Imagem ilustrativa google

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto Vox Populi apontou que cerca de 23% dos brasileiros, ou seja, um em cada quatro, não vê como corrupção o ato de dar dinheiro a um guarda de trânsito para evitar o recebimento de uma multa. Para os especialistas, a corrupção no dia a dia é resultado do que acontece dentro da política do país. Os resultados mostram o quanto atos ilícitos são vistos como atitudes comuns, como por exemplo, sonegar impostos quanto a cobrança é muito alta é visto como algo errado para 35% dos entrevistados, mas não como corrupção. Uma campanha do Ministério Público 'O que você tem a ver com a corrupção', visa esclarecer como algumas atitudes consideradas normais são, na verdade, falta de ética da população. De acordo com informações da BBC Brasil, uma lista com dez atitudes ilícitas praticadas no cotidiano, são consideradas como atos de corrupção.

Veja a lista

1- Não dar nota fiscal
2- Não declarar Imposto de Renda
3- Tentar subornar o guarda para evitar multas
4- Falsificar carteirinha de estudante
5- Dar/aceitar troco errado
6- Roubar TV a cabo
7- Furar fila
8- Comprar produtos falsificados
9- No trabalho, bater ponto pelo colega
10-Falsificar assinaturas

Segundo o Ministério Público, esses tipos de atitudes comprometem a prestação de serviços públicos e atrapalham no desenvolvimento econômico e social do país, prejudicando a qualidade de vida no futuro.Porém, a pesquisa apontou que 84% dos entrevistados afirmam ser honestos em qualquer situação, o que para os especialistas na área de anti-corrupção é um dado bastante animador, principalmente por conta da explosão das redes sociais em que os jovens estão bem mais expostos.

INTERMUNICIPAL 2012: Rincon marca o 4º gol de pênalti e classifica a Seleção de Ipiaú para a próxima fase

O meio campista Rincon cobrou o 5º pênalti para a Seleção de Ipiaú, colocando a bola no lado esquerdo do goleiro Kamal, classificando o selecionado ipiauense para a próxima fase do certame - Quarta de Finais. Assista o vídeo abaixo e veja o gol do craque Rincón.




Cinco prefeitos eleitos correm risco de perder cargo


Pelo menos cinco prefeitos eleitos no dia 7 de outubro podem se despedir do cargo antes mesmo de tomar posse. Os vencedores das cidades de Amélia Rodrigues, Cruz das Almas, Muquém de São Francisco, Pojuca e Salinas da Margarida tiveram menos votos que os primeiros colocados e mesmo assim foram eleitos. Isso acontece porque os candidatos mais votados tiveram a candidatura impugnada. Como ainda cabe recurso, esses municípios podem mudar de gestor caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tome decisão favorável aos impugnados.
O tribunal se comprometeu a julgar todos os recursos antes da diplomação dos eleitos, em dezembro. O caso mais emblemático é o da cidade de Pojuca, em que houve mais votos nulos do que para a prefeita eleita, Gerusa Laudano (PSD). Se a impugnação do candidato Dr. Toinho (PDT) for mantida pelo TSE, será necessária a realização de nova eleição, pois apenas 23,97% dos votos dos eleitores foram considerados válidos.
Atarde

INTERMUNICIPAL 2012: A busca suada pelo título



Maior competição amadora do país, o Campeonato Intermunicipal mexe com as emoções dos torcedores e é capaz de parar qualquer município do Interior da Bahia. A evidência da grandeza dos jogos é refletida dentro de campo, com disputas acirradas e novas promessas sendo reveladas anualmente para o futebol brasileiro.
Na tarde deste domingo (4), chegou ao fim à fase das oitavas de final com duelos de palpitar o coração, agitando os quatro cantos do estado. Desde o início do certame, até este momento, foram disputadas 288 partidas, com inúmeras goleadas e brigas dentro das quatro linhas.
Os destaques desta rodada foram as classificações das seleções de São Francisco, Ipiaú, Coaraci, Porto Seguro, Santo Amaro, Itabuna,  Ubaitaba e Belmonte, que a partir do próximo final de semana entram em campo para garantirem uma vaga na semifinal e , consequentemente, tentar levar o caneco da competição mais democrática do estado.
Confira os resultados dos jogos de volta:
São Francisco 2x0 Arací
Coarací 3x1 Crisópólis
Santo Amaro 5x2 Valença
Ubaitaba 2x0 Biritinga
Ipiaú 0x0 Ibicaraí (4x3 nos pênaltis)
Porto Seguro 3x0 Itambé
Itapetinga 0x0 Itabuna (4x5 nos pênaltis)
Belmonte 2x0 Jitaúna (5x4 nos pênaltis)
O Campeonato:
O campeonato que começou com 48 equipes, chega à reta final com grande média de gols. Porém, a caminhada não foi nada fácil para cada uma dessas seleções que chegam com força total para essa fase. O percurso percorrido de forma árdua pode ser conferido abaixo.
Confira as campanhas dos oito classificados:
São Francisco do Conde
Atual campeão da competição, São Francisco do Conde iniciou o Intermunicipal 2012 como grande favorita ao bicampeonato. Logo na estreia, goleou Santo Antônio de Jesus por 3 a 0. Porém, as derrotas para Muritiba, o próprio Santo Antônio de Jesus e Araci, este pela partida de ida das oitavas de finais, fizeram com que a Seleção chegasse às quartas bem longe das primeiras colocações na classificação geral. Em 16 jogos, São Francisco venceu dez partidas .
Coarací
Coarací iniciou a competição já dizendo para que veio. De cara, uma goleada por 5 a 0 sobre Gandú. Mostrando muito entrosamento entre seus atletas, a Seleção ainda fez 11 vítimas até chegar à classificação com boa campanha geral do certame. A única derrota sofrida foi para Valença, ainda na 1ª fase.  
Santo Amaro
Além da bela equipe montada, Santo Amaro contou com a força da torcida, sempre presente nos estádios para empurrar a Seleção. O resultado da união foi a vaga nas quartas de finais eliminando Valença. Porém, até chegar à vaga, foi preciso uma campanha convincente, com apenas duas derrotas em 14 jogos. No total, foram nove vitórias e três empates.
Ubaitaba
Ubaitaba começou o Intermunicipal sem passar muita confiança aos seus torcedores. Na estreia, um simples empate sem gols com Uruçuca. Mas, no decorrer da competição, os jogadores foram conquistando entrosamento e o resultado foi uma campanha de nove vitórias, três empates e apenas duas derrotas em 14 jogos. Além disso, a classificação heroica ao eliminar Biritinga, após ter perdido a partida de ida, reascende a confiança da torcida na briga pela taça
Ipiaú
Ipiaú vem surpreendendo no Intermunicipal 2012. Após o triunfo fora de casa sobre Iguaí, por 1 a 0, na estreia, a Seleção mostrou que o resultado não foi por acaso. Em 14 jogos, Ipiaú fez nove vítimas e sofreu apenas um revés, diante de Jitaúna. Mesmo o empate com Ibicaraí na partida de ida das oitavas de finais não apagou o brilho dos jogadores da Seleção. No jogo de volta, com o apoio do torcedor, superou o adversário e venceu na cobrança de penalidades. Agora, a responsabilidade aumentou e a final cada vez mais próxima exige a manutenção da regularidade ao elenco.
Porto Seguro
Campeã a edição 2010 do Intermunicipal, Porto Seguro iniciou a edição 2012 prometendo voltar a brigar pelo título. O resultado foi uma campanha quase que impecável com o segundo melhor aproveitamento, atrás apenas de Coarací. Para coroar a caminhada, eliminou Itambé nas oitavas após ter perdido o primeiro confronto. Cada vez mais fortalecida, Porto Seguro agora se prepara para o duelo nas quartas.

Itabuna
Maior vencedor da competição, com oito títulos, Itabuna veio para a edição 2012 do Intermunicipal com um só objetivo: acabar com o jejum iniciado em 1965, ano da última conquista. Porém, pelo meio do caminho, sofreu alguns tropeços. Foram oito empates, mas não o suficiente para apagar o brilho da única Seleção invicta no certame
Belmonte
Belmonte também é uma das classificadas que nunca venceram uma edição da competição. Mas, em 2012, a Seleção entrou em campo para virar a história. A equipe organizada conseguiu grandes vitórias e bons empates fora de casa. Derrotas, quase que não conheceu. Sofreu apenas uma, para Jitaúna, no jogo de ida das oitavas. Porém, se recuperou na volta e garantiu a vaga nas quartas de finais.

Governadores elegem maior número de aliados para prefeituras no Nordeste



Cid Gomes, Eduardo Campos e Jaques Wagner
Reportagem publicada na edição desta segunda-feira (5) pela Folha de S. Paulo revela que governadores no segundo mandato, Cid Gomes (PSB-CE), Eduardo Campos (PSB-PE) e Jaques Wagner (PT-BA) conseguiram elevar, em seus Estados, o número de prefeitos de suas legendas em 2013. Em relação a 2008, o aumento do exército de prefeitos à disposição dos três foi proporcionalmente o maior entre todos os governadores ou partidos que comandavam gestões estaduais naquele ano e continuam no poder. Cid e Campos conseguiram eleger os candidatos à prefeitura das capitais de seus Estados mesmo enfrentando o PT, que tentava se manter em Fortaleza e Recife e contou com o ex-presidente Lula.
Já Wagner, mesmo tendo Lula a seu lado, não teve o mesmo sucesso em Salvador, onde os petistas foram derrotados por ACM Neto (DEM). Mas, no interior baiano, o PT do governador elegeu 41% mais prefeitos - passando de 66 para 93 cidades. Wagner venceu no segundo turno em Vitória da Conquista, polo no sudeste do Estado. Ainda de acordo com o jornal, com toda a base aliada, o governador contabiliza agora o apoio em 332 dos 417 municípios do Estado: "Não digo que partido será critério para vir ou deixar de vir obra, mas jogar num mesmo time é mais fácil", disse Wagner.

Enem teve 27,9% de abstenção nos dois dias de prova

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano teve um índice de abstenção de 27,9%, segundo dados preliminares. Assim, de um total de 5.791.290 candidatos, 1,6 milhão não compareceram ao local da prova neste fim de semana. "Nós estimamos que tivemos em torno de 4,175 milhões de participantes", afirmou o ministro Aloizio Mercadante (Educação), em coletiva de imprensa.
O número foi divulgado na tarde deste domingo (4) pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação. "Os Estados com maior índice de faltosos, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice registraram-se Piauí, Santa Catarina e Alagoas", afirmou em nota a pasta. Em 2011, o percentual de abstenção foi de 26,4% e em 2010, 28%. Há três anos, foi registrado o maior índice de ausências: 37,7% de abstenção. Naquele ano, 2009, houve vazamento das questões do Enem e a realização da prova precisou ser adiada.
(Folha)