Mostrando postagens de junho 16, 2012Mostrar tudo

BARRA DO ROCHA: Acidente na BR-330 deixa passageiro ferido














 Fotos: Tesouras Notícias

ANIVERSARIANTES DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (16/06) os aniversariantes Raul Santos, Kananda Batista, Ruthe Freitas e Eli Bahia, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário. São os nossos sinceros votos.

Foto do perfil
Raul Santos
Ruthe Freitas

Kananda Batista
Eli Bahia

Enem: Bahia fica em 4º lugar em número de inscritos


O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou a 6,497 milhões. Segundo balanço publicado no site do Ministério da Educação, foram registradas 275,769 mil inscrições a mais que a edição do ano passado. O processo foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira (15). A Bahia ficou em quarto lugar entre os maiores números de candidatos, com 458,101 mil. São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), lideraram o ranking. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a confirmação da inscrição só ocorre após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir de 13h (horário de Brasília). No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração.

Bahia Notícias

Novidades da lei eleitoral mudam regras das convenções partidárias


Os partidos que iniciam neste final de semana as suas convenções para a escolha de candidatos ao cargo de prefeito, vice e vereador terão que se adaptar às mudanças trazidas pela nova legislação eleitoral a respeito de matérias que devem ser decididas no momento do evento de homologação. De acordo com o escritório de advocacia J. Pires, especialista no assunto, a norma que trata de “reserva de gênero” obriga as legendas a lançarem pelo menos 30% das candidaturas de um sexo e 70% do outro gênero. A regra anterior estabelecia que a sigla ou coligação deveria "reservar", o que para especialistas era totalmente ineficaz para garantir a participação de mulheres no pleito. Na avaliação do advogado J. Pires, a nova lei corrige a distorção. “Isso se deve pela troca da expressão 'deverá reservar' por 'preencherá' o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A pena para o não atendimento a tal exigência, ainda que implícita, é previsível: o indeferimento de toda a chapa", explicou.

Segundo o jurista, outra observação está relacionada ao número de vagas a serem preenchidas para o cargo de vereador, pois o limite de edis fixado na Constituição corresponde ao número máximo para cada município. Porém, a Lei Orgânica de cada unidade federativa poderá fixar o número de edis em quantitativo menor ao estabelecido na Carta Magna. “Vale advertir que os municípios que mudaram de faixa através do índice do IBGE não podem automaticamente alterar o número de vereadores, devendo antes promover emenda à Lei Orgânica fazendo constar a respectiva alteração, devendo, ainda comunicar ao TRE, tempestivamente, para proceder aos registros em quantitativo de vereadores maior ao existente na Câmara atualmente”, Mais orientações sobre convenções partidárias e demais mudanças ocorridas na legislação eleitoral podem ser acessadas no site www.jpires.adv.br.

Dia D de vacinação contra a poliomielite é realizado hoje


Neste sábado (16), crianças menores de cinco anos devem ser levadas a um dos 8 mil postos de vacinação abertos na Bahia para o dia D de vacinação contra a Poliomielite. No estado, a mobilização envolverá cerca de 27 mil trabalhadores e 2.500 veículos. A meta é imunizar 95% do público alvo que é formado por 1.080.715 crianças. A campanha seguirá até o dia 6 de julho.
O último registro da poliomielite no Brasil foi em 1989. O objetivo da campanha é manter erradicada a doença e evitar a sua reintrodução no país. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os anos de 2010 e 2011, 24 países registraram casos de Poliomielite, na sua maioria, decorrentes de importações de Poliovírus selvagem de países endêmicos como o Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Ocorreu ainda o restabelecimento da transmissão em Angola, Chade, República do Congo e Sudão.
Em 2011 na 1ª etapa de vacinação foram aplicadas 1.065.463 doses, alcançando uma cobertura vacinal de 98,59%, na faixa etária de 0 a menores de 5 anos. Na 2ª etapa, foram aplicadas 1.049,698 doses, atingindo uma cobertura de 97,13%. (Aratu Online)