Mostrando postagens de setembro 7, 2011Mostrar tudo

NOVA LEI OBRIGA ESCOLAS A ENSINAR SOBRE HINO E BANDEIRA DO BRASIL

foto ilustrativa
Os símbolos nacionais - a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo nacional do Brasil - passarão agora a ser objeto de estudo obrigatório nas escolas de ensino fundamental, públicas ou particulares.A nova lei foi sancionada na última sexta-feira (2) pela presidente Dilma Rousseff e é fruto de uma proposta que tramitava desde 1999 no Congresso, finalmente aprovada em junho deste ano pela Câmara dos Deputados.

O estudo obrigatório dos símbolos foi incluído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no mesmo artigo que determina que no ensino fundamental o aluno deverá ter "pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo", e "compreensão dos valores em que se fundamenta a sociedade", entre outras diretrizes.

A lei sancionada por Dilma é também assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Consultado, o ministério informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as escolas não deverão criar uma nova disciplina específica para os símbolos, mas que o assunto poderá entrar em aulas de geografia e história, por exemplo.

Segundo a pasta, caberá às escolas regulamentar o aprendizado. Nesse caso, o procedimento insira o conteúdo em seu projeto pedagógico, indicando a disciplina e a série que julgar adequadas para o tema. No caso de escolas públicas, isso pode ser avaliado pelas secretarias municipais de educação, responsáveis pelo ensino fundamental.

Símbolos

A lei que instituiu os símbolos nacionais e a maneira como devem ser apresentados foi feita em 1971, assinada pelo então presidente general Emílio Garrastazu Médici. Ela entrava em detalhes ao determinar, por exemplo, que a constelação desenhada na bandeira deveria reproduzir o "aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889".

Em outro trecho, manda que o hino nacional só deve ser cantado se for "mantida e adotada a adaptação vocal, em fá maior, do maestro Alberto Nepomuceno". Quanto ao brasão de armas da República, a estrela deveria ser contornada por uma coroa formada, à direita, por um "ramo de café frutificado" e, à esquerda, por "outro de fumo florido".


Esta lei, sancionada em 1º de setembro de 1971, há 40 anos, já obrigava o ensino "do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus."

A presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pacios, diz que o ensino dos símbolos cívicos já é uma prática presente nas escolas privadas.

“As escolas particulares já fazem isso. Essas coisas fazem parte do ensino fundamental. Dentro da nossa realidade essa lei não traz nenhum impacto, porque nós já fazemos isso, esses momentos cívicos”, explicou Amábile.

Aprovação

Relator do projeto na Câmara, o deputado Jaime Martins (PR-MG) apresentou seu parecer, favorável à matéria, em 2003. Mas aplaudiu a recente aprovação e sanção da lei, ainda que tardia.

“Nós ficamos felizes que esse projeto se transformou em lei, ainda mais agora que se comemora a semana da pátria. Ainda que tardiamente, nós vamos dar a oportunidade de que todos os alunos tenham contato e aprendam o significado dos símbolos”, comemorou o deputado.

A lei entrará em vigor 90 dias após ter sido publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (2). Como cai em dezembro, a previsão do MEC é que, nas escolas que ainda não ensinem sobre os símbolos, a lei só tenha efeito concreto no próximo ano letivo. As informações são do G1/Acorda Cidade

PRESIDENTE DA LIGA DE IBIRATAIA MOSTRA GRANDEZA


Demonstrando um grande espírito esportivo e liderança a frente da Liga de Futebol de Ibirataia, o presidente Charles Mosquito (foto) elogiou publicamente à Seleção de Ipiaú, que conseguiu a classificação para a 2ª fase do Intermunicipal em cima da seleção ibirataiense. “Perdemos a classificação quando empatamos com Ituberá, disse isso ao time após o jogo, mas Ipiaú está de parabéns”, declarou o dirigente.
 
Charles faz um grande trabalho à frente do futebol de Ibirataia, que estava sem participar do Intermunicipal e esse ano retornou com muita dignidade e com um time competitivo.
 
A LDI agradece as palavras de Charles Mosquito e parabeniza pelo grande trabalho que faz em Ibirataia.

Fonte: blogmarcelomartins

ITABUNA: SOBRINHO DE EX-SECRETÁRIO DE OBRAS MORRE EM ACIDENTE

Um motociclista morreu por volta das 5h20 desta quarta-feira, momentos que antecipavam o desfile de 7 de Setembro. Identificado como Adriel Dias, 20 anos é sobrinho do ex-secretário de desenvolvimento Marcos Alan, ele morava no bairro Zildolândia.

O jovem que aparentemente voltava de um Show de arrocha no Espora de Ouro tentou atravessar o posto de gasolina que fica no início da Av. Cinquentenário, infelizmente o local já estava todo isolado com cordas. Ao atingir a corda ele caiu logo a frente do local de impacto, já a moto parou a uns 10 metros de distancia.

O SAMU foi logo acionado por populares, em instantes se iniciou o procedimento para tentar salvar Adriel, mas sem êxito ele morreu no local.

Fonte: “Radar Noticias”.

VEJA QUANTO IBIRATAIA RECEBEU DE 01 A 07/09

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
 
CREDITO BENEF.97.007,42 C

Fonte: SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil 

BRUMADO: SUPOSTO POLICIAL É FLAGRADO EM ACIDENTE


Um motorista foi flagrado, na tarde desta desta terça feira (6), em três infrações registradas por câmeras de vídeo, na Av. Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado, no centro-sul do estado. O condutor invadiu a contramão de direção, atropelou dois motoboys e colidiu com um veículo, que bateu em uma árvore. É possível observar na gravação que o motorista fugiu sem prestar socorro. Testemunhas identificaram o motorista como um policial civil, mas, até o momento, não houve a confirmação. De acordo com o site rumado Notícias, que procurou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o carro não foi encontrado e o motorista ainda não foi identificado.
Fonte: BN

SEMINÁRIO DE DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA - FOTOS

Veja Fotos do Seminário de Doutrina Social da Igreja - Paróquia de São José, realizado na Câmara de Vereadores de Ibirataia. (Fotos da 2ª Noite)


IBIRATAIA: SEMINÁRIO DE DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

Pe Amarildo
Aconteceu na Câmara de Vereadores de Ibirataia durante os dias 05 e 06/09, o Seminário de Doutrina Social da Igreja, promovido pela Paróquia de São José – Ibirataia-Ba, com o tema “PELA VIDA GRITA A TERRA... POR DIREITOS, TODOS NÓS!”
O Seminário que teve o objetivo do estudo e da prática do ensino social cristão que é criar condições para a formação de lideranças que atuem na construção da sociedade mais justa e solidária. Existe um vínculo indissociável entre a evangelização e a promoção da vida e da dignidade humana. Não haveria uma verdadeira evangelização sem um compromisso de conversão e transformação na ordem social, política e econômica.
Ontem, dia 05, o Seminário teve como palestrante o Bispo Dom Mauro, com o tema: Doutrina Social da Igreja. Nesta terça-feira em sua segunda noite a palestra foi proferida pelo Professor, mestre em sociologia pela Universidade Santa Maria no Rio Grande do Sul e Agrônomo Adão Luiz Gomes Ornellas, com o Tema: Pela vida grita a Terra... Por direitos, todos nós!
O evento contou com a presença de estudantes, diversas autoridades, presidentes de partidos, convidados e muitos fiéis que superlotaram as dependências da Câmara Municipal
A programação segue até o dia 07/09 onde terá a MISSA PELA PÁTRIA, na Igreja Matriz de São José às 09:30 h.
GRITO DOS EXCLUÍDOS
O grito dos Excluídos e Excluídas pretende levar às ruas o grito da Mãe Terra sofrida com tantos projetos de morte, os quais, escondidos atrás das máscaras do desenvolvimento, dostroem a natureza e colocam em risco toda espécie de vida sobre o planeta.
O pároco Amarildo, agradece a todos os participantes e organizadores do evento.

Nova Ibirataia de Cima ficou completamente lotada nesta noite