Vivo, TIM e Oi descumprem metas de banda larga móvel, diz Anatel

Apesar de não serem obrigadas por lei a cumprir integralmente os contratos com os consumidores, as operadoras de telefonia deixaram de atingir algumas metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de acordo com o relatório de mediação da banda larga móvel e fixa realizada em setembro, cujos resultados foram apresentados nesta sexta-feira (25). Na internet móvel, Oi, Vivo e TIM descumpriram algumas das metas estabelecidas pela agência. Na internet fixa, foram encontradas falhas nas operadoras Oi, GVT, NET, Algar e Sercomtel. Algumas operadoras não tiveram falhas, segundo a análise de setembro. Na banda larga móvel ficaram dentro da meta Claro, Nextel, Sercomtel e Algar. Na internet fixa o serviço não apresentou falhas na Ajato e na Cabo Telecom.
Na banda larga fixa, prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Na banda larga móvel, prestada por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e SãoApesar de não serem obrigadas por lei a cumprir integralmente os contratos com os consumidores, as operadoras de telefonia deixaram de atingir algumas metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de acordo com o relatório de mediação da banda larga móvel e fixa realizada em setembro, cujos resultados foram apresentados nesta sexta-feira (25).
Na internet móvel, Oi, Vivo e TIM descumpriram algumas das metas estabelecidas pela agência. Na internet fixa, foram encontradas falhas nas operadoras Oi, GVT, NET, Algar e Sercomtel.
Algumas operadoras não tiveram falhas, segundo a análise de setembro. Na banda larga móvel ficaram dentro da meta Claro, Nextel, Sercomtel e Algar. Na internet fixa o serviço não apresentou falhas na Ajato e na Cabo Telecom.
Na banda larga fixa, prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Na banda larga móvel, prestada por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul. Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Nos dois casos, as medições foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes. Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço.
As medições da banda larga fixa foram realizadas por voluntários que se inscreveram por meio do site www.brasilbandalarga.com.br. Foi avaliada a velocidade instantânea (de upload e download no momento de utilização da internet pelo usuário), velocidade média (média das medições de velocidade instantânea no mês), latência (período de transmissão de ida e volta de um pacote, entre a casa do voluntário e o servidor de medições), instabilidade na recepção da informação (pacotes de dados), perda de pacotes (quando um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede), disponibilidade (período no mês em que o serviço esteve disponível para o usuário). Na banda larga móvel não foi preciso a ajuda de voluntários para a medição. Foram acompanhados dois indicadores a taxa de transmissão instantânea (velocidade de upload e download apurada na hora da utilização da internet) e taxa de transmissão média (média das medições de velocidade instantânea no mês).
As medições tiveram início no Rio de Janeiro e, até o final de outubro, abrangerão todo o país, segundo a Anatel.
As empresas
A Oi informou que está priorizando investimentos com foco na melhoria da qualidade do serviço em todas as regiões.

"Sobre os resultados da medição de qualidade de banda larga feita pela Anatel divulgados nesta sexta-feira (25/10), a Oi esclarece que as situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela companhia", diz a companhia em nota.

Iguaí: bebê com sinais de maus tratos morre em hospital


Um bebê recém-nascido com três meses do sexo feminino deu entrada no Hospital Municipal de Iguaí, sudoeste baiano, com sinais de maus tratos. Na madrugada de quinta-feira (24), ela não resistiu aos ferimentos e morreu. O Conselho Tutelar da cidade foi acionado e agentes notaram que a criança também estava desnutrida e desidratada. Ainda não se sabe a motivação nem os autores do crime. O caso será investigado. As informações são do site Itambé Agora. (Bocão News)

Representantes da OAB comemoram a chegada do novo Juiz para a Comarca de Ibirataia


O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Des. Mário Alberto Hirs, designou, nesta quarta-feira (24), diversos Juízes Substitutos que assumirão Comarcas/Varas e Juizados em diversos municípios do interior baiano. Para o município de Ibirataia o Juiz designado será Reinaldo Peixoto Marinho. O magistrado assumirá a Comarca a partir da próxima terça-feira (29). Desfecho feliz para uma das principais lutas da OAB Subseção de Ipiaú, que tem como presidente o Dr. Genivaldo Lins e tem Dr. Dorgival Neto como representante da OAB em Ibirataia. 

Tesouras Notícias

Justiça pede que MPF apresente novas provas contra Telexfree


A Justiça exigiu que o Ministério Público Federal do Acre (MPF-AC) apresente novas provas sobre a denúncia contra a Ympactus Comercial, representante da Telexfree no Brasil, acusada de operar em esquema de pirâmide financeira. A juíza Thaís Queiroz Oliveira Khalil, da 2ª Vara Cível de Rio Branco, negou provimento aos Embargos de Declaração com efeitos infringentes interpostos pelo MPF, que pedia a inversão do ônus à acusada. De acordo com a magistrada, a concessão da inversão do ônus, contraria a decisão da própria Corte, que no início do mês afastou a possibilidade de relação de consumo entre a Telexfree e aos que adquiriam o serviço, sendo chamados de divulgadores. Para o MPF, a inversão é necessária porque todos os elementos comprobatórios estão nas mãos da Telexfree. A alegação foi rejeitada pela juíza, que ainda lembrou que a apresentação dos documentos já havia sido solicitado pela Corte, e que, portanto, o argumento seria insustentável. A defesa da Telexfree diz ter entregado a documentação requerida. A magistrada determinou que seja incluído nos autos os documentos que o MP reclama não ter recebido. As atividades da Telexfree estão suspensas desde junho deste ano, por força de uma decisão da 2ª Vara Cível de Rio Branco. (BN)

Caminhada em prol reeleição Dilma Rousseff em Jequié