Vivo, TIM e Oi descumprem metas de banda larga móvel, diz Anatel

Apesar de não serem obrigadas por lei a cumprir integralmente os contratos com os consumidores, as operadoras de telefonia deixaram de atingir algumas metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de acordo com o relatório de mediação da banda larga móvel e fixa realizada em setembro, cujos resultados foram apresentados nesta sexta-feira (25). Na internet móvel, Oi, Vivo e TIM descumpriram algumas das metas estabelecidas pela agência. Na internet fixa, foram encontradas falhas nas operadoras Oi, GVT, NET, Algar e Sercomtel. Algumas operadoras não tiveram falhas, segundo a análise de setembro. Na banda larga móvel ficaram dentro da meta Claro, Nextel, Sercomtel e Algar. Na internet fixa o serviço não apresentou falhas na Ajato e na Cabo Telecom.
Na banda larga fixa, prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Na banda larga móvel, prestada por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e SãoApesar de não serem obrigadas por lei a cumprir integralmente os contratos com os consumidores, as operadoras de telefonia deixaram de atingir algumas metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de acordo com o relatório de mediação da banda larga móvel e fixa realizada em setembro, cujos resultados foram apresentados nesta sexta-feira (25).
Na internet móvel, Oi, Vivo e TIM descumpriram algumas das metas estabelecidas pela agência. Na internet fixa, foram encontradas falhas nas operadoras Oi, GVT, NET, Algar e Sercomtel.
Algumas operadoras não tiveram falhas, segundo a análise de setembro. Na banda larga móvel ficaram dentro da meta Claro, Nextel, Sercomtel e Algar. Na internet fixa o serviço não apresentou falhas na Ajato e na Cabo Telecom.
Na banda larga fixa, prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Na banda larga móvel, prestada por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul. Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Nos dois casos, as medições foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes. Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço.
As medições da banda larga fixa foram realizadas por voluntários que se inscreveram por meio do site www.brasilbandalarga.com.br. Foi avaliada a velocidade instantânea (de upload e download no momento de utilização da internet pelo usuário), velocidade média (média das medições de velocidade instantânea no mês), latência (período de transmissão de ida e volta de um pacote, entre a casa do voluntário e o servidor de medições), instabilidade na recepção da informação (pacotes de dados), perda de pacotes (quando um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede), disponibilidade (período no mês em que o serviço esteve disponível para o usuário). Na banda larga móvel não foi preciso a ajuda de voluntários para a medição. Foram acompanhados dois indicadores a taxa de transmissão instantânea (velocidade de upload e download apurada na hora da utilização da internet) e taxa de transmissão média (média das medições de velocidade instantânea no mês).
As medições tiveram início no Rio de Janeiro e, até o final de outubro, abrangerão todo o país, segundo a Anatel.
As empresas
A Oi informou que está priorizando investimentos com foco na melhoria da qualidade do serviço em todas as regiões.

"Sobre os resultados da medição de qualidade de banda larga feita pela Anatel divulgados nesta sexta-feira (25/10), a Oi esclarece que as situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela companhia", diz a companhia em nota.

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