Tesouras Notícias
terça-feira, março 14, 2023
Março de 2023 – Data fixa no calendário
dos lojistas de todo o Brasil, o Dia do Consumidor também chama atenção de
possíveis criminosos, que se aproveitam do momento para aplicar golpes e
divulgar sites falsos. Em mais uma edição de sua série Sempre Alerta, a Serasa
apresenta sete cuidados para garantir a sua segurança nas compras online.
Entre as estratégias
para captar essas vítimas, encontram-se as páginas falsas nas redes sociais,
com mensagens tentadoras para atrair consumidores vulneráveis e furtar suas
informações bancárias ou outros dados pessoais. Além disso, os golpistas se
passam por vendedores em aplicativos de mensagens, encaminhando boletos
fraudulentos ou códigos Pix direcionados para suas contas pessoais. “Na dúvida,
não clique e cheque a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa.
Assim, você não corre risco de sofrer prejuízos financeiros e/ou danos
emocionais”, explica Aline Sanchez, gerente da Serasa.
Sempre Alerta: sete
dicas para comprar na internet com segurança
1. Pesquise sobre a
empresa
Confira os dados comerciais sobre o e-commerce antes de fazer qualquer
transação online. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados
como razão social, endereço, canais de contato e CNPJ, de preferência, em sua
página principal.
Além disso, conheça a reputação da empresa, para entender o que as pessoas
andam falando sobre suas experiências. Também é possível pesquisar a idoneidade
do site nos órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. O Procon, por
exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.
2. Fique de olho na
certificação digital
Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se
preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e
certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira
se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, os endereços de
sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.
3. Atente aos textos e
mensagens
Procure pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são
bons indícios de sites que não são idôneos, construídos de forma amadora e com
a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas.
4. Fuja de promoções
mirabolantes
Fique atento a mensagens agressivas, como “últimos minutos para aproveitar” ou
“desconto imperdível”, que envolvam promoções mirabolantes e pouco prováveis.
Avalie com calma e busque em sites semelhantes, pois preços muito reduzidos
podem ser sinal de tentativa de fraude.
5. Conecte-se em
dispositivos seguros
Utilize WiFi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por
meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de internet.
Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal-intencionadas.
6. Peça indicações
Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo
daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet. Também vale a pena
procurar experiências e depoimentos de consumidores nas redes sociais, a partir
de hashtags e comentários nos perfis das marcas.
7. Guarde os
comprovantes das compras
Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada,
anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com dados
da transação. Esses documentos podem ser úteis no futuro para comprovar que
realizou a transação e, em caso de golpe, denunciar sites falsos e criminosos.
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