Peão de Ibirataia se torna um dos melhores em competições de rodeios no Brasil


Por José Américo

Persistência, coragem e determinação foram os requisitos que conduziram um rapaz de Ibirataia ao vibrante mundo dos rodeios. Maciel Santana tinha apenas 15 anos quando em uma fazenda neste município começou a ensaiar suas primeiras montarias em garrotes. Aos poucos foi pegando jeito, adquirindo equilíbrio, gostando do esporte que hoje lhe faz um dos melhores competidores nos mais importantes rodeios nacionais, onde ele invariavelmente se classifica entre os finalistas.


Não seria diferente na 62ª Festa do Peão de Barretos, ocorrida este ano, quando ele participou das finais do campeonato Monster Energy PBR, promovido pela empresa norte-americana Professional Bull Riders (PRB) que é responsável por organizar a “Copa do Mundo de Montaria em Touro”, também conhecida como Copa do Mundo de Rodeio.

No 3º Round da Final Nacional de montarias da PBR Brasil, ocorrido na noite do último sábado, 20 de agosto, o peão de Ibirataia obteve a segunda melhor nota (88, 25 pontos) ao montar o touro Rascunho. As mesmas pontuações nesse round tiveram Eduardo Matos de Emilianópolis – SP e Cássio Dias, de São Francisco de Sales -MG, sendo que este conquistou, no dia seguinte, o título de campeão brasileiro da temporada.


Montando nos touros mais saltadores do Brasil, Maciel Santana, 37 anos, já faturou inúmeros prêmios, dentre os quais automóveis, motocicletas e boa quantia em dinheiro, além de fivelas e outros troféus simbólicos. O primeiro prêmio que ganhou foi R$ 3 mil reais, quando ficou em segundo lugar numa competição em Mutuípe. A partir de então começou a realizar seus sonhos, inclusive o de ter um cavalo. Ele tinha esse sonho desde criança.

Maciel Santana Barreto, 37 anos, é filho de Edvaldo Teles Barreto e Maria da Glória Santana Barreto. Nasceu em Ipiaú, mas cresceu em Ibirataia e vem procurando honrar esta cidade da melhor maneira possível. Em 2010 e foi para Minas Gerais onde passou a viver exclusivamente de montaria de touros. Atualmente reside na cidade de Carmo da Mata, mas está sempre na estrada para cumprir a intensa agenda de competições e sempre que pode visita os familiares e amigos em Ibirataia.

Maciel foi finalista quatro vezes do PBR (Professional Bull Riders) Brasil. Esse ano chegou mais uma vez na etapa final da competição realizada em Barretos. Ele revela que apesar de estar com a “clavícula trincada”, deu tudo que podia, mas infelizmente não conseguiu o objetivo, entretanto continua perseverante, acreditando que chegará sua hora e sua vez. Persistência, coragem e determinação não lhe faltam para isso. Segura peão!

Via Giro Ipiaú

Postar um comentário

0 Comentários