Tesouras Notícias
sexta-feira, janeiro 20, 2017

A caixa-preta que registra as conversas
do piloto foi encontrada pelas equipes que investigam a queda do avião em
Paraty que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e
mais quatro pessoas. O gravador será agora encaminhado ao Centro de
Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), em Brasília, para avaliação. “A
equipe de investigadores da Aeronáutica localizou nesta sexta-feira o gravador
de voz (cockpit voice recorder – CVR) da aeronave PR-SOM, acidentada em
Paraty”, confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB), em nota. Na noite de quinta
feira, logo depois da queda do avião, nas proximidades de Ilha Rasa, a FAB
havia comunicado à reportagem de VEJA que a aeronave modelo King Air C90GT, da
Hawker Beechcraft não tinha o dispositivo. Segundo a assessoria, a confusão se
deu porque, como esse tipo de aeronave não é obrigado por lei a ter o
dispositivo, a FAB considerou que ele não o possuía. A inexigibilidade de
caixa-preta também foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac). A Anac explica que existem dois tipos de equipamentos que integram a
caixa-preta: um registra os sons na cabine e o outro, os dados de comando da
aeronave. Pela legislação, o C90GT não precisaria ter nenhum desses
dispositivos, mas o avião acidentado possuía o gravador de voz. “Informamos que
a aeronave PR-SOM possuía o gravador de voz, embora o equipamento não fosse
obrigatório para o modelo C90GT, com operação privada”, disse a agência em nota
a VEJA. A aeronave registrada sob o prefixo PR-SOM foi fabricada em 2006 e
estava registrada em nome de uma empresa de Carlos Alberto Fernandes
Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, que também morreu no acidente. Os
certificados estavam em dia, conforme dados da Anac. O registro de
aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de manutenção, até abril
deste ano. O C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro. “É um
dos modelos mais famosos, bastante confiável, e consegue voar até mesmo com um
só motor”, disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da
escola de aviação Fly Training Center. De acordo com a Flight Safe Foundation,
organização que compila informações sobre acidentes aéreos em todo o mundo,
desde 2010 ocorreram oito acidentes com o modelo, resultando em 11 mortes.
(Veja)
0 Comentários