Mostrando postagens de agosto 26, 2016Mostrar tudo

Soldado da PM suspeito de cobrar até R$ 15 mil para extorquir vítimas é preso


O soldado da Polícia Militar Maurício Santos Santana foi preso na manhã desta sexta-feira (26), suspeito de envolvimento em crimes de extorsão. A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e a Corregedoria da Polícia Militar. Maurício já havia sido preso em outubro do ano passado, por suspeita de integrar uma quadrilha de extorsões que agia na capital baiana. A Polícia Civil também chegou a investigar a participação do policial na morte do menino Joel, assassinado dentro de casa em 2010, durante operação de um batalhão no Nordeste de Amaralina. De acordo com o diretor do DCCP, delegado Moisés Damasceno, o soldado atuava em conjunto com o cabo da PM Nilton César dos Reis Santana e do soldado PM Emanoel Magno Melo, presos no dia 10 de agosto. Os três se apresentavam às vítimas como policiais civis e exigiam delas quantias de até R$ 15 mil para não efetuar prisões por tráfico. O soldado Maurício Santana foi conduzido ao Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Feitas.

Itagibá: Vice de Marquinhos pode ter candidatura impugnada

Antônio da Cerâmica é candidato ao cargo de vice na chapa encabeçada
por Marquinhos
O vereador Antônio Alves Guimarães Filho, o “Antônio da Cerâmica”, candidato a vice-prefeito pela coligação “Pra fazer muito mais por Itagibá”, pode ter o registro da sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. O motivo apresentado na denuncia feita ao Juiz da 147ª Zona Eleitoral foi baseado no fato do vereador e atual candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Marquinhos, atual gestor do município, não se desvencilhar de suas funções junto a Associação dos Sem Teto e Amigos do Japomerim, distrito de Itagibá. Ainda segundo a denuncia, Antônio da Cerâmica “não fez qualquer prova, bem como, não apresentou à Justiça Eleitoral nenhum pedido de seu afastamento junto a Associação dos Sem Teto e Amigos do Japomerim”, o que pode caracterizar a causa da inelegibilidade. O pedido de impugnação da candidatura de Antônio da Cerâmica foi protocolado e entregue no Cartório Eleitoral nessa quinta-feira (ver documento). A Coligação tem o prazo de sete dias para contestar a denuncia que será apreciada pelo juiz César Batista. O candidato e a coligação não foram localizados por nossa redação para comentar a o caso. (Giro em Ipiaú) 

Presidente da OAB-BA deixa escapar que é contra impeachment de Dilma: ‘Estou convencido’

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA), Luiz Viana, deixou escapar uma declaração polêmica durante o debate realizado no Conselho Pleno da OAB-BA, realizado na manhã desta sexta-feira (26). O presidente acabou insinuando que é contra o impeachment de Dilma, fato que ele havia tentando desconversar desde o começo do processo, iniciado pelo então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Iniciamos ontem uma sessão de cassação da Presidente da República. Isso é muito sério, não é pouco sério não. Eu, por exemplo, estou convencido de que não tem crime de responsabilidade [contra a presidente afastada Dilma Rousseff]. Mas a OAB se posicionou pela responsabilização da Presidente da República. Isso parece que não nos atinge, mas atinge muito”. O presidente já havia afirmado que tinha ressalvas quanto à fundamentação do processo e destacava que o processo é formalmente jurídico, mas “materialmente político” (veja aqui). “Eu entendo, compreendo as críticas que são feitas, inclusive no sentido de que o fundamento, a causa para deliberar, que são as pedaladas fiscais seria crime de responsabilidade. Essa é uma questão muito delicada, porque esse é um juízo jurídico, mas a deliberação não será jurídica”, explica Viana.