Vitória da Conquista se prepara para segundo turno das Eleições neste domingo (30)

Vitória da Conquista é a única cidade do estado que haverá 2º turno

As ocupações estudantis na única cidade baiana onde haverá segundo turno das Eleições Municipais de 2016, Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, não deverão atrapalhar a votação, que acontece no próximo domingo (30). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi feito um acordo com os grupos de estudantes que já ocupam e permanecerão no Instituto Federal da Bahia (Ifba) e no campus da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb).
Nos dois locais, votarão 4.941 eleitores da cidade. “A garantia foi dada após uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (27/10), onde foi acordado que apenas pequenos grupos de estudantes permanecerão nos locais”, disse o TRE-BA, em nota. O estudantes também concordaram em se manter afastados das seções de votação. Não serão permitidas manifestações políticas nos locais de votação. A votação acontecerá das 8h às 17h, no horário local.
No segundo turno, disputam o Executivo municipal os candidatos Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT). No primeiro turno, eles concorreram à vaga com outros cinco candidatos e receberam, respectivamente, 47,82% e 31,69% dos votos válidos. Também no primeiro turno 20,74% do eleitorado não compareceu às urnas. Foram registrados, ainda 2,8% de votos brancos e 7,44% de nulos.

Nos locais onde há ocupação ficam duas das três zonas da cidade: 39ª e 41ª. Com população estimada de 346.069 habitantes, Conquista é o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, com 230.598 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A lacração das urnas da cidade se encerrou na última quinta-feira (27) e as 654 urnas da cidade serão distribuídas neste sábado (29).
Justificativa
Quem vota em Conquista, mas não poderá comparecer às urnas no domingo, poderá justificar o voto em 237 locais, distribuídos por 220 cidades do estado. De acordo com o TRE-BA, os pontos de justificativa ficam em locais estratégicos. Veja a lista completa. Para justificar a ausência, é preciso preencher o formulário, disponível na internet, nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e locais de justificativa e levar documento original com foto.

Correio

Postar um comentário

0 Comentários