Restaurantes podem deixar de aceitar pagamento em dinheiro


Os restaurantes já começaram a notar que mudar itens do cardápio pode ser mais problemático do que simplesmente deixar de aceitar dinheiro vivo para pagar a conta. Nos Estados Unidos, a rede de restaurantes Sweetgreen implantou em janeiro deste ano uma nova regra: recusar o pagamento com cédulas de dinheiro. "Uma das maiores reclamações no Sweetgreen era a fila. Não aceitando dinheiro conseguimos atender os clientes de modo muito mais rápido", explica Jonathan Neman, cofundador. A reportagem da Folha de S. Paulo conversou com Neman. Ele explica que em seis unidades que recusam dinheiro (algumas lojas da rede ainda aceitam), os funcionários conseguem atender de 5% a 15% mais clientes por hora. "O tempo e o dinheiro gastos na burocracia ao aceitarmos a cédula não valem a pena", destaca Jeff Zalaznick, executivo da Major Food Group, que tem uma série de restaurantes em Nova York. Os restaurantes passaram a adotar formas mais rápidas de pagamento. A publicação ressalta que uma das alternativas são os aplicativos por aparelhos móveis (celular, por exemplo). Além de agilizar o atendimento, os aplicativos permitem que os restaurantes obtenham dados de consumo dos clientes, além de feedback.
 No entanto, abrir mão de receber em dinheiro também tem desvantagens, pois o pagamento em cédulas nos EUA ainda representa 26% das transações. Outro problema que é quem não tem conta em banco (quase 8% da população) fica sem alternativas. A reportagem ainda refere que falhas de segurança podem atingir cartões e aplicativos de pagamento, e isso expõe dados de clientes. Enquanto isso, as cédulas possuem uma vantagem que, segundo estudos, pagar em dinheiro ajuda o consumidor a gastar menos, pois ele passa a dar mais valor ao que compra.

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