Veja como foi o movimento pró-impeachment pelo Brasil a fora


Na Avenida Paulista em São Paulo
Foto: Reprodução / Movimento Brasil Livre
Manifestantes a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff se concentram na Avenida Paulista, região central de São Paulo. Por volta das 10h, chegaram os primeiros caminhões de som dos grupos que organizam o protesto contra o governo. A maior parte das pessoas veste verde e amarelo ou carrega a Bandeira Nacional. Os manifestantes ocupam a via que, aos domingos, costuma ser fechada aos carros e usada como rua de lazer. Dois bonecos infláveis gigantes, um representando Dilma e outro o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em roupas de presidiário, foram instalados no centro da avenida. Nos acessos à via, ambulantes vendem réplicas do boneco e bandeiras do Brasil. A Polícia Militar está presente com um grande contingente, inclusive dois veículos blindados na altura da Rua da Consolação. A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) levou um pato inflável gigante e está distribuindo balões amarelos como protesto contra a alta carga tributária. Além dos movimentos que têm organizado os atos contra Dilma, como o Vem pra Rua, Revoltados Online e Movimento Brasil Livre, parlamentares e celebridades devem vir à Paulista. O DEM montou um comitê no Hotel Maksoud, que fica em uma via paralela à avenida. No fim da tarde, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM) e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), líderes do partido no Congresso, devem conceder entrevista coletiva.


Em Salvador

Manifestantes estimam 57 mil em protesto no Farol da Barra; PM fala em 20 mil participantes

Foto: Jefferson Peixoto / Ag Haack / Bahia Notícias
A organização do ato contra o governo federal, que acontece neste domingo (13), no Farol da Barra, estima a presença de 57 mil manifestantes. Já a Polícia Militar (PM), que acompanha o protesto, fala em 20 mil participantes na rua. Um trio sem cordas e sem patrocínio, de acordo com a organização do ato, foi e voltou do Largo do Farol da Barra até o Morro do Cristo incentivando o uso da hashtag #carnavaldoimpeachnent. Os manifestantes cantaram o hino nacional, rezaram o “pai nosso” e promoveram, ao meio-dia, um “aplaudaço” em homenagem ao juiz federal Sergio Moro, responsável pelas investigações da operação Lava Jato.

Ainda em Salvador

Deputado José Carlos Aleluia é vaiado durante discurso em protesto na Barra; assista vídeo abaixo

Foto: Bruno Concha / Ag. Haack / Bahia Notícias

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) discursou sob vaias no trio da organização dos protestos antigoverno que acontecem neste domingo (13), no Farol da Barra. Mesmo sendo da oposição, o parlamentar não foi poupado dos gritos de “Ih, fora” proferidos pelos manifestantes. Ainda durante a fala do democrata, era possível ver garrafas sendo jogadas na direção do veículo onde ele discursou contra o governo da presidente Dilma Rousseff. 



Em Vitória da Conquista na Bahia

Protesto em Vitória da Conquista atrai cerca de 3 mil pessoas, segundo organização

Foto: Blog do Anderson
Cerca de 3 mil manifestantes se reuniram na Praça Pastor Crésio Dantas Alves, em Vitória da Conquista, deste domingo (13), em protesto pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em defesa do juiz Sérgio Moro, que coordena a Operação Lava Jato. De acordo com o Blog do Anderson, a contagem da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, que acompanhou o ato sob o comando do major Fernando Leite, dava conta que 2 mil pessoas saíram às ruas da Capital do Sudoeste Baiano.  



Em Brasília

Manifestantes encerram ato em Brasília cantando o Hino Nacional

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Com o Hino Nacional cantado em coro, foi encerrada em Brasília a manifestação em apoio ao combate à corrupção e a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, realizada na Esplanada dos Ministérios, neste domingo (13). Ao final do hino, os manifestantes gritaram “Fora, PT”. Segundo a Polícia Militar, 100 mil pessoas participaram da manifestação. Não houve ocorrência de atos violentos, segundo a PM, apenas registro de extravio de documentos e atendimento de pessoas com mal-estar. O percurso dos manifestantes começou no Museu da República e foi até o Congresso Nacional, em um total de dois quilômetros. Vários manifestantes vestiram camisas com a foto do juiz Sérgio Moro e usam adesivos em apoio ao juiz que comanda o processo de julgamento dos crimes relativos à corrupção em contratos da Petrobras, investigados no âmbito da Operação Lava Jato, pela Polícia Federal. Cerca de 2 mil policiais foram destacados para garantir a segurança nas ruas de Brasília.


No Rio de Janeiro

Manifestantes estimam 1 milhão de pessoas em Copacabana em protesto contra Dilma
Foto: Leitor BN
As manifestações contra o governo federal aconteceram em todo o Brasil neste domingo (13). No Rio, os manifestantes percorreram a Avenida Atlântica, na orla de Copacabana, conduzidos por três carros de som, com estimativa de até 1 milhão de pessoas. Um deles trazia uma faixa com a frase "Fora Comunismo". O porta-voz do movimento dizia que as famílias de direita estavam ali contra o PT. Uma multidão ocupou as duas vias da avenida, ao longo de cerca de oito quarteirões. Bandeiras do Brasil e muitos cartazes contra o PT, Dilma e Lula são o principal material utilizado pelos participantes. Centenas de policiais militares acompanham a marcha que saiu do Posto 5 por volta das 10h, em direção ao Posto 2. Mais cedo, um avião passou com a faixa "Não vai ter golpe - Frente Brasil Popular" e foi vaiado pelos manifestantes, com gritos de "Fora Dilma" e "Impeachment, Já". Uma grande faixa de apoio ao juiz Sergio Moro, que coordena o processo dos crimes investigados pela Operação Lava Jato, foi carregada por manifestantes com os dizeres em inglês: "We all are Sergio Moro", ou seja, Somos Todos Sergio Moro. O movimento organiza passeatas em outras cidades do estado, com Angra dos reis, Búzios e Cabo Frio, na região dos Lagos, Niterói, na região metropolitana, Nova Friburgo e Petrópolis, na região Serrana.



Informações do Bahia Notícias

Postar um comentário

0 Comentários