Mostrando postagens de abril 13, 2014Mostrar tudo

Mais da metade dos brasileiros não faz atividades culturais


Mesmo sendo um país com diversidade cultural tão vasta, grande parte dos brasileiros não têm o costume de frequentar programas culturais. 85% dos pesquisados diz não fazer nenhuma atividade cultural durante a semana. Nas horas livres, nos finais de semana, é de 51%. Os dados foram divulgados pela pesquisa Públicos de Cultura: hábitos e demandas, realizada pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que entrevistou 2.400 pessoas em 25 Estados brasileiro, entre 31 de agosto e 8 de setembro de 2013. O estudo mostra que grande parcela brasileiros nunca teve experiências culturais como ver uma peça de teatro (61%), uma exposição de arte (71%), uma ópera ou concerto de música clássica (83%). A pergunta contemplava as localidades que não têm estruturas físicas e questionava sobre eventos fora de museus e casas de espetáculo. O mais impressionante é que mesmo sem nunca terem visto uma ópera ou ouvido um concerto clássico, 34% dos entrevistados alega não gostar de tais espetáculos, e esse seria o motivo de nunca terem visto. Quase um quarto dos entrevistados diz o mesmo sobre exposições de arte. Para Márcia Rodrigues, gerente de cultura do Sesc, seria preciso justamente que eles conhecessem mais outros tipos de expressões culturais. “Ele não gosta por que não conhece e ele precisa conhecer para conseguir gostar. Ele precisa conhecer a diversidade de expressões culturais, todos nos precisamos”, disse. Ainda que afirmem não considere fazer nada cultural, todos os dias, os entrevistados passam muito tempo na frente da televisão. Assistir TV é a terceira atividade que ocupa mais tempo na vida do brasileiro, com uma média de 13 horas nos dias úteis e quase 6 horas nos finais de semana, perdendo somente para cuidados pessoais (como comer e dormir) e o trabalho (em dias úteis). No tempo em que passam na frente da telinha, novelas são campeãs de audiência, seguidas de filmes e jornais. Reality shows foram pouco citados. Contudo Márcia alerta para um efeito comum de pesquisas que pode influenciar o resultado delas: “é comum que o entrevistado responda o que ele acha que o entrevistador quer ouvir”. A percepção do que são atividades culturais pode ser diferente do que muitos considerariam. Para alguns entrevistados, atividades como ir a shows musicais ou dançar são atividades de entretenimento.

IPIAÚ: Equipe de rádio de Jequié sofre acidente na BR-330; um morre e dois ficam feridos


Um veículo modelo Uno Way, placas NZJ-6501, licença de Jequié, capotou numa curva na BR-330, na noite deste sábado(12/04), por volta das 20h30, próximo a “Pedra Branca”, distante 12 quilômetros de Ipiaú, sentido Jitaúna. O automóvel transportava a equipe de esportes da Rádio 93 FM, de Jequié. 

Cerezo morreu no local do acidente
O motorista e comentarista esportivo, Osvaldo Cerezo, de aproximadamente 60 anos de idade, morreu no local.  Ele era o único que não usava o cinto de segurança. Aparentemente, o homem teve o pescoço quebrado. O carro capotou e caiu de uma altura de cerca de seis metros. Os outros dois ocupantes, o radialista Osvaldo Batista e a outra vítima, o operador técnico, Sérgio Murilo Jesus Abrel, sofreram ferimentos considerados leves e foram socorridos por uma equipe do Samu e encaminhados para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. A equipe da rádio 93 retornava da cidade de Ilhéus, onde transmitiu uma partida de futebol entre a seleção jequieense e o time do Colo-Colo, jogo válido pelo Campeonato Baiano da 2ª Divisão. Cerezo era morador de Jequié, mas também era conhecido pelos amantes do futebol em Ipiaú. Ele foi treinador da seleção ipiauense na década de 90.  O corpo de bombeiros foi acionado para retirar a vitima que ficou presa nas ferragens do veículo. 

Do Giro em Ipiaú

IBIRATAIA: Abertura do Campeonato Municipal de Futebol 2014

AME - Algodão
Vasco
A Liga Ibirataense de Futebol com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibirataia/Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer deu início na noite deste sábado (12) ao Campeonato Municipal de Futebol, edição 2014 no Estádio Vicente Nuncio Gazineu - " O Tesourão". Dois jogos fizeram a abertura do certame: Ame (Algodão) X Vasco e Guarani X Flamengo. Ver Fotos

O AME, representando o Distrito de Algodão estreou com pé direito, vencendo por 2X0 a equipe do Vasco. Os gols foram marcados no segundo tempo de jogo pelos atletas Lulinha e Samy. O Ame venceu com Binho, Dó, Matheus, Ramon, Draide, Geléia, Uarley, Grilo, Samy, Gazinho e Lulinha. Suplentes: Binho, Camarão, Koda, Bijú, Léo e Vado. Técnico: Índio.

Guarani
Flamengo
Já no segundo jogo da noite a equipe do Guarani venceu o Flamengo por 3X0. Os gols foram marcados por Yan e Paulista (II). A equipe alviverde demonstrou melhor entrosamento em campo, com jogadas trabalhadas, finalizando com sucesso as oportunidades. O Guarani venceu com Belmiro, Guel, Wallace, Natan, Victor Afonso, Catatau, Yan, Espaguete, Iago, Pedro Xavier e Lucas Pankoso. SUPLENTES: Gustavo, Paulista, Pedro Fatel, Rafael, Saul e Kaique. Técnico: Bah Carichio.

Presente na abertura do Campeonato, a Secretária de Educação Lenise Luedy, o presidente da Câmara Caio Pina, os vereadores Edmilson Batista, Antonio Santos de Jesus (Peruca), Toin de Berenga e Teobaldo Brandão, além de Secretários municipais, dentre outras autoridades. Um bom público compareceu ao Estádio para torcer para o seu clube preferido.

Tesouras Notícias