Enem 2014: confira dez dicas para a reta final


1 - A pedagoga Ângela Chades, da Escola 24Horas, salienta como é interessante trocar informações com outras pessoas nestes últimos dias. É ótimo para exercitar a argumentação. "Conversar ou participar de fóruns e debates ajuda a aprofundar conhecimentos."
2 - Quando a leitura dos livros torna-se cansativa, a rotina pode ser equilibrada com aulas virtuais, nas quais é possível tirar dúvidas. "A concentração pode ser resgatada na tela do computador, já que a linguagem é atraente", diz. Mas vale ressaltar que a rotina de estudo deve ir diminuindo gradativamente nestes dias.
3 - De acordo com a pedagoga, sempre que o estudante faz uma prova ou um simulado, identifica pontos que ainda não aprendeu. Na última semana, é comum já estarem cansados e recorrer aos livros para tirar dúvidas. Mas aquele que fizer a consulta diretamente com um professor certamente vai se sentir mais tranquilo.
4 - Que tal levar conhecimento você a diferentes lugares? Enquanto você faz uma caminhada, anda de bicicleta ou até mesmo curte uma praia, é possível revisar alguns itens da matéria com audioaulas em MP3 ou um bom livro.
5 - Para evitar contratempos no dia do Enem, você pode fazer um roteiro de ida até o local de prova, calculando o melhor horário para sair de casa. "Sempre lembrando que, no dia do teste, haverá mais gente se deslocando para o mesmo lugar", ressalta Ângela.
6 - Quem vai fazer o Enem sabe a importância de uma boa redação. Por isso, o diretor de ensino do colégio pH, Rui Alves, recomenda aos inscritos que façam uma redação por dia até sexta-feira, respeitando a cronometragem de um hora.
7 - Como o Enem assumiu seu formato atual em 2009, são cinco anos de prova. Conforme recomenda Rui, o candidato pode refazer uma edição por dia até sexta-feira. "É ideal para verificar o que errou e preencher lacunas."
8 - Alves também recomenda exercitar a interpretação de texto nesta reta final. "É interessante ler textos informativos em revistas e jornais. Se perder o raciocínio no meio da leitura, lave o rosto e reinicie do começo."
9 - O professor lembra que a última semana não é época para estripulias alimentares. "É importante continuar na dieta a qual está adaptado para evitar contratempos com a saúde", aconselha. Garantir oito horas de sono também é fundamental.
10 - Não custa lembrar: sábado e domingo não é dia de estudar. O foco deve ser em manter a calma e a concentração para uma boa prova. (O Globo)

Postar um comentário

0 Comentários