Mostrando postagens de dezembro 4, 2013Mostrar tudo

Enem 2013 termina hoje para pessoas privadas de liberdade


Obter a certificação do ensino médio é o objetivo de 77% das pessoas privadas de liberdade que fazem hoje (4) as provas de linguagens, códigos, matemática e de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. Esse é caso do detento F.S.A., de 35 anos, que faz a prova no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A certificação, segundo ele, é apenas o primeiro passo para no futuro buscar um curso superior. “Com o certificado de segundo grau na mão posso lutar por uma vaga em uma faculdade. O Enem hoje em dia é a porta de entrada para uma faculdade e não posso perder a oportunidade”, conta ele que abandonou a escola no 2° ano do ensino fundamental, retomou os estudos no presídio e este ano pretende concluir o ensino médio. A preparação para a prova do Enem vai além das aulas regulares no presídio. F.S.A. conta que alguns detentos formaram grupos de estudos nas celas e aproveitam também os horários de banho de sol e de visitas para estudar. “Tem sempre alunos com os mesmos interesses e ai nos juntamos. Às vezes um é bom em matemática, outro em português ai, um ensina o outro e facilita um pouco”, relata.  (Agência Brasil)

Cobertura 4G chegou a 74 municípios, diz SindiTelebrasil


A cobertura da tecnologia 4G já chegou a 74 municípios brasileiros neste ano, informou o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). Segundo o diretor executivo da entidade, Eduardo Levy, essas cidades concentram 30% da população. Até outubro, o País já contabilizava 731 mil acessos 4G. O alcance supera o compromisso assumido pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, que era atender 50% da área urbana das cidades sede da Copa do Mundo até o fim deste ano - Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo. Até abril deste ano, a cobertura já havia chegado às cidades sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Segundo o SindiTelebrasil, as teles já instalaram 8.551 antenas com a nova tecnologia. Considerando as tecnologias 2G e 3G, a quantidade de antenas instaladas supera os 15 mil. Até maio de 2014, a cobertura 4G terá que chegar a todas as capitais e aos municípios com mais de 500 mil habitantes. A prioridade da cobertura 4G, segundo a entidade, são corredores de circulação de moradores e turistas, como aeroportos, redondezas de estádios, pontos turísticos e locais de grande concentração de pessoas. (Agência Estado)

IBIRATAIA: Ciência Móvel leva conhecimento para estudantes da rede municipal de ensino


A prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB está promovendo nesta quarta-feira (04), na Praça Sete de Setembro o Museu de Ciência e Tecnologia Itinerante, com um acervo de física, biologia e raciocínio lógico-matemático. O projeto possibilitará aos estudantes das escolas públicas municipais de Ibirataia diversos experimentos que estimulam de forma lúdica a compreensão de aspectos científicos em atividades cotidianas.

O Projeto Ciência Móvel - Museu Itinerante é um projeto de ação educativa do Museu de Ciência, de autoria da UNEB, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia SECTI/BA, tem o objetivo de difundir e popularizar a ciência e a tecnologia nos municípios baianos. Sua concepção extrapola os limites da escola. Trata-se de um veículo, tipo ônibus, equipado como museu de ciências, que possibilita o contato do estudante através de uma programação de exposições com temas básicos. 

A Secretária Municipal de Educação, Lenise Luedy, ao falar sobre o projeto, destacou:“O objetivo desta iniciativa é levar o conhecimento para o maior número possível de alunos da rede pública municipal de ensino, a fim de fortalecer o aprendizado nesta área especifica”. 

Ascom PMI