Mostrando postagens de janeiro 23, 2013Mostrar tudo

IBIRATAIA: Secretaria de Educação realiza 1º Seminário da gestão educacional



Equipe de educadores em busca de capacitação
Com a finalidade de construir o Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação de Ibirataia para o exercício de 2013 (gestão, planejamento e programas da educação), a Secretária Lenise Luedy, juntamente com toda sua equipe técnica formada por Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores e Professores se reuniram na tarde desta terça-feira (23) no Auditório do Colégio Municipal José Firmino da Silva.

O encontro dos educadores municipais contou com a presença do pedagogo Renê Silva, vice-presidente da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), ex-secretário de Educação do município de Planaltino, município que obteve o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Vale do Jiquiriçá, em sua gestão. Na oportunidade, Renê pontuou com os gestores as ações e métodos para melhorar a qualidade do ensino municipal.

Preocupado com a atual situação da educação municipal, o prefeito Marcos Aurélio (PP) está buscando capacitar os educadores para valorizar a categoria dos profissionais e consequentemente uma melhor qualidade de ensino aos alunos. De acordo com a secretária de educação, o encontro com toda a equipe técnica visa diagnosticar os problemas existentes para buscar melhoria na área pedagógica, no esforço para elevar o índice do IDEB.
Tesouras Notícias

Maria Quitéria é eleita nova presidente da UPB

Foto: David Mendes / Bahia Notícias
 Maria Quitéria é eleita nova presidente da UPB

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), foi eleita nesta quarta-feira (23) presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). No bate-chapa, que teve a participação do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, a gestora, primeira mulher a comandar a entidade, obteve 207 votos dos 352 prefeitos do interior do estado que compareceram à sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante todo o dia. Cardoso cravou, no total, 141 indicações dos alcaides baianos. Quatro sufrágios foram anulados. Maria Quitéria comandará a UPB até o final de 2014. A mesa diretora, que integrou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, contará ainda com os nomes dos gestores de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafayete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT); e de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).

Do Bahia Notícias

Relato Dr. Gerivaldo Neiva


A semana passada recebi um pedido de liminar contra um grupo de trabalhadores sem-terra que ocuparam um imóvel rural em Conceição do Coité. O advogado e os proprietários, no papel deles, queriam urgência na apreciação do pedido.
Antes disso, resolvi visitar o acampamento e conversar com os trabalhadores e conhecer o imóvel ocupado, designando a data de hoje, 21.01.2014, para realizar a visita.
Despachei neste sentido nos autos e no mesmo despacho observei a complexidade do caso, o cuidado que o judiciário deveria se cercar, a responsabilidade do Poder Executivo na implementação da reforma agrária, bem como determinei que fossem convidados para a visita as autoridades locais e mais a superintendência do Incra na Bahia, um representante da Casa Militar do governo da Bahia e do comando geral da polícia. (Estiveram presentes o Sr. Ciro Salomão Almeida Cedraz, Ouvidor Agrário Regional do Incra; o Cap PM Marcos Vinícius Vergne de Carvalho, coordenador de mediação de conflitos; Cap PM Gabriel de Jesus Penna, da Casa Militar do Governo da Bahia; Ten PM Diego Santos, cmdte da 4ª Cia Pm Coité; Francisco de Assis Alves dos Santos, prefeito de Coité; Ismael Pereira, prefeito de Valente; Adalberto Neres Pinto Gordiano, presidente da Câmara de Vereadores de Coité; Nilson Carneiro, representante da Igreja Católica de Coité; Ivaldo Araújo e Rene do Sindicato, vereadores de Coité, dentre outros).
Senti um certo alívio quando os oficiais de justiça que procederam a intimação das lideranças no acampamento me relataram que foram recebidos com hinos em defesa da reforma agrária, que os acampados ficaram entusiasmados com a possibilidade de conversar pessoalmente com o Juiz de Direito e, sobretudo, quando os oficiais de justiça me relataram que viu uma bandeira do MST tremulando na entrada do acampamento. O alívio foi por saber que seria bem recebido pelos trabalhadores e suas lideranças, por saber que iria dialogar como um movimento organizado e com lideranças bem formadas politicamente e com uma visão realista da dificuldade de avanço da reforma agrária neste país.
Como imaginado, fomos bem recebidos pelos trabalhadores acampados, ouvimos suas músicas com paciência e nos pediram desculpas pela falta de tempo na preparação de uma “mística” para nos receber. De início, informei o caráter da visita, que tinha profundo respeito por eles e pelo MST e que, apesar disso, estava ali como Juiz de Direito que tinha a autoridade para decidir ações judiciais. Em seguida, foi dada a oportunidade para que todas as lideranças e visitantes se manifestassem. Ouvi muitos elogios pela iniciativa e o teor das falas foi sempre no sentido da importância de se buscar uma solução negociada pelo conflito.
Em seguida, o ouvidor do Incra, muito lealmente, observou que o mesmo imóvel já tinha sido objeto de vistoria há alguns anos e descartado para fins de desapropriação, bem como a existência de entraves legais e burocráticos para realização de nova vistoria enquanto persistisse o acampamento no imóvel. Concluindo, o ouvidor do Incra propôs a realização de uma reunião em Salvador com representantes do Incra, dos proprietários e da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), do governo da Bahia, cuja pauta deveria envolver aquele e outros imóveis na mesma região que pudessem ser desapropriados. Em seguida, deixou claro que, para tanto, o imóvel deveria ser desocupado antes da reunião.
De início, os acampados não concordaram com a proposta de desocupação, mas foram convencidos que o mais importante no momento era manter aberto o diálogo e valorizar a oportunidade de estabelecer uma agenda e uma pauta de discussão com o Incra sobre a reforma agrária na região. Como condição, pediram um prazo até o dia 18 de fevereiro para desocuparem a área e que a reunião em Salvador fosse agendada para logo em seguida à desocupação, o que foi prontamente aceito. Para celebrar o acordo, mandei lavrar uma ata, que foi assinada por todos, fazendo constar que o processo judicial estava suspenso até o cumprimento do acordo.
Por fim, tomei a palavra para ressaltar a importância da reunião e dessa nova forma de encaminhamento da discussão sobre uma ocupação promovida pelo MST, ou seja, visitar o local e dialogar com as partes antes mesmo de apreciar o pedido de liminar. Finalmente, observei aos acampados que a luta pela reforma agrária é árdua e que o movimento deve ter a capacidade de avaliar e recuar quando for necessário para acumular forças e continuar lutando.
Este diálogo durou mais de quatro horas. Voltei para casa com fome e cansado, mas com a sensação de dever de magistrado cumprido, ou seja, de sair do meu gabinete para vivenciar de perto um conflito e de saber que a Constituição garante o direito de propriedade, mas que também lhe submete a uma função social (artigo 5º, XXII e XXIII) e que o objetivo da República é construir uma sociedade livre, justa e soberana, fundada na cidadania e dignidade da pessoa humana, conforme escrito nos artigos 1º e 3º da Constituição.

(*) http://www.gerivaldoneiva.com/

Adab apreende 1,5 tonelada de pele, carne e mocotó



A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), intensificou as ações de combate ao abate clandestino bovino no início deste ano. Aproximadamente 1,5 tonelada de pele, carne e mocotó foi apreendida nas regiões de Jequié e Guanambi, na última semana. Nos municípios de Urandi e Pindaí foram notificadas duas salgadeiras irregulares e apreendidos 900 kg de peles salgadas. A operação foi realizada pelo corpo técnico da ADAB, com o apoio da Polícia Militar. Uma segunda ação, desta vez desencadeada por uma denúncia anônima, foi realizada por fiscais na BR 116, na região de Jequié. Um veículo de modelo Strada, cor branca, oriundo de Jaguaquara, carregado com aproximadamente 500 Kg de carne bovina e mocotó foi apreendido por estar sem nota fiscal e transportando a carga fora das condições higiênico-sanitárias determinadas pela legislação vigente. O material foi descartado no aterro sanitário da região e o infrator encaminhado para a delegacia.

Via Voz da Bahia

Professora é indiciada por fazer sexo com quatro alunos nos EUA

 
Uma ex-professora do Texas, nos Estados Unidos, foi indiciada por manter relações sexuais com pelo menos quatro de seus alunos, segundo um documento obtido pelo jornal “Star-Telegram” nesta quinta-feira (23). Tonya Flink, de 39 anos, começou a trabalhar como professora de computação em agosto de 2007. Ela teria começado a manter relações com seus estudantes em dezembro de 2010, de acordo com o jornal.  A professora, que tem três filhos, vai responder por manter relações impróprias entre educador e estudante. Ela deve participar de uma audiência na próxima semana.

De acordo com o documento, a professor manteve relações sexuais com pelo menos um estudante por diversos meses. Os pais do aluno entraram em contato com a polícia em setembro de 2011, depois que o filho contou que estava morando com a professora. O jovem, que já se formou, disse aos investigadores em setembro de 2011 que começou a namorar Tonya no 3º ano do Ensino Médio, Ele também disse estar arrependido do envolvimento com a professora e afirmou que o relacionamento bagunçou sua vida. Durante as investigações, a polícia descobriu que a professora havia mantido relações sexuais com outros três estudantes. Dois deles não quiseram cooperar com as autoridades. 

Do G1

Mais de 40 mil mulheres com até 19 anos deram à luz na Bahia em 2012


O número é da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 40.350 adolescentes com idades entre 10 e 19 anos tiveram, em 2012, o primeiro filho, uma redução se comparado ao a 2011, quando 46.611 adolescentes deram à luz. Os dados se referem apenas a crianças nascidas vivas. Segundo Maria José Souza Silva, enfermeira habilitada em obstetrícia e que faz parte da equipe da assessoria da Superintendência da Sesab, a diminuição no número de partos é decorrente do projeto de assistência e atenção à saúde da adolescente, realizado pela Sesab em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPA), implantado em 2009 e intensificado em 2010 nas maternidades públicas de Salvador. Com a implantação do programa as adolescentes passaram a ter maior acesso a ações específicas como o planejamento reprodutivo, que tem como principal objetivo de orientá-las a evitar uma gravidez indesejada, além de prevenir uma segunda gestação. Tribuna

Lideranças do PT na região se reúnem em Ibirataia

 pt

Membros do Diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Ipiaú e Ibirataia estiveram reunidos na noite de terça-feira (22) em Ibirataia, para discutir assuntos referentes ao fortalecimento do Partido no Território Médio Rio das Contas. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores, Marco Enfermeiro, Poliandro Silva e Orlando Santos - vereador de Ipiaú. A reunião contou também com Hideraldo Lima, presidente do PT de Ibirataia, Marivaldo do PT, professora Sueli, Valdirene Lisboa, secretária parlamentar do deputado Marcelino Galo, Salvador de Jesus, diretor da limpeza pública em Ibirataia, e Elinalva Bastos secretária de formação política do PT de Ipiaú. Vários assuntos foram discutidos na reunião, como o PED de 2013, eleições 2014, entre outros. 

Fonte: Ascom PT

Chega ao Brasil exame de sangue que detecta Down no feto

 
Um exame de sangue para gestantes que detecta problemas cromossômicos no feto a partir da nona semana de gravidez já começa a ser oferecido por laboratórios brasileiros. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o teste é colhido no consultório como um exame de sangue comum e vai para os Estados Unidos, onde é feita a análise do material genético do feto que fica circulando no sangue da mãe durante a gestação. A realização do teste gerou polêmica no exterior por supostamente ser um ‘incentivo’ à interrupção da gravidez. De acordo com o jornal, a versão mais completa é eficaz para detectar as síndromes de Down, Edwards, Patau, Turner, Klinefelter e triplo X e, em São Paulo, custa R$ 3.500 no Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO). Atualmente, essas síndromes congênitas são diagnosticadas por meio do exame do líquido amniótico, do ultrassom ou da biópsia de uma amostra da placenta. Esses procedimento são considerados invasivos e representam um risco de até 1% de abortamento.

Via Voz da Bahia

Eleição na UPB começa às 9h; Luiz Caetano se afasta da Comissão Eleitoral

 
Centenas de prefeitos baianos devem desembarcar em Salvador, nesta quarta-feira (23), para participar da escolha do novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), que comandará a entidade nos próximos dois anos (2013-2014). A eleição, marcada para iniciar às 9h, conta com duas chapas e será realizada na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), conta ainda com os nomes dos gestores de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT); e de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB). Já o grupo “Município Forte, Bahia Forte”, liderado pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), conta com os alcaides de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias (PP); de Mata do São João, Marcelo Matos de Oliveira (PP); de Canavieiras, Antonio Almir Santana (PMDB), de Morro do Chapéu, Cleova Oliveira Barreto (PSD), de Utinga, Luiz Alberto Muniz (PSD); e de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cesar Cardoso (PRP). Nesta terça (22), o atual presidente da UPB, ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), que deixa o cargo nesta quarta, pediu afastamento da presidência da Comissão Eleitoral, após protesto do postulante Wilson Cardoso.

Dilma confirma redução na conta de luz e critica ‘pessimistas’



A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a redução na tarifa de energia elétrica divulgada mais cedo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e disse que “fracassaram” as previsões daqueles que “são do contra” e, segundo ela, afirmaram que o governo não conseguiria baixar o custo da conta de luz. Segundo a presidente, o corte na tarifa de energia para residências será de 18% e para indústria, de até 32%, mesmos percentuais informados pela Aneel no início da tarde. Os cortes são ainda maiores que os anunciados pela própria presidente em setembro, quando ela afirmou que a redução média seria de 16% para residências e de até 28% para a indústria. Leia mais no G1.